quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Do Pinterest para a Vida Real: Como ter os looks de sonho sem precisar de copiar


Quando foi a última vez que deste por ti a fazer scroll pelo Pinterest e a sonhar em conseguir conjugar looks como aqueles que vês? Comigo é fácil, deve ter sido ontem à noite. E esta resposta iria repetir-se em qualquer dia... Na verdade, a maioria das inspirações dos meus outfits vêm precisamente dessa rede social onde passo horas e horas a descobrir novas formas de combinar peças e conjugar cores. No entanto, vamos ser sinceros: é raro o look do Pinterest onde podemos encontrar no nosso armário precisamente todas as peças que o compõem; e, para além disso, qual é a piada de copiar? Num meio como a moda onde a personalidade é a chave, não há lugar para cópias ou imitações - há sim lugar para inspirações.


Copiar e inspirar não é a mesma coisa...

Inspiro-me em muitos outfits do Pinterest, mas em momento algum procuro copiá-los. E qual é a diferença? Bem, está na base de um conceito que vai ser essencial nesta publicação - a adaptação. Adaptar um conjunto de peças às que já possuímos, adaptar um look ao nosso estilo e gosto pessoal, adaptar uma combinação ao que precisamos para o nosso dia-a-dia. Adaptar, aí está a diferença.


Aliás, foi mesmo para vos levar a preferir a inspiração à cópia que desde sempre evitei colocar a loja exata onde comprei a peça que estou a usar na foto x do Instagram. Todos os conjuntos que publico têm como objetivo final servir de inspiração para que possam conjugar as peças que já têm no vosso armário de uma forma diferente e mais criativa.


Então e no Pinterest?

Igualmente nesta rede social devemos aprender a retirar inspiração de um look. No entanto, sei que não é fácil, principalmente quando o impulso de comprar uma peça igual à que vimos fala sempre mais alto... Mas, entre nós, aqui vai um segredo: não é comprar a tal peça igual que vai fazer com que o nosso outfit fique tão bonito como o que vimos nas redes sociais. E porquê? Por falta de adaptação.


Dica nº1

Não copies as peças, copia o esquema de cores.


O que na maioria das vezes faz um bom look não é a roupa em sim, mas a conjugação de cores que é realizada através das peças. Logo, trazer a mesma combinação de cores para o nosso outfit, mesmo sendo as peças diferentes das que compõem a nossa inspiração original, é quase certeza de sucesso garantido.





Dica nº2

Nem só de roupa vive um look, olha também para os acessórios.


Quantas vezes ficaram apaixonadas por um look do Pinterest com uma simples t-shirt branca conjugada com umas calças de ganga? Provavelmente, quando foram tentar recriar, não conseguiram o mesmo efeito... E porquê? É que a beleza deste tipo de conjuntos mais simples está muitas vezes nos detalhes que tendemos a ignorar. Está no cinto que destaca a cintura. Está no colar que dá um ar diferente à t-shirt. Está no calçado cheio de estilo. Tomem a vossa inspiração como um todo e não deixem nenhuma parte de fora, pois até o detalhe mais pequeno pode ser essencial. 




Dica nº3

Cria modelos de conjugação.


Guarda as fotos dos looks que mais gostas. Vês algum padrão? Há algum tipo de conjugação que se repete muitas vezes? Se sim, guarda isso como um modelo - uma espécie de fórmula matemática que resulta independentemente das variáveis (das tuas peças). Por exemplo, agora para o outono tenho-me inspirado em muitos outfits que conjugam camisas, golas altas e blazers. Assim, vou tomar isso como um modelo que depois poderei recriar com peças de várias cores e padrões.




Dica nº4

Não tenhas medo de colocar a tua personalidade em tudo o que usas.


Não penses no que fica bonito ou feio. Como é que tu gostarias de conjugar as tuas peças? Como é que tu te sentes melhor em cada look? Adapta cada inspiração que vês a tudo em ti: ao teu gosto pessoal, ao teu estilo de vida, ao que te faz sentir confortável no dia-a-dia. Só assim vais realmente gostar dos outfits que vestes.


Por isso, prefiram sempre as inspirações às cópias - não só porque é o melhor para quem cria, mas também porque é o melhor para vocês. Nunca se irão sentir verdadeiramente confortáveis num look se este não estiver adequado a quem são. Inspirem-se, adaptem e irão tornar-se a inspiração de outros!



xoxo,


M.

YouTube Instagram | Facebook | Pinterest | Podcast

2 comentários

  1. Gostei imenso deste post tem dicas muito úteis.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar