Olá!
Hoje, dia 24 de novembro, provavelmente muitos dos que estão a ler esta publicação já fizeram uma pequena visita ao shopping mais perto para ir espreitar as promoções no âmbito da Black Friday... e se ainda não o fizeram, devem estar a pensar ainda em fazê-lo. Estou certa ou não? É muito provável que sim, pois esta tradição norte-americana tem movido multidões nos países capitalistas por todo o mundo fora, já há alguns anos. Mas já alguma vez pararam para pensar: afinal, a Black Friday é o quê? De certeza que tem algum motivo de existência, mas qual será? São essas as perguntas a que vou tentar responder hoje, ao contar-vos as 5 coisas que têm mesmo de saber sobre este dia.
"Sexta-feira Negra" é, afinal, um nome positivo!
É verdade! Apesar de muitas vezes a cor preta ser conotada de forma bastante negativa, algumas teorias financeiras utilizam esta cor para se referirem a períodos económicos positivos. Sendo a Black Friday o dia que inicia a corrida às compras da época natalícia, é natural que esteja imediatamente associada ao lucro e ao consumismo no seu estado mais puro. Ou dito de outra forma, as compras geram dinheiro e não há nada que nos faça ter mais vontade de comprar do que as promoções da Black Friday.
Mas, atenção, este é o significado mais recente, pois a Black Friday já foi também o nome dado a uma das maiores crises americanas vividas neste mesmo dia.
Os descontos não ficam só pela sexta-feira!
Na segunda-feira que se segue, é celebrada a Cyber Monday, isto é, um dia única e exclusivamente dedicado ao comércio online, como devem perceber pelo nome. O que começou por ser uma estratégia de Marketing para chamar a atenção dos consumidores às lojas online, é agora um dia que movimenta muito mais dinheiro do que alguma vez era esperado em 2005, a data da sua criação.
Não compres nada na Black Friday!
Esta é a premissa principal de um movimento anti-consumista criado nos Estados Unidos da América para combater os excessos da Black Friday. Para os seguidores desta ideia, o Buy Nothing Day ocorre exatamente no mesmo dia da Black Friday já há mais de 25 anos. E para os apologistas do não consumismo aqui em Portugal? O mesmo movimento já começa a nascer para este lado do Oceano, por isso mantenham-se atentos...
Serão mesmo descontos?
A ideia pressuposta dos consumidores de que "os descontos da Black Friday são uma boa forma de poupança" fez com que muitas lojas optassem por técnicas menos éticas para aumentar o seu lucro. Os descontos estão efetivamente lá, os preços iniciais é que muitas vezes aumentam de modo a que o lucro se mantenha igual. Segundo um estudo americano, 17% dos produtos veem o seu preço ser aumentado neste dia, sendo que existem mesmo casos onde o preço pago com desconto durante a Black Friday é mais elevado do que o preço sem desconto pago num outro dia. Devido ao aumento deste fenómeno, muitas países estão a adotar selos que comprovem a veracidade dos descontos.
A Black Friday NÃO é o maior dia de compras do ano!
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não é na Black Friday que se verifica o maior consumo do ano, mas sim uns dias depois... no sábado anterior ao dia de Natal! Afinal, aqueles que gostam de deixar tudo para a última da hora são bem fiéis à sua tradição.
Estes 5 factos são importantes para que compreendam um pouco melhor a essência e o significado deste dia dedicado ao consumismo. Como nota final, queria apenas dizer-vos que é preciso ter muito cuidado com o que se compra neste dia, pois nem tudo vale a pena, independentemente de custar 1€ ou 500€... escolham o que precisam e aproveitem bem os descontos que realmente forem fidedignos. Acima de tudo, não se esqueçam de que, no final de contas, é o consumidor que tem o poder de decidir se compra ou não - não deixem que a situação se inverta.
Se ainda vão aproveitar os descontos deste dia, deixo-vos aqui o meu post do Facebook com as melhores propostas para a Black Friday.
Se ainda vão aproveitar os descontos deste dia, deixo-vos aqui o meu post do Facebook com as melhores propostas para a Black Friday.
xoxo,
Não gosto da Black Friday honestamente, gosto de comprar com calma. As compras funcionam como que uma terapia para mim e acho que perdia esse significado se andasse à "batatada" por causa de uma peça com roupa. Prefiro aproveitar os saldos logo após o Natal. :)
ResponderEliminarhttps://strawberryafternoons.blogspot.pt/
Por isso é que costumo fazer as minhas compras bem cedo e em locais que sei que não vão ter muita gente... pois nesse ponto sou como tu, gosto de ver tudo com calma!
EliminarBeijinhos
confesso que não comprei nada na black friday, e não acho os descontos assim tão apelativos (:
ResponderEliminarhttp://arrblogs.blogspot.pt/
Sim, existem lojas que acabam por não fazer nada de especial! Mas, para peças mais caras, até uns meros 20% fazem a diferença
EliminarBeijinhos
É certo que a Black Friday está mais virada para Black Fraude, tantas coisas que eles aumentam o preço uma semana antes para depois "baixar".
ResponderEliminarPode até haver algumas lojas que realmente baixem os preços, mas há tantas outras em que é tudo fachada :\
Beijinho
abriga-tecomigo.blogspot.pt
Lá isso é verdade... por isso é que costumo ter tanto cuidado quando ando às compras neste dia! Beijinhos
Eliminar