In Get Inspired Organization Successful Life

Study Motivation: Como Arrasar a Época de Exames (antes que ela nos arrase a nós)


Olá! Apesar de saber que nem todos os que me lêem são estudantes e muito menos estão enterrados em exames e trabalhos finais, este tem sido o meu ambiente ultimamente e a verdade é que a minha cabeça não consegue abrir os seus horizontes muito para além de livros, apontamentos, folhas e documentos Word. Por isso, decidi canalizar toda esta minha energia numa publicação para vocês, onde resumo um pouco dos meus hábitos e vos trago algumas dicas que aplico para rentabilizar o meu estudo e o tornar mais eficiente. E, sim, ler esta publicação não conta como procrastinação do estudo... Estão oficialmente perdoados pela minha pessoa, continuem a ler!


De maneira a tornar esta publicação também um verdadeiro exame (mas para este não precisam de estudar, relaxem), escolhi explicar-vos as minhas dicas a partir de perguntas que quero que coloquem a vocês mesmos e sobre as quais reflitam antes de ler a minha reposta. Por isso, estamos prontos? Ready, set, let the exams begin...
  • Porque é que continuas a adiar o inevitável?
Começar é o mais difícil, eu sei, mas por vezes só precisamos de um empurrãozinho. Por vezes também fico presa quando preciso de começar um trabalho ou iniciar uma nova etapa do estudo exatamente por não saber como nem por onde começar... Mas, quanto mais adiamos, mais difícil se torna. Se em vez de adiarmos o inevitável ao passar umas horas no telemóvel à espera que nos venha alguma iluminação divina, utilizássemos essas mesmas horas para procurar uma solução - e nem seriam preciso tantas - estaríamos a gerir o nosso tempo de uma maneira muito melhor.
  • Conheces a tua própria rotina de estudo?
Sabes verdadeiramente quais são as horas em que te sentes mais concentrado? Consegues delinear o teu verdadeiro plano de estudos ou sentas-te na tua secretária sem saber bem o que tens de fazer naquele dia? Principalmente na época de exames - em que tudo o que fazemos é estudar - é importante educarmos o nosso corpo, para que este se habitue a uma rotina fixa: horários, materiais e métodos de estudo. Só ao criares a tua própria rotina é que vais conseguir responder às necessidades do teu corpo, como por exemplo descansar ao meio da manhã ou simplesmente estar mais concentrado durante a noite: cada um terá as suas características de estudo. 
  • Observa o teu ambiente de estudo: está limpo? Arrumado? É motivante? 
"Lá vem ela outra vez com a mesma conversa..." devem pensar aqueles que já me lêem há algum tempo. No entanto, este é um ponto onde eu vou continuar a insistir até perceberem a influência que o ambiente que vos rodeia tem no vosso nível de produtividade. Se não encontram nenhum lugar em vossa casa que sintam ser adequado, saiam e procurem uma biblioteca ou um café onde se sintam confortáveis e prontos a trabalhar.

  •  Sentes-te com energia ou arrastas-te por entre os livros?
Para aqueles que não sabem, vou-vos dizer uma pequena surpresa: sabiam que é possível sobreviver à época de exames sem nos sentirmos a desfalecer a cada segundo? Para além dos cafés - que devem ser o motor mais utilizado pelos estudantes, mesmo não sendo o mais saudável - existem várias coisas que podem despertar a vossa energia e vos ajudar a sentir mais acordados: dormir as horas indicadas de sono, não abusar no açúcar ou até mesmo fazer um pequeno workout antes do estudo para mexer esse corpo que, por esta altura, continua colado à cadeira da secretária.

  • Quando foi a última vez que leste um livro por gosto?
Há mais maneiras de estudar do que o típico método "ler, sublinhar e resumir" e alguns desses métodos conseguem ser bem mais interessantes, ajudando-nos a praticar a matéria de uma forma não tão penosa como a que estamos habituados que seja. Seja ler um livro, ver um filme ou uma série que vos interesse e que aborde o tema a estudar; seja através de vídeos explicativos no YouTube (ou até mesmo não explicativos... Só para terem noção, tenho andado a estudar francês através de YouTubers francesas de moda e beleza! Ups!). A ideia é simplesmente esta: encontrem novas formas de estudar e aprendam com elas!



Estas são as cinco dicas que tenho essencialmente seguido para me preparar nesta época de exames. Admito que é sempre uma altura complicada, mas não tem de ser assim tão complicada como a maioria dos estudantes o faz parecer: organizem-se e tudo será bem mais simples! A partir daí, basta serem disciplinados com o trabalho a realizar!

xoxo,



Related Articles

6 comentários:

  1. Aprecio o que escreves. És a prova de que os teus métodos são eficazes. Parabéns filhinha!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante querida! Apesar de já ter passado essa fase, são dicas que são sempre úteis ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, seja para qualquer tipo de trabalho!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  3. O meu maior problema nesta época é sentir-me sem energia e desmotivada.
    Os ataques de pânico que tenho tido ultimamente, dão cabo de mim.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, é uma questão de procurares as melhores formas de controlares a tua ansiedade. Aos poucos, tenho a certeza que vais conseguir! Força!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!