In Organization Successful Life

Como Organizo a Minha Agenda Para a Faculdade || M's Back to School #2


Olá! Com a faculdade a aproximar-se a passos largos, chegou a altura de agarrarmos nas nossas agendas e começarmos a organizar o novo ano que aí vem. Para organization geeks como eu, qualquer situação pode parecer uma boa situação para colocar na agenda, mas digamos que a faculdade ocupa um espaço especial na prioridade das minhas tarefas - pois, como é óbvio, está em primeiro lugar - daí ser tão importante ter a certeza de que nada me irá passar ao lado, durante este novo ano escolar. Por isso, vamos organizar?


Deixem-me desde já esclarecer que o tipo de organização sobre o qual irei falar ao longo desta publicação pode ser realizado tanto em agendas anuais (com início em janeiro), como em agenda escolares (com início em setembro), sendo que estas últimas são as mais adequadas para uma organização exclusiva à escola/faculdade. No entanto, nada impede de utilizarmos uma agenda anual - eu própria o faço - apenas temos de verificar que, em janeiro, com a aquisição da nova agenda, repetimos todo este processo.

Agora, passo por passo, vamos organizar!

1. Colocar as datas de início/fim do período escolar

É o primeiro passo e talvez um dos mais importantes! O nosso calendário escolar é, geralmente, nos dado muito antes das aulas começarem, por isso não nos podemos queixar de que não sabíamos destas datas... Podemos é esquecê-las e, para evitar isso, há que deixá-las bem claras e em destaque na nossa agenda.

Datas que coloco em primeiro lugar: início/fim das aulas; períodos de férias (Natal, Páscoa, Carnaval, verão, etc.) e feriados.

Como coloco: no topo da página relativa ao dia em questão, em letras grandes.





2. Ir preenchendo as datas relativas às avaliações

Sei que o funcionamento pode variar de escola para escola, mas, geralmente, à medida que temos as primeiras aulas de cada disciplina, é nos dado o calendário de avaliações, com os respetivos testes, exames e trabalhos. E, claro, é essencial preenchê-lo na nossa agenda assim que tomamos conhecimento dos mesmos! No entanto, mesmo que estas informações não nos sejam dadas logo na primeira aula, o segredo está em "ir preenchendo" assim que possível... Evitar esquecimentos é a prioridade número 1 e, por isso, adiar o preenchimento destas informações é algo que também se deve evitar.

Como coloco: se já souber a hora da avaliação, coloco-a no bloco de tempo respetivo a essa hora, caso contrário, coloco-a a lápis no topo da página, para futuramente a colocar no sítio correto. Para além disso, deixo sempre um espaço relativo ao "local" onde esta será realizada, para preencher assim que possível.

Dica adicional: se tiverem tendência a esquecer-se do prazo dos trabalhos, por exemplo, coloquem uma contagem decrescente uma semana/vários dias antes no topo da vossa agenda, para ficarem estarem conscientes de que algo importante se aproxima.




3. Relembrar os materiais necessários

Apesar desta dica não ser crucial para o curso em que me encontro, sei que poderá vir a ajudar muita gente, daí a ter colocado aqui também. Mas, basicamente, esta ideia foca-se na necessidade isolada de levar materiais essenciais à realização de uma aula (computador, livros específicos, material de arte) e que, muitas vezes, pode ser esquecida. No entanto, como eu tenho o hábito de verificar a minha agenda diariamente, costumo colocar no dia respetivo a necessidade de colocar o material x na minha mala, para ter a certeza de que não me esqueço... E apontem essa necessidade assim que tomarem conhecimento dela, está bem?

Como coloco: pequena nota sublinhada/em post-it no bloco de tempo respetivo à aula a que corresponde.




Outras informações que podem ser colocadas na agenda:
  • Horário escolar. (Apenas não o faço porque tenho facilidade em decorá-lo, ou acabo por andar sempre com ele no telemóvel.)
  • Trabalhos de casa.
  • Eventos/conferências que te interessem.
  • Consultas médicas ou outro tipo de circunstâncias que te impeçam de frequentar as aulas (para o dizeres atempadamente, caso seja necessário).
E, por último, apenas esclarecer que não tenho nenhuma agenda separada para a faculdade - e até sou bastante contra esse método - pois gosto de ter uma visão dos meus compromissos como um todo, para saber quando terei mais tempo para dedicar e "adiantar" os meus hobbies, caso coincidam com alguma avaliação essencial na faculdade.



Se tiverem mais alguma pergunta, não hesitem em deixar nos comentários!

xoxo,

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Thank you so much!