quarta-feira, 4 de março de 2020

15 Coisas que Precisas de Ter Antes de Ires de Erasmus


Fazer as malas para partir para uma aventura de 6 meses (ou, quem sabe, talvez até mais) não é fácil, nem do aspeto mais físico da coisa - isto é, fazer as malas propriamente ditas - nem do aspeto emocional - aquilo a que gosto de chamar "bagagem emocional". Há muito a preparar, a pensar, a refletir... E é exatamente para simplificar um pouco todo este processo que reuni as 15 coisas principais (algumas físicas, outras nem tanto) que precisas de ter antes de ires de Erasmus.

As 10 Coisas Físicas Essenciais:
(e não, nem me vou dar ao trabalho de colocar roupa e afins nesta lista)

1. Uma extensão elétrica ou uma tripla

A não ser que vás para um apartamento (algo que a maioria não faz), a tua residência não irá muito provavelmente ter as tomadas suficientes para tudo o que precisas de carregar. Por isso, vai lá colocar uma extensão na mala e agradece-me depois.

2. Uma capa bem chamativa para guardar documentos

Se pensas que já levas muitos documentos contigo agora, aqui fica um pequeno conselho: eles não estão nem perto de terminar... E tendo em conta que a maioria são documentos ultra-hiper-mega-importantíssimos, arranja uma capinha bem bonita para guardares todas estas relíquias num só lugar.

3. Um mini-kit de costura
(da autoria da minha mãe)

Não sabes coser um botão? Então, aproveita e leva umas skills essenciais de costura também. É assim, uma pessoa leva já tão pouca roupa que ficar sem uma peça disponível (seja porque perdeu um botão, porque se descoseu uma manga, etc.) está completamente fora de questão. E, acreditem, este kit ajudou-me muitas mais vezes do que estava à espera.

4. Um estojo escolar como se fosses para a primária

Tesouras, cola, fita-cola, post-its, marcadores... Basicamente tudo o que o teu estojo levava para a a escola primária é aquilo que deves levar para Erasmus. Não me perguntes bem porquê, mas acredita que cada um destes itens vai fazer sentido (e vai dar mesmo muito jeito) numa determinada altura. 

5. Uma power bank

Se há coisa que não queres num país desconhecido é ficar sem bateria, principalmente quando o Google Maps se vai tornar no teu melhor amigo. Para ser muito sincera, eu até levei 3 power banks e acho que isso explica tudo.

6. Embalagens travel size dos produtos de higiene essenciais

Eu sei, também existem supermercados aqui, mas tens a certeza que a primeira coisa que queres fazer quando chegares ao teu destino de Erasmus é fechares-te num supermercado? E mesmo que tenhas de o fazer, quanto menores forem as despesas iniciais, melhor. 

Para além disso, mais uma vantagem: se fizeres alguma viagem de avião durante a tua estadia em Erasmus, sempre tens as embalagens contigo para levares numa mala de mão!

7. Uma mini-farmácia

Bastam coisas simples: comprimidos para gripes e constipações, dores de cabeça, dores menstruais e tudo aquilo que é mais "comum" no teu dia a dia. E porquê levar tudo isto contigo? Porque há uma grande probabilidade não encontrares medicamentos semelhantes aos que o teu corpo está habituado a consumir nestas situações, e mais vale teres a certeza que levas contigo algo que sabes perfeitamente que funciona.

Em adição a isto, faz o teu Cartão Europeu de Saúde!

8. Fato de treino/roupa de casa em vez de pijama

Porque muito provavelmente vais ter de sair várias vezes do teu quarto e enfrentar pessoas de "pijama" vestido... E eu não tenho problema nenhum com ursinhos e unicórnios, mas pode haver quem tenha.

9. Saco de compras

Ou podes comprar um aqui, mas estares de Erasmus não é desculpa para comprares sacos de plástico nos supermercados!

10. Uma memória de casa

Seja uma fotografia ou um pequeno objeto de decoração, leva contigo algo que ajude a te sentires mais em casa... Por vezes são objetos tão pequenos e que nem fazem diferença nenhuma no peso da mala, mas que têm um peso gigantesco no lugar onde o colocamos.


As 5 Coisas Emocionais Essenciais:

1. Calma, muita calma

Ainda me apetece dar uma chapada à Mariana de setembro de 2019 que não conseguiu dormir noites consecutivas por causa da ansiedade de vir de Erasmus. Se faz parte? Faz, mas não nos traz nada de positivo.

2. Sentido de aventura

Porque, na verdade, vais viver uma aventura... E se fores sem vontade de sair da tua zona de conforto, de explorar coisas novas, estarás provavelmente a ir contra o principal sentido por detrás de uma ida de Erasmus. 

3. Fidelidade à tua personalidade

Vais conhecer muitas pessoas, do mais diversos cantos do mundo; e, por muito que seja essencial ires de menta aberta e pronto para conheceres hábitos com os quais nunca tinhas convivido, há também que, no final, teres consciência de quem és, do que acreditas, do que não acreditas e, no fundo, de como queres ser. 

4. Tolerância e mente aberta

Tal e qual como já expliquei - vais entrar em contacto com um mundo de culturas e um mundo de diferenças muito para além do que pensavas conhecer. 

5. Presença

Mesmo que voltes a viver algo semelhante, nunca vai ser igual.
Aproveita enquanto podes.


Eu sei que pode parecer muita informação ao início, mas acredita que vale a pena, pois irás voltar muito mais carregado (principalmente emocionalmente) do que quando foste... E digo isto da forma mais positiva que pode haver, porque, no fundo, tal como já vos disse, é a experiência de uma vida.

xoxo,

Enviar um comentário