In Organization

Tidying Up With Mary Ep.3: Vamos Arrumar || Itens Variados


Olá! Mais uma quinta-feira, mais uma publicação da série inspirada no método de organização da tão famosa Marie Kondo. No último episódio, dedicámo-nos à arrumação do nosso armário e das nossas gavetas - e, se acharam que essa foi uma tarefa difícil, preparem-se para hoje. A maior categoria de arrumação das nossas vidas é tão variada que não há melhor forma para a descrever do que itens variados ou, como a Marie Kondo lhe chama, miscellaneous itens. Por isso, vamos colocar mãos à obra e abrir as tão famosas "gavetas da tralha" que todos temos por casa.


Sou fã de arrumar miscellaneous itens desde pequenina - de vez em quando, apetecia-me tirar toda a tralha das minhas gavetas e deitar para o lixo tudo o que já não me servia e até mesmo aquilo que nunca me chegou a servir. É um processo mesmo recompensador, porque, só o simples facto de conseguir voltar a fechar aquela gaveta para a qual sempre me incomodava olhar, deixava-me mais calma e em paz. 

Mas, itens variados, por onde começar? O mais simples é iniciar este processo pelos objetos mais pessoais - ou seja, os que nos trazem mais alegria - até àqueles que não nos dizem tanto. Se quiserem ser mais específicos, esta é a lista (e ordem) proposta pela Marie Kondo:

1. CDs, DVDs
2. Produtos de skin care
3. Maquilhagem
4. Acessórios
5. Itens valiosos
6. Equipamentos eletrónicos (incluindo cabos e outros)
7. Equipamento de casa
8. Utensílios variados
9. Utensílios de cozinha e comida
10. Outros (o que vos faltar pessoalmente)

Antes que se questionem: não, os livros não estão aqui, pois há uma categoria específica para eles. Achei que talvez não tivesse tanto interesse fazer uma publicação somente sobre organização de livros, mas, se quiserem, deixem-me nos comentário essa sugestão!

Agora, depois de sabermos aquilo em que devemos ter mais atenção, fica a pergunta - a declutter que vos propus no primeiro episódio já foi feita em todas estas categorias? Se sim, então podem passar para o passo 2, mas, se não, aqui fica um resumo do passo 1...

Passo 1: Tirar todos os objetos da categoria em questão para fora e colocá-los numa pilha. Para escolher com quais ficar, devemos agarrar cada objeto e sentir se este ainda terá algum sentido ou alguma utilidade na nossa vida - se a resposta for não, deve deitar-se fora ou doar; se houver dificuldade com alguns objetos, pode-se criar uma pilha do "talvez" que será repensada no fim.




Para quem já cumpriu este passo, vamos passar para a organização dos itens variados:

Passo 2: Arranjar caixas ou compartimentos de organização adequados ao tamanho e ao formato de cada gaveta ou armário que iremos organizar. Se, por agora, não quiserem ter esse investimento, podem reutilizar caixas de cartão ou plástico que tenham por casa.

Passo 3: Dividir cada categoria por sub-categorias. Podem inclusive rotular cada caixa com a sub-categoria em questão. Para facilitar aqui vai um exemplo:

Equipamentos eletrónicos: Computador; carregadores; cartões de memória e baterias; discos externos; material fotográfico.

Claro que é completamente normal agruparmos algumas sub-categorias, pois nem todas ocupam o mesmo espaço. Façam toda esta divisão de uma forma que seja lógica para vocês, para a vossa organização e para o vosso dia-a-dia.

Passo 4: Colocar os objetos de cada categoria na respetiva divisão, de forma a que todos estejam visíveis e que nenhum nos tape a visão dos restantes - se não virmos os itens que temos, a probabilidade de não os chegarmos a usar ou de comprarmos objetos semelhantes é muito maior.

E assim fica concluída a nossa organização de itens variados! São passos simples, é verdade, mas talvez esta seja a categoria que mais tempo demora, por englobar tantas áreas da nossa casa. É uma questão de, com paciência e vontade, irmos fazendo um pouco aqui e um pouco ali... Porque, como já sabem, no fim irá valer mesmo muito a pena!

xoxo,



Related Articles

2 comentários:

  1. good post 😊 would you like to follow each other? if the answer is yes, please follow me on my blog & i'll follow you back. https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderEliminar

Thank you so much!