quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Como Me Estou a Preparar para Mais um Ano Escolar


Eu sei, eu sei... Talvez pareça precipitado estar já a falar de regresso às aulas, principalmente numa altura onde tudo parece mais incerto do que nunca. No entanto, como boa fã de organização que sou, tinha de começar a abordar este tema que já está a marcar a sua presença na minha vida. Hoje vamos falar sobre preparação para um novo ano escolar, não só tendo em conta todas as particularidades que este ano nos irá trazer, como também aproveito para vos contar um pouco sobre as mudanças na minha vida.


Bem, o meu novo ano escolar...

Este ano vai ser bastante diferente do que estou habituada, não só pelas razões óbvias, mas também porque estou a viver uma mudança de área de estudos. Em setembro (ou talvez outubro, ainda não sei bem) vou iniciar o meu Mestrado em Branding e Design de Moda no IADE, em Lisboa. Para quem passou a maioria da sua vida a estudar na área das línguas e humanidades, acreditem que vai ser uma grande mudança! Estou extremamente entusiasmada, mas, mais do que nunca, sinto que preciso de fazer alguma preparação antes de iniciar mais um ano de aulas e é isso que queria partilhar convosco hoje.


Mesmo que o curso, a área de estudos, a escola (e qualquer coisa mais) se mantenham de ano para ano, há sempre algo de novo no início de um ano escolar - é quase como aquele recomeço que todos sentimos quando tocam as doze badaladas no dia 31 de dezembro. Setembro é, para muitos, sinónimo de recomeço e com isso vem mais uma oportunidade para sermos a melhor versão de nós mesmos... E apesar de não precisarmos de um recomeço para mudar algo nas nossas atitudes, nos nossos hábitos e nas nossas rotinas, é sempre bom ter aquela motivação extra que nos ajudará a implementar qualquer mudança mais facilmente. 


Assim sendo, como me tenho andando a preparar para um novo ano escolar? 

Este é o meu guia passo a passo para deixarem o último ano finalmente de lado e se começarem a concentrar no novo rumo da vossa vida.


Passo nº 1: Arrumar e catalogar todos os materiais do ano anterior (tanto no espaço físico, como no digital). 


É muito difícil prepararmo-nos para algo que aí vem sem deixarmos tudo o que já passou devidamente organizado e colocado no respetivo lugar. Antes de sequer começar a pensar no novo ano escolar, tenho de ter a certeza que as coisas que utilizei no ano passado estão fora da minha vista para consequentemente estarem fora do meu pensamento (e isto serve tanto para o meu ambiente físico como digital, principalmente agora que trabalho muito mais neste último). Assim, algumas das coisas que faço para completar este passo são:

  • Colocar todos os meus apontamentos e fichas impressas num só dossier catalogado com o ano e semestre respetivo;
  • Arrumar num baú todos os livros que sei que não irei precisar de consultar no ano que se aproxima;
  • Limpar o meu computador, colocando documentos desnecessários num disco externo.

Passo nº 2: Fazer uma lista dos materiais que irei necessitar.


Antes de comprar seja o que for, gosto sempre de dar uma volta pelos meus materiais antigos e perceber o que efetivamente preciso de comprar e o que já tenho à minha disposição. Por exemplo, ainda durante a quarentena andei a arrumar algumas gavetas onde não mexia há muito tempo e encontrei imensas canetas e cadernos em ótimo estado. 

Caso estejas num curso onde os materiais são muitos variados (como artes), podes sempre procurar em canais do YouTube ou blogues alguns dos testemunhos de outros estudantes da mesma área e assim criares a tua própria lista. 


Passo nº 3: Comprar materiais e personalizá-los.


Depois de ter a lista definida, é normal que seja necessário fazer uma pequena ronda de compras (no entanto, no meu caso, tento sempre que seja o meu pequena possível, pois prefiro consumir menos e utilizar mais aquilo que já tenho em casa). No entanto, nem sempre conseguimos encontrar exatamente aquilo que queremos - para uma pessoa como eu que "come" muito com os olhos, é o mais comum. Assim, gosto sempre de personalizar os meus materiais escolares, principalmente cadernos, pois sei que assim irei ter muito mais vontade de os utilizar. 


Um dos projetos que costumo fazer é forrar as capas dos meus cadernos e blocos de notas com papel autocolante de um padrão que adore! Mas, caso optes apenas por ter o teu computador como local de apontamentos, podes também personalizar as folhas de Word onde irás escrever, criando imagens personalizadas que poderão funcionar como capas ao conjunto de documentos digitais que irás criar. 


Passo nº 4: Definir métodos de organização para o ano escolar.


E, finalmente, chegamos ao meu passo favorito! Definir os meus métodos de organização para o novo ano é quase como um passo sagrado que nunca pode faltar na minha preparação. Aqui, irás definir se preferes organizar o teu ano com o auxílio de uma agenda ou de um calendário digital, se preferes escrever as tuas tarefas numa to-do list ou num bloco de notas... E tudo o que achares que for necessário para te manteres ao corrente dos trabalhos e datas a memorizar!


Se tens dotes artísticos (e vontade), podes sempre optar por criar os teus próprios métodos de organização, o que te permitirá uma personalização máxima que vá ao encontro das tuas necessidades. Por exemplo, podes desenhar um bullet journal ou fazer o design dos teus próprios calendários.

 

Estes são os quatro passos essenciais para uma boa preparação para um novo ano escolar. Se cumprires este guia, tenho a certeza de que o teu recomeço será muito mais simples e irás entrar num novo ano de aulas da melhor maneira possível! 


Durante o período de regresso às aulas, espero fazer muito mais conteúdo de organização e preparação, por isso, se gostaste desta publicação, stay tuned!


xoxo,


M. 

Publicar um comentário