In Learning&Concepts Makeup

5 Benefícios de uma Boa Noite de Sono


Olá! Se aqui vieste parar, é porque precisas de um incentivo extra para seres mais gentil contigo mesmo e com as tuas noites de sono. Na verdade, todos sabemos os verdadeiros benefícios de uma boa noite de sono, certo? Já todos os sentimos e todos os queremos ter na nossa vida. Por isso, hoje vamos simplesmente relembrar-nos do porquê de ser tão importante completarmos, no mínimo, aquelas 7/8 horas de sono, para nos sentirmos bem connosco mesmos e com o nosso corpo.
E porque não vale a pena ter muitos blablablas iniciais, pois imagino que toda a gente saiba mais ou menos o número de horas que tem de dormir, para sentir que teve uma b-o-a noite de sono, vamos já passar para os benefícios. Pode ser que seja desta que vos convença que devem ser mais gentis convosco mesmos... (E eu também, claro! Às vezes também me desleixo nas horas que durmo!)

1. Faz-te ter uma pele mais bonita

Dormir tem benefícios para a nossa pele, claro, e por muito que eu não o consiga explicar através de todos os termos científicos necessários, consigo falar-vos por experiência própria. Para além de sentir que, quando durmo as horas suficientes, a minha pele acorda bastante menos oleosa e com as imperfeições mais "disfarçadas", é óbvio que o descanso se nota principalmente num ponto crítico de (quase) todos nós: as olheiras.

Mas se querem termos científicos, aqui vai um excerto que vos poderá elucidar:


"É durante o sono que temos a maior ação do organismo em desintoxicar e recuperar a pele do desgaste diário. É durante a noite que temos a produção de colágeno, aquela proteína importantíssima que entre outras coisas mantém a pele vigorosa, firme e com um ótimo aspecto! Ou seja, é nesse período que a pele busca a revitalização."


2. Dá-te mais energia


Este é, talvez, o mais óbvio, mas mesmo assim existem pessoas que continuam sem perceber de onde vem o seu cansaço, apesar de dormirem menos de 6 horas por noite. Por muito que um número de horas reduzidas possa ser aparentemente suficiente para alguns, é preciso termos a noção de que, aqui, ninguém tem super-poderes e que fazer uma "competição" para ver quem consegue dormir menos horas, para poder trabalhar mais, é simplesmente ridículo. 

Se queres trabalhar e ser eficiente naquilo que fazes, as 8 horas de sono diárias são essenciais para que consigas cumprir esse objetivo. Mas isso é outro benefício e já lá vamos...

3. Faz-te ser mais otimista


Não sei bem explicar porquê, mas quando durmo bem tenho uma visão completamente diferente em relação ao mundo que me rodeia. Sinto-me automaticamente mais positiva, mais calma e com uma grande paz interior... Contrariamente aos dias em que durmo pouco ou, até, aos dias em que acordo mais tarde do que devia (apesar de serem raros), onde me sinto automaticamente mais stressada e negativa. Por muito que a diferença entre estes dois moods possa advir de outros fatores, tenho a certeza de que o sono é um dos mais importantes para que me possa sentir bem comigo mesma.

4. Aumenta a tua produtividade


Já falámos por alto deste benefício, mas a verdade é que dormir bem e o número de horas suficientes tem também impacto no desempenho do teu trabalho. Quanto mais dormires, maior será a tua capacidade de concentração, maior será a tua energia, maior será a tua motivação e tudo isto tem um impacto extremamente positivo na tua produtividade. Como já falámos, aqueles que preferem não dormir para ficar a trabalhar, estarão claramente a comprometer a sua eficiência no trabalho em questão, pois, por muito que trabalhem, não estarão a produzir o mesmo que estariam após uma boa noite de sono. É uma questão de pesar os prós e os contras: preferes trabalhar mais ou de uma forma mais inteligente?

5. Ajuda-te a exprimir a tua criatividade

Mais uma vez, quem me dera conseguir explicar-vos o lado científico deste benefício, mas vou ter de me guiar simplesmente pela minha experiência pessoal. Como devem imaginar, trabalhar com redes sociais exige imenso da minha criatividade, pois é a base de toda e qualquer produção de conteúdos. Desde que comecei a escrever para o blog, ainda não tive nenhum bloqueio criativo preocupante, mas sinto que sempre que durmo mal ou durmo pouco, torna-se bastante difícil pensar em conteúdos para criar ou, até mesmo se já tiver a ideia escrita, tenho imensa dificuldade em desenvolvê-la. Os próprios sonhos que temos enquanto dormimos são fruto da nossa criatividade, por isso já podem imaginar os benefícios de uma boa noite de sono a este nível.

E agora? Já vos convenci a terem mais atenção ao número de horas que dormem? Na verdade, como podem ver, dormir é mesmo um motor essencial para tudo o que possamos fazer no nosso dia-a-dia, por isso não há desculpas para ninguém e todos temos de aprender quais são as circunstâncias essenciais que necessitamos para se poder verificar uma boa noite de sono.

xoxo,



Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Thank you so much!