In Looks

Matching Sets: Vantagens e Desvantagens


Olá! Ultimamente tenho andado a olhar para o meu armário e a criar, quase sem querer, pequenas combinações de roupa muito semelhantes a matching sets: blazers e calças ao xadrez, camisolas e saias rosa bebé, e tudo o que me apeteça naquele dia. No entanto, não tenho nenhum matching set no meu armário comprado propositadamente para o efeito... E porque será? Foi quando me pus a analisar esta situação que decidi escrever-vos esta publicação.


Para quem caiu aqui um pouco de pára-quedas e não sabe bem do que estamos a falar, falo de matching sets para me referir aos conjuntos de duas peças que podemos comprar tanto juntas como separadamente, sendo peças que foram inicialmente pensadas para serem utilizadas em conjunto. Podem ser mais clássicos, como os fatos (blazer + calças), ou algo bastante mais casual, como os bra tops e leggings/biker shorts - outfit muito típico das Kardashians. Assim, e para vos ajudar na vossa missão de encontrar bons looks com o menor esforço possível, vim fazer um pequeno balanço das vantagens e desvantagens de comprar ambas as peças de um matching set e utilizá-las em conjunto. Vamos a isso?

V A N T A G E N S

1. Não temos de pensar no que vestir de manhã

Pode parecer uma vantagem bem simples, mas é das que me dá mais vontade de adquirir um matching set. Por já sabermos que aquelas peças foram feitas para serem usadas em conjunto, é tão fácil criar um look que não será preciso um grande esforço da nossa parte quando abrirmos o nosso armário todas as manhãs para escolher o que vestir. E isso leva-nos à segunda grande vantagem...

2. A facilidade em combinar as peças

Como já disse, com peças previamente pensadas e feitas para serem utilizadas ao mesmo tempo, são poucos os acessórios/complementos que teremos de adicionar, para criar o look final. Na maioria das vezes, estes matching sets têm padrões bem chamativos e, por isso, com uma simples t-shirt ou camisa básica, em tons neutros, terminamos o nosso outfit. E, nos acessórios, segue-se sempre a mesma regra: quanto mais simples, melhor.

3. É um look bastante stylish

Um dos motivos pelos quais estou aqui a escrever uma publicação sobre matching sets é porque eles são, efetivamente, uma grande tendência de primavera - e claro que isso não podia deixar de ser uma vantagem. Para além de ser um look effortless, fácil de combinar, é ainda um dos outfits mais trendy da estação e para o qual podem encontrar imensa inspiração, seja no Pinterest ou nas passerelles dos grandes estilistas.



D E S V A N T A G E N S

1. A dificuldade em conjugar as peças fora do contexto

Apesar deste ponto não se aplicar a todas peças, é muito comum termos dificuldade em conjugar uma das partes do matching set fora do conjunto a que está "destinado". Talvez seja por estarmos tão habituados a ver as peças juntas, que nem gostamos de as ver em mais contexto nenhum... E isso, para mim, como já devem ter percebido pelas últimas publicações relacionadas com consumismo, é algo que não quero ter no meu armário.

2. O sentimento de "obrigação" em comprar a segunda parte do conjunto

Há uns meses, andava à procura de umas calças mais clássicas e apaixonei-me completamente por umas da Zara - eram tudo o que tinha idealizado e ainda mais... Ainda mais porquê? Porque tinham um blazer lindíssimo a fazer conjunto, ou seja, faziam parte de um matching set. Como devem imaginar, tal e qual como me havia apaixonado pelas calças, pelo blazer o resultado foi igual e andei com as duas peças na mão pela loja enquanto espreitava as novidades. Já perto de chegar à caixa, comecei-me a aperceber de que tinha vindo até à Zara para comprar umas calças e que, ao comprar o blazer, já estava a quebrar a regra do "só compras o que precisas", simplesmente porque aquela segunda peça estava destinada a ser usada com as calças. Resultado? Só comprei as calças, mas sentia-me na obrigação de comprar a segunda peça, simplesmente por ser um conjunto.


Fazendo um balanço final, acho que é fácil perceber a que conclusão chegamos: temos mais vantagens do que desvantagens, por isso adquirir um matching set acaba por ser algo positivo. No entanto, quero chamar à atenção que isso só se verifica dependendo da importância que queremos dar a cada fator que analisei - e é exatamente por isso que sinto que ainda não tenho nenhum destes conjuntos no meu armário... Acabei por dar mais valor às desvantagens.

Seja como for, espero que se tenham inspirado um pouco nesta tendência de primavera e, se souberem de algum matching set que me fará ver ainda mais vantagens, fico muito ansiosa para que o mostrem! Deixem as vossas sugestões aqui pelos comentários!

xoxo,

Related Articles

2 comentários:

  1. Não sou muito de matching sets mas adoro ver e dão-me imensas ideias para me inspirar e criar looks com as minhas próprias roupas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso que tenho feito - não os compro, mas recrio inspirações semelhantes!

      Eliminar

Thank you so much!