quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

5 Passos para uma Rotina Matinal de Sucesso


Olá! A primeira hora depois de acordares é a hora que define o mood do teu dia, sabias? Daí ser tão importante rentabilizares estes 60 minutos ao máximo, de modo a que o teu dia também se desenrole nas melhores condições. Para tudo isto se verificar, existem pequenos truques que poderás incorporar na tua rotina matinal e que, com a publicação de hoje, te irei dar a conhecer... Por isso, mesmo que não sejas a pessoa mais matinal de sempre, há sempre a possibilidade de criar uma rotina adequada ao teu estilo de vida, às tuas necessidades e, acima de tudo, ao teu bem-estar. Vamos a isso?


Primeiro Passo: Acorda entre 15 a 30 minutos mais cedo

Não perderam já a motivação no primeiro passo, pois não? Prometo-vos que não é assim tão difícil como parece e, quando entrarem na rotina, vai ser como se acordassem a essa hora desde o dia em que nasceram.

Apenas tens de ter uma noção do tempo que precisas para te despachar (tomar um duche, vestir, tomar o pequeno-almoço - a típica rotina matinal) e, em vez de acordares apenas a contar com esse tempo, procura levantar-te entre 15 a 30 minutos antes. E porquê? Com este pequeno passos, terás imensas vantagens:
  • Acalmas a tua rotina matinal, dando a possibilidade ao teu corpo de acordar mais lentamente e dentro da sua própria necessidade;
  • Consegues encaixar outras atividades dentro da tua rotina, para além dos típicos passos que és obrigado a fazer todas as manhãs;
  • Só assim poderás completar a maioria dos passos que se seguem.
Segundo Passo: Bebe um copo de água em jejum

Não preciso de começar com a típica conversa sobre a importância da água, pois não? Penso que já a devem saber demasiado bem... Só falta colocar esse conhecimento em prática!

Antes de tomares o pequeno-almoço, ainda em jejum, é importante beberes um grande copo de água, seja ela aromatizada (com limão, pepino, etc. - para os que têm mais dificuldade em beber água) ou no seu estado normal, para meter esse corpo logo a funcionar. Se for algo de que te esqueces regularmente, procura, na noite anterior, colocar esse copo de água no topo da tua mesa de cabeceira, para ser a primeira coisa que vês assim que acordas.




Terceiro Passo: Insere uma atividade que te relaxe

Ainda te lembras daqueles 15 minutos pelos quais acordaste mais cedo? Aqui está a utilidade deles... Sabes qual é um dos maiores fatores de redução do stress do dia a dia? Ter uma manhã calma. E sabes como podes ter uma manhã calma? Ao inserir algo na tua rotina matinal que te transmita essa mesma paz.

Seja ficar na cama a ler um livro, seja desenhar, seja fazer qualquer tipo de exercício físico, seja simplesmente não fazer nada e ficar deitado no sofá a ouvir música, a escolha é vossa, pois apenas vocês sabem o que vos acalma. Para mim, é fazer yoga (o que normalmente adio para as manhãs com mais tempo) ou ficar deitada na cama a fazer scroll pelo Pinterest - sei que pode não ser das coisas mais saudáveis, mas adoro inspirar-me logo pela manhã).

Quarto Passo: Veste-te como se fosse o dia mais importante da tua vida

Eu imagino que este passo possa ser um pouco mal interpretado ao início, mas a verdade é que é algo que pratico diariamente e que tem um impacto gigantesco na minha confiança ao longo do dia. Ter mais tempo de manhã, permite-me arranjar-me exatamente como gosto: posso planear a minha roupa, maquilhar-me, arranjar o cabelo, colocar acessórios e, ainda, tirar sempre uma foto do meu outfit (como devem ver no Instagram!). Estes passos dão-me uma enorme confiança ao longo do dia, pois sinto-me como se pudesse conquistar o mundo.

Com isto, não quero dizer que também se devem maquilhar sempre ou cuidar do cabelo... Quero sim dizer que devem tirar tempo para cuidar do vosso aspeto, porque a confiança que está dentro de vocês poderá advir em grande parte do que sentem quando se olham ao espelho. Mas, claro, aqui é um exercício de duas partes: amar com o vosso interior o que revelam o exterior e demonstrar no vosso exterior como amam o vosso interior.




Quinto passo: Faz um ponto de situação do teu dia

Podem fazer um brainstorm mental ou simplesmente dar uma olhadela à vossa agenda: o que importa, é que saibam o que se vai passar no vosso dia. Consciencializarem-se da quantidade de trabalho que vos espera, das surpresas menos boas (ou muito boas) que poderão aparecer e organizarem a vossa cabeça para os horários a cumprir - estes são passos essenciais se quiserem cumprir tudo o que têm planeado para as horas que se seguem, de forma a que vivam cada momento de uma maneira mindfull.

Este é um passo que não vos ocupará mais de 5 minutos, mas que pode ter um impacto gigantesco face ao desenrolar do vosso dia.

Assim, para um dia de sucesso, estes são os 5 passos que devem incluir na vossa rotina matinal. Se seguirem estes pontos, a probabilidade de terem um "dia mau" diminui bastante e permite-vos inserir cada vez mais no vosso quotidiano, seja ao nível da produtividade ou em relação às coisas que vos fazem verdadeiramente felizes.

Gostavam de ver o mesmo relacionado com rotinas de noite?

xoxo,


10 comentários

  1. Gostei imenso das dicas girl! Vou ver se coloco algumas delas em prática!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Tenho adorado os teus posts, estão cada vez melhores.
    E sem dúvida alguma que acordar com mais tempo e mais relaxados faz com que ganhemos logo uma energia extra para enfrentarmos o dia (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz em saber isso! É verdade, termos uma boa manhã é a chave para termos um dia ainda melhor, daí a rotina matinal ser tão importante.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Estou a tentar inserir o copo de água matinal na minha vida, no entanto, tenho mais boa disposição desde que comecei a fazer exercício pela manhã. Acordo sempre mais cedo do que realmente preciso, para poder fazer as coisas com calma!
    Beijinho, boas dicas!

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta deixar sempre o copo de água junto de ti antes de ires dormir, assim de certeza que não te esqueces. E tudo o resto é ótimo!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei as dicas! Vou tentar pô-las em prática, porque acordo sempre atrasada de manhã e começo logo o dia stressada!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta acordar um pouco mais cedo e ter uma manhã mais calma. Vais ver mudanças ótimas no teu dia!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho tentado colocar tudo isto em prática e sem dúvida que tenho uma manhã muito melhor!
    Adorei o blog, comecei a seguir :)

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber, fico mesmo feliz que seja útil!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar