quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Unpopular Opinions: Moda Sustentável & Segunda-Mão


Sempre que falamos de moda sustentável ou lojas em segunda-mão aqui por este lado é, geralmente, com um olhar extremamente positivo... No entanto, hoje quis mudar um pouco as coisas. Conhecem a tendência das "unpopular opinions" ou, em português, opiniões pouco populares? Este tipo de conteúdo consiste em abordar determinados temas seguindo um ponto de vista com o qual a maioria das pessoas não concorda, mas que é o ponto de vista da pessoa que está a cargo do conteúdo. Por isso, hoje vamos abordar a sustentabilidade e o mundo das compras em segunda-mão a partir de uma perspetiva com a qual vocês podem não concordar mas que, pelo menos, deixará espaço para reflexão. 


Unpopular Opinion #1

As coleções sustentáveis das marcas de fast fashion não passam de uma estratégia de Marketing.


Abordei este tema pela primeira vez na publicação "Greenwashing: Quando a sustentabilidade se torna numa estratégia de Marketing" e aconselho bastante a leitura da mesma caso ainda não o tenham feito. Mas, essencialmente, esta opinião baseia-se no facto das marcas que seguem o modelo  da fast fashion não serem transparentes relativamente aos seus modos de produção, mesmo nas coleções chamadas "éticas" ou "sustentáveis". Por isso, se sabemos que estas marcas sempre preferiram ter custos de produção extremamente baixos, porque haveria agora a história de ser diferente? Uma produção sustentável é mais cara, logo os preços das peças iriam subir - algo que não se verifica nestas coleções. Por estes dois motivos, acredito que chamar a uma coleção "ética" é simplesmente uma estratégia para atrair os consumidores que se preocupam com a sua pegada ecológica.


Unpopular Opinion #2

A popularização das lojas de segunda-mão tornou-se numa desculpa para consumir mais.


E aqui refiro-me aos dois lados: aos que vendem e aos que compram. No entanto, é face aos primeiros que as consequências são maiores. É que, na realidade, esta possibilidade de tão facilmente vendermos a nossa roupa dá aso a que a compra de novas peças seja mais frequente... Agora, não só recebemos um retorno monetário pelas peças de que já nos fartámos, como ainda conseguimos arranjar espaço no armário para frutos de consumos futuros. Torna-se mais fácil estar a par das novas tendências pois, quando já não está na moda, vende-se e compra-se algo novo. Ideal? Nem por isso - principalmente quando a segunda-mão se popularizou para minimizar o consumo e não aumentá-lo. 


Unpopular Opinion #3

A maioria das críticas feitas a consumidores sustentáveis imperfeitos vêm de consumidores que nem sequer tentam seguir um caminho mais sustentável. 


Sabem aquela frase "precisamos de milhões de ambientalistas imperfeitos em vez de um ambientalista perfeito"? Sim, aplica-se aqui. Vamos fazer um exercício: imaginem que seguem um ambientalista no Instagram e percebem que recentemente comprou uma peça de uma marca de fast fashion, mesmo sabendo que foi um caso isolado. Qual seria o vosso primeiro instinto? Criticar? Só têm direito a fazê-lo se vocês próprios forem ambientalistas perfeitos. Em questões de sustentabilidade, ninguém está à procura de perfeição, mas sim de uma grande tentativa conjunta... E se vocês nem sequer fizerem parte dela, onde estará a vossa moral em criticar quem erra, mas, pelo menos, tenta?


Unpopular Opinion #4

Evito ao máximo comprar roupa online.


Vou ser muito sincera: não gosto de comprar online. Eu gosto de ver a peça, senti-la, experimentá-la... Mas também sei que, nos dias de hoje, se fosse muito radical com esta minha escolha iria perder o acesso a diversas lojas, nomeadamente marcas portuguesas mais pequenas, que não têm um espaço físico onde vender as suas criações. Ao nível da segunda-mão, também as vendas online foram uma verdadeira revolução. No entanto, sempre que puder comprar num espaço físico, irei preferir fazê-lo - não só vou poder ver a peça em antemão, mas também poupo bastante no lixo em que as embalagens se tornam e nas emissões produzidas pelo transporte.


Concordam com algumas destas minhas opiniões?

Adorava ler os vossos comentários e conhecer as vossas unpopular opinions sobre a moda sustentável e as lojas em segunda-mão!


xoxo,


M.

YouTube Instagram | Facebook | Pinterest | Podcast

Publicar um comentário