In Organization

Tidying Up With Mary Ep.4: Como Manter a Casa Arrumada


Olá! Para terminar a série "Tidying Up With Mary", quis trazer-vos uma publicação que, de certo modo, vos impedisse de ter de repetir os restantes três passos desta rubrica novamente - ou seja, como é que podemos impedir a acumulação de tralha e a desorganização constante da nossa casa? Porque todos sabemos que uma divisão arrumada nunca aguenta mais do que algumas horas nessas condição. No entanto, até podia aguentar... E hoje vamos descobrir como podemos manter a nossa casa arrumada!


Mas antes de começar, respondo-vos à questão que devem estar a perguntar: hoje também iremos seguir o método KonMari? Não, infelizmente não. Na série, nada explicita este último ponto e foi exatamente por isso que o quis referir - a sua importância é quase tão grande como aprender a destralhar ou a dobrar roupa. Se não soubermos como manter a casa arrumada, então todo o trabalho que aprendemos a fazer nos últimos pontos desta rubrica será praticamente em vão - assim, a tralha voltará sempre.

E como é exatamente isso que não queremos, aqui vão algumas dicas para nos ajudar a manter sempre a casa minimamente arrumada!

Nas compras:
  • Fazer uma lista dos itens verdadeiramente necessários, para que não nos percamos naquilo que "podemos vir a precisar". Respeitar a lista de compras é um dos passos mais importantes para evitar a acumulação de tralha em todas as áreas.
  • Verificar sempre, antes de escrever a lista acima referida, os produtos/objetos/peças que temos ou não em casa - vê-los é diferente de fazermos uma lista com o auxílio da nossa memória e assim evitamos comprar coisas que já temos escondidas nos armários.
  • Quando se chega a casa, é importante arrumar logo as compras no lugar correto, em vez de acumular num monte e deixar para outro dia (é muito provável que as coisas acabem por ficar exatamente onde as deixámos).
  • Aproveitar para ir fazendo pequenos investimentos em materiais de organização, como caixas ou separadores.

Em casa:
  • Todos os dias, tirar entre 10 a 15 minutos para fazer mini tidy-ups nas divisões. Isto inclui arrumar pequenos objetos que possam estar fora do lugar, colocar no lixo coisas que já não iremos utilizar ou até fazer uma mini limpeza. Qualquer coisa que impeça a acumulação da desorganização.
  • Escolher um dia da semana para dedicar à limpeza e arrumação geral da casa - bastam algumas horas, não é preciso ser o dia inteiro. É o tempo suficiente para manter a casa minimamente arranjada e limpa.
  • Locais sujeitos a uma maior desarrumação - como o closet ou a despensa - devem estar planeados de forma a que não seja muito trabalhoso mantê-los organizados. Isto é, não criem sistemas de arrumação demasiados complexos (como por exemplo, no closet, organizar as roupas por cores), pois aí terão ainda menos vontade de reorganizar o vosso espaço, dando espaço à desarrumação.
  • Se não vives sozinho e a arrumação não depende só de ti, procura dividir as tarefas entre os restantes colegas de casa, para que ninguém tenha de acatar sozinho as limpezas e arrumações das zonas comuns.

Na tua mente:
  • Manter a casa arrumada é um fator extremamente positivo para que mantenhas também a tua mente longe do caos. Lembra-te dessa sensação de paz e calma para te motivares a tirar aqueles 15 minutos de organização, pois custa menos tirar poucos minutos várias vezes por semana do que deixar tudo para um único dia.
  • Se essa motivação não for suficiente, procura ver alguns vídeos (ou até mesmo a série da própria Marie Kondo), para que possas observar resultados reais, que farão aumentar a tua determinação e força de vontade.
E assim terminamos esta mini série dedicada à organização da nossa casa, do nosso espaço e da nossa mente. Se só chegaram aqui nesta publicação, convido-vos a ver as restantes 3 partes que poderão encontrar na categoria de "organização" aqui pelo blog.

O que acharam desta rubrica? Gostavam de ver mais séries deste género?

xoxo,



Related Articles

2 comentários:

  1. nice. boas sugestões. isto já é uma serie de coisas que tento aplicar na minha vida. sou bastente ocupada -- ou melhor, o emu trabalho ocupa-me muito tempo -- por isso tenho pouco tempo para arrumar. Mas tenho uma regra que ajuda muito:"Usa/Arruma". Basicamente consiste em arrumar as coisas mal as acabo de usar e nao deixar tipo largadas num sitio random. Para mim o pior é a roupa e os sapatos...
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço isso - mesmo que não o faça logo, acabo sempre por arrumar tudo antes de sair de casa, porque já sei que, quando voltar, não vou ter vontade de arrumar nada!
      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!