quarta-feira, 24 de junho de 2020

Essenciais para um Armário Profissional


Acabar a licenciatura e entrar no mundo profissional tem sido, para mim, uma aprendizagem aos mais diversos níveis. Aliás, até na moda tenho sentido que tenho imenso para aprender - não só porque, de certa forma, tenho passado os últimos meses a redescobrir o meu estilo, mas também porque sinto que o meu armário atual não se adequa a 100% ao mundo onde quero entrar nos próximos tempos. Nesse sentido, decidi que seria interessante explorar convosco a vertente mais profissional de um armário e juntos descobrirmos os essenciais e algumas inspirações de como podemos dar um upgrade ao nosso guarda-roupa da faculdade. 

Peças Essenciais

Camisa ou Blusa Branca

Pode parecer um cliché começar esta lista com a tão famosa camisa branca, mas, na verdade, se resiste ao passar dos anos e das tendências, é porque haverá algo nela que a torna num verdadeiro essencial. É que quando penso num look profissional e adequado ao escritório, é para um conjunto com camisa branca que o meu pensamento foge logo... Para além de ser uma peça clássica, ninguém pode dizer que não é das peças mais versáteis que podemos ter no nosso armário! É só juntar o útil ao agradável!


Calças Direitas

Esqueçam as mom jeans, boyfriend jeans, slim jeans e todas essas variações de calças de ganga que têm revolucionado a indústria da moda nos últimos anos. Numa grande maioria dos ambientes profissionais, é preferível trocar as jeans por um outro modelo - as calças direitas. Também conhecidas como calças de fato, estas não precisam de estar necessariamente associadas a essa imagem típica e conservadora, pois é sempre possível dar-lhes um twist com uma cintura subida, um bom cinto ou até uma bainha mais curta. Relativamente à cor, o nude ou o preto são os tons que melhor completam esta peça.


Conjunto de Fato

Tinha de incluir esta peça (ou peças) aqui pois, se os fatos também têm lugar nas publicações de tendências, não poderia excluí-los dos essenciais para um armário profissional. Se o ideal de um fato parecia um pouco démodé há uns anos, hoje em dia as mil e uma variações deste conjunto tão icónico fizeram com que voltasse à ribalta dos armários, principalmente daqueles que tendem para se inserir em ambientes mais formais. Neste momento, não há regras: cor, modelo, tecido, padrão... Tu é que escolhes!


Blazer preto

Mais um clássico que parece não ter descanso nos nossos armários e que, para mim, é um essencial em qualquer ocasião. Ora, quando falamos de armários profissionais, ainda mais destaque esta peça tem, principalmente tendo em conta o quão bem se conjuga com as restantes peças. Apesar de ter colocado a cor preta como essencial, também acredito que haja espaço para as mais diversas cores e padrões... Por exemplo, no outono, uma das minhas maiores manias é usar blazers de padrão xadrez!



Acessórios Essenciais

Mala "estruturada" de tamanho médio creme

É um pouco difícil descrever a mala que melhor se adequa ao mundo profissional, mas eu optaria por uma mala estruturada, isto é, uma mala já com uma forma definida (de preferência quadrada ou rectangular). Isto porquê malas sem forma tendem a enquadrar-se melhor em ambientes mais descontraídos, como a tote bag para ir às compras, ou o saco de praia tão típico de verão. A cor, por sua vez, é mais opcional, mas eu optaria por um creme por ser aquele tom que se adequa a t-u-d-o e a tudo mesmo sem exceção.


Stilettos de verniz

Para sapatos, e caso o ambiente em questão seja amigável para saltos altos, serão os stilettos quem deve integrar o teu armário. E mesmo para quem não se sente tão confortável de saltos, as versões de kitten heel podem ser uma boa opção, pois aliam a elegância ao conforto. Para manter o toque clássico, aconselho a versão verniz destes sapatos e pode até ser aqui onde vão adicionando pops de cor ao vosso look - ou então não, e mantemos o registo de cores neutras que também tanto me apaixona. É mesmo uma questão de gosto!


Atitude Essencial

Por fim, queria só dizer que, no fundo, não te esqueças de que és tu quem "faz" as tuas roupas. Por muito que uma peça possa não parecer ser nada de especial, é a forma como tu a usas que lhe traz a graça e a beleza que tanto procuras - a confiança é mesmo o melhor acessório que podes ter. 

Fazer uma mudança tão radical de armário pode ser difícil e, ao início, pode parecer que te tens de encaixar num estilo que não é o teu. Mas, não te esqueças: há sempre uma forma de colocar o teu estilo nos pormenores, na forma como conjugas as peças e em tudo o resto. Não é o teu estilo que se deve adaptar a estas peças, mas sim tu quem deve adaptar este novo armário ao teu estilo. Com um pouco de criatividade e inspiração, tudo se consegue!

Há alguma peça que gostarias de adicionar a esta lista?
Ou alguma que retiravas?

xoxo,

M.


Publicar um comentário