In Organization Successful Life

Limpeza de Primavera: 4 Passos para Limpares o teu Armário


Olá! Apesar do tempo estar demasiado instável para nos restringirmos a uma secção específica do nosso armário - já que um dia andamos de t-shirt e, no outro, vamos buscar as camisolas de malha - estamos sempre a tempo de dar uma volta pelas peças de roupa que temos, fazendo uma limpeza geral àquele canto do nosso quarto que utilizamos todos os dias. Podemos usar as limpezas de primavera como "desculpa" para isso, mas, na verdade, tratar do meu closet é algo que gosto de fazer regularmente e que, por isso, acabei de aprender alguns passos que nos poderão facilitar este processo que tão chato pode parecer à primeira.


Para quem ainda não percebeu, podem ter a certeza que tirar tudo do meu armário, escolher as minhas roupas favoritas e voltar a arrumar tudo é uma das coisas que mais gosto de fazer em termos de limpeza, pois sinto que me dá uma paz interior tão grande que todo o tempo passado a dobrar roupa vale completamente a pena. (Já agora, para os mais curiosos com este tema, já há uma publicação no blog completamente dedicada à forma como o método KonMari nos ensina a dobrar roupa - mas hoje não iremos chegar a esse ponto). Por isso, na tentativa de vos passar este meu gosto, aqui ficam os 4 passos que realizo sempre nas limpezas de primavera ao meu armário:

1. Retirar todas as roupas por secções

Contrariamente ao método KonMari, não me sinto nada bem quando retiro todas as peças de uma só vez para as colocar em cima da cama - admito que isso me traz mais ansiedade do que qualquer outro ponto deste processo. Para evitar tudo isso, costumo retirar todas as roupas do meu armário sim, mas por secções: casacos, calças, calções & saias, partes de cima (e tudo o que ainda tiver para arrumar). Costumo fazer as seleções sobre as quais iremos falar no ponto 2 grupo por grupo pois, assim, não sou obrigada a fazer toda esta limpeza num só dia.

2. Fazer três pilhas de roupa: o que vamos manter, o que não vamos manter, o que está em dúvida

Todas as limpezas de armário implicam algo: deitar peças fora ou colocar peças para doar. Porque, todas as estações, há sempre algo que já não nos serve nenhum propósito ou que já não vai ao encontro do nosso estilo - é o mais natural, todos nós evoluímos. Por isso, sempre que retiro todas as minhas peças do meu armário, aproveito para escolher quais as peças a que irei dizer adeus (seja para deitar fora ou para doar) e ainda tenho sempre uma pilha da "dúvida" que fica pendente para a próxima vez que fizer a limpeza.

Fun fact: é raro manter algum dos itens que deixei em dúvida, quando faço a limpeza seguinte.

3. Dobrar e fazer os arranjos necessários às peças que mantemos

Depois de escolher todas as peças que irão voltar para o meu armário, gosto de confirmar se elas estão verdadeiramente em condições para serem usadas novamente. Por vezes, deixo peças pendentes no meu armário simplesmente porque precisam de ser passadas a ferro e eu não tenho tempo para o fazer na correria da minha manhã. Por isso, seja verificar se não precisam de nenhum arranjo, seja passá-las a ferro ou até mesmo dobrá-las de forma a que não me esqueça que elas existam, gosto sempre de ter a certeza que não irei colocar nada que não possa utilizar logo no dia seguinte no meu armário.

4. Arrumar tudo novamente, de forma realista

E, para terminar, temos de voltar a colocar tudo no nosso closet, claro. No entanto, apesar deste passo ser óbvio, queria destacar um ponto muito importante: não arrumes o teu armário de forma a que, no dia seguinte, não consigas manter essa arrumação. Ou seja, precisamos de ser mais realistas! Se não tens tempo para, todos os dias, arrumar a tua roupa conforme a sua cor, porque é que vais arrumar o teu armário após esta limpeza de primavera dessa forma? A melhor arrumação é aquela que é prática e acessível para nós, por muito que isso implique não ter as camisolas coordenadas conforme a densidade do seu tecido.

E, com estes 4 simples passos, fica terminada a limpeza de primavera ao vosso armário. Por muito óbvios que possam parecer, decidi escrevê-los aqui para vos motivar a tomar esta iniciativa e efetivamente começar a tornar esta prática algo regular com a mudança de estações. E não te esqueças: todos temos tempo para o fazer, é uma questão de priorizares as tuas tarefas!

xoxo,



Related Articles

2 comentários:

  1. Estava a precisar deste post! Também queria usar a desculpa das limpezas de primavera para fazer uma limpeza ao roupeiro e não sabia bem por onde começar. haha
    Obrigada pelas dicas!
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então agora já tens todos os passinhos, é só ganhar coragem (que, por vezes, parece mesmo ser a parte mais difícil). Beijinhos!

      Eliminar

Thank you so much!