quinta-feira, 12 de março de 2020

Porque Criei um Esquema de Cores para o meu Armário (e porque deves fazer o mesmo)


Desde que regressei de Erasmus que tenho feito algumas mudanças no meu armário... Na verdade, passar 5 meses da minha vida com pouco mais de 30 peças de roupa ajudou-me bastante a perceber que ter um armário cheio não é automaticamente significado de ter um bom estilo ou de ter mais facilidade em conjugar looks (até muito pelo contrário). Por isso, decidi mudar: tirei tudo do meu armário, fiz um declutter gigante - mais de 60 peças foram doadas ou vendidas - e passei a ser bastante mais seletiva com as peças que adquiria. Ou seja, passei a perceber que o indicado não era ter muitas peças, mas sim ter as peças certas.

Uma das maneiras pelas quais fiz toda esta triagem vai ao encontro do conceito de que vos venho falar na publicação de publicação de hoje - eu defini um esquema de cores para o meu armário. É verdade, eu tinha um armário extremamente colorido (e não há problema nenhum nisso), mas o facto de ter "um pouco de tudo" tornava muito mais difícil a conjugação das peças entre si... 

Mas vamos lá começar com os básicos da definição de um esquema de cores:

O que é? Definir um esquema de cores é muito simples, este conceito aplicado à moda baseia-se apenas em limitar as cores das peças que possuímos a um determinado número de cores e subtons que se conjuguem facilmente entre si.

Como podemos criar um? O primeiro passo é escolher o número de tons a que nos queremos limitar - no meu caso, são 5: o preto, o branco, o cinza, o castanho e os tons mais creme (e, dentro destes, todas os seus subtons) - e, a partir daí, basta começar a criar um armário que se enquadre no esquema de cores que escolhemos. 

E não, não é preciso eliminar de uma só vez tudo o que esteja no armário que não se enquadre no novo estilo que estamos a criar... Nem eu própria o fiz quando tirei todas aquelas peças do meu closet! É algo que se deve ir fazendo aos poucos, pois acreditem que a paciência é essencial quando se fala de encontrar as peças certas. Mais uma vez, volto a focar este ponto: um dos objetivos da definição do esquema de cores é ajudar-nos a sermos mais seletivos quando escolhemos peças novas para incorporar no nosso armário. 




Dicas para facilitar o processo de definição do esquema de cores:
  • Ter, pelo menos, 2 a 3 cores neutras dentro do espectro de tons que escolhermos. As outras poderão ser cores mais garridas e vibrantes, como vermelhos, azuis, etc.
  • Escolher, dentro do possível, tons que se conjuguem entre si - para depois também não restringirmos demasiado as nossas escolhas de looks.
  • Incluir no nosso range de cores tons que estejam tipicamente associados a tecidos de que não queiramos prescindir, como o azul da ganga, por exemplo.
  • Abrir espaço para os subtons, ou seja, por exemplo, versões mais claras ou mais escuras das cores, tons pastel associados a estas, etc.

Após já ter passado mais de um mês a utilizar roupas selecionadas a partir do novo esquema de cores do meu armário, que vantagens senti?

   Bem, em primeiro lugar, tornou-se muito mais fácil vestir-me todas as manhãs. Agora, praticamente todas as peças se conjugam entre si e não preciso de estar a fazer uma ginástica mental gigantesca para perceber que camisola poderá ficar bem com que calças.

    Para além disso, já não me sinto tão tentada com peças trendy e sazonais quando vou às compras, principalmente porque sei que, daqui a uns meses, há uma grande probabilidade de me fartar dela e sentir que já não se encaixa no meu armário.

   Por fim, sinto que tenho um estilo muito mais adulto. Há algo de especial nos tons neutros que me faz sentir que sou levada mais a sério e que, no geral, tenho um ar mais profissional. Pode ser uma vantagem um bocadinho "da minha cabeça", mas é algo que sinto genuinamente.





E tu? Gostarias de criar um esquema de cores para o teu armário?
Se sim, que cores irias inserir? Conta-me nos comentários!

xoxo,










YouTube Instagram | Facebook | Pinterest | Podcast

2 comentários

  1. Só me consigo organizar através desta técnica. Por vezes consigo desarrumar muito o meu armário mas nunca troco as cores ahah

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo continuar a seguir este esquema durante muito e muito tempo. Tenho a certeza de que me vai dar imenso jeito!
      Beijinhos

      Eliminar