segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

15 Ideias de Resoluções de Moda Sustentável para 2021



Se acompanham o M's Journal há algum tempo, sabem que sou uma grande fã de resoluções de novo ano e costumava fazer imensos conteúdos sobre organização e motivação, principalmente nesta altura. Como agora me foco mais na moda sustentável, achei que seria interessante juntar os dois mundos e fazer uma lista de possíveis resoluções sobre este tema, para que se possam inspirar para a criação dos vossos objetivos. Já agora, se estão interessados/as em conteúdo sobre resoluções de ano novo, estou a fazer toda uma série sobre o tema no meu podcast, que podem ouvir no Spotify. Mas, voltando ao nosso tema inicial, vamos agora falar de objetivos especificamente relacionados com moda sustentável!


15 Resoluções de Moda Sustentável para 2021:


1. Consome menos. Porque tudo começa aqui: compra menos roupa, tem mais atenção aos teus hábitos de consumo, coloca mais cabeça e menos emoção no ato de comprar.


2. Cria uma lista de lojas em segunda-mão na tua zona. Por vezes, caímos nos velhos hábitos de compra por uma questão de conveniência, por isso, há que trazer essa mesma conveniência para os hábitos que queremos agora adotar.


3. Aprende a costurar. Porquê sustentável? Porque com pequenas noções de costura, consegues fazer as alterações que a tua roupa precisa, aventurar-te em projetos de upcycling ou fazer DIYs. 


4. Implementa o hábito de pesquisar informação sobre uma marca antes de comprares algo dela. Recentemente, fiz entrevistas sobre o tema da moda sustentável a alguns de vocês e um dos entrevistados disse-me algo que ficou comigo "se a Zara abrisse hoje, muito menos gente ia lá comprar, porque agora somos educados a ir pesquisar informação sobre a loja antes de lá entrarmos". 


5. Faz uma triagem no teu armário entre cada estação. Quanto menos temos, menos sentimos que temos de ter. Faz sentido? Não? Então experimenta e logo verás.


6. Desafia-te a usar cada peça do teu armário das mais variadas maneiras possíveis. Podes ir criando desafios ao longo do ano, através de mini armários cápsula, por exemplo, que te irão obrigar a quebrar a monotonia da repetição de conjuntos. 


7. Substitui as encomendas online por comércio local, sempre que conseguires. Mais uma vez, a questão da conveniência, eu sei. Contudo, basta mudar a perspetiva e refletir sobre o que, na verdade, é a escolha mais acertada.


8. Rodeia-te de conteúdo que incentive os teus novos hábitos. Será que ver regularmente hauls de fast fashion vai ajudar a que consigas cumprir os teus objetivos de moda sustentável?


9. Aprende a ler etiquetas. Conhece os materiais, a sua composição, e o que significa, na verdade, um "made in Bangladesh". 


10. Cuida melhor das roupas que já possuis. Porque roupas amadas e cuidadas duram muito mais.


11. Cria uma conta de Instagram para seguires closet sales e lojas sustentáveis. Não digo para o fazeres na tua conta principal se isso se tornar num estímulo para consumir mais do que precisas. Contudo, se tiveres uma conta separada, poderás dirigir-te a ela sempre que precisares de algo, aumentando assim a conveniência de comprar sustentável e em segunda-mão.


12. Descobre propósitos para roupas estragadas, em vez de as deitares para o lixo. Já o disse várias vezes e volto a repetir: roupa para o lixo só mesmo em último caso!


13. Cria e mantém atualizado um glossário de termos mais específicos no teu computador. Sempre que encontrares um termo que desconheces, aponta-o, pesquisa o seu significado e guarda para futuras dúvidas. Aos poucos, vais ficando mais familiarizado/a com os conceitos. 


14. Retira a tua subscrição das newsletters de lojas de fast fashion. Longe da vista, longe do coração - não é assim que se diz?


15. Partilha a informação que vais aprendendo com amigos e família. Porque se uma ação individual tem impacto, imagina quando esta se torna numa ação conjunta. 


Aqui estão 15 ideias de resoluções, mas podia colocar muito mais. Adequa estas frases gerais aos pontos específicos do teu dia-a-dia, para que seja mais fácil inserires estes novos hábitos na tua rotina.


xoxo,

M.


YouTube Instagram | Facebook | Pinterest | Podcast


2 comentários

  1. Olá, Mariana!
    Que publicação diferente e amiga do ambiente. ;)
    Ganhaste uma seguidora!
    Venho-te também convidar a visitares o meu blogue:
    https://lalarubus.blogspot.com/

    ResponderEliminar