In Get Inspired Successful Life

Motivação vs. Disciplina: Qual escolho para 2019?


Olá! Se me pedissem para descrever a receita perfeita para um 2019 de sucesso, eu responder-vos-ia: 50% de motivação com 50% de disciplina e trabalho árduo. Enquanto muitos passam o mês de janeiro a dar tudo de si em cada passo necessário ao cumprimento dos seus objetivos, outros preferem dosear esse esforço pelo ano inteiro, de maneira mais ponderada e organizada, mas, por vezes, sem a determinação necessária ao sucesso. Aos primeiros, chamo-lhes de motivados. Os segundos, por sua vez, são os disciplinados. Em qual destas categorias te deves inserir em 2019? Sinceramente, a resposta certa é tão simples quanta esta: nenhuma, deves equilibrar um pouco das duas.



Começando pela motivação, penso que esta seja quase uma consequência do tão esperado new beginning que o novo ano nos traz. A ideia de termos uma nova oportunidade, uma forma de começar de novo, é tão contagiante que acaba por transparecer até nos mais cépticos. No entanto, a motivação não deve ser apenas um resultado do ambiente que nos rodeia, mas sim algo que vem de dentro - algo que somos capazes de despoletar em nós mesmos, sempre que necessitamos. E, sim, leram bem: nós somos capazes de criar essa motivação dentro de nós mesmos... Querem saber como o faço?
  • (Re)ler os meus objetivos e o plano que tenho em mente é uma das coisas que mais me ajuda a ganhar determinação, pois é como se a minha lente mental se voltasse a focar na meta que realmente importa.
  • Conhecer histórias de sucesso ou simplesmente ler publicações/ver vídeos que me inspiram são formas muito simples de me mostrar tudo aquilo que estou a perder face a um momento de pura procrastinação. E isto resulta mesmo! Se estou com preguiça a meio do estudo, obrigo-me a ver vídeos de study motivation, de modo a recuperar a força e a motivação.
  • Tornar o meu ambiente de trabalho motivador por si mesmo. Seja através de vision boards - sobre os quais já dediquei uma publicação inteira - ou com simples frases, a decoração do espaços onde trabalho tem de incluir estes pontos fulcrais.
No entanto, por mais truques que tenhamos, a verdade é que nem sempre iremos sentir-nos as pessoas mais motivadas do mundo - e não se culpem por isso, é completamente normal! Assim, é aqui que entra a segunda parte da receita milagrosa para um 2019 de sucesso: a disciplina; ou, como eu gosto de lhe chamar, "não quero trabalhar, mas faço-o à mesma porque tem de ser".



Uma das perguntas mais irónicas que fazem diariamente é "gostas de estudar?", ao qual eu respondo, muito sinceramente, não (e é verdade, há mil e uma coisas mais interessantes para fazer da vida!). A admiração que advém na sequência da minha resposta termina sempre com uma afirmação deste género: "Mas isso é impossível, estás a mentir! Tu estudas todos os dias, tens de adorar estudar!". Qualquer dia irei ficar com os olhos presos de tanto os revirar nestes momentos... Para todas as pessoas que seguem uma linha de pensamento semelhante, só tenho uma palavra para vocês: disciplina.

Disciplina é terem vontade de passar o resto da tarde deitados no sofá a ver séries, mas começarem a fazer aquele trabalho chato, porque ninguém o vai fazer se vocês não derem conta dele. Disciplina é saber que terás 10 trabalhos para entregar numa semana, por isso, começas todos o mais cedo possível, de modo a que o trabalho não se acumule numa bola de neve de stress, ansiedade e noites mal dormidas. Mas a disciplina não cai do céu, a disciplina adquire-se, treina-se, obtém-se com uma muita força de vontade. Felizmente, eu tenho alguns conselhos para vos ajudar a introduzir este modo de vida:
  • Deixem que as to-do lists sejam as vossas melhores amigas e desafiem-se a cumprir tudo aquilo com que se comprometeram a fazer para cada dia.
  • Evitem distrações quando se concentram num trabalho: algo tão simples como fazer scroll pelo telemóvel pode quebrar o vosso nível de concentração e fazer com que se desviem do vosso objetivo, acabando mais uma hora a procrastinar.
  • Nunca se esqueçam de tirar um tempo para fazer aquilo que realmente gostam. O segredo da disciplina está em ser disciplinado o suficiente para não nos esquecermos de incluir a nossa série favorita num dos afazeres do dia.

Assim, há que compensar os momentos em que estamos mais desmotivados com a nossa disciplina e tentar incluir no trabalho árduo toda a motivação que nos levará cada vez mais longe. É o equilíbrio destes dois fatores que devemos escolher para o nosso 2019, pois essa é a combinação perfeita para um ano de sucesso a nível pessoal e profissional!

xoxo,


Related Articles

6 comentários:

  1. Amei o post :D Feliz Ano Novo! Que este seja um ano incrível pra você, repleto de coisas boas :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Um feliz 2019, cheio de sucesso e de desejos concretizados!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito interessante! Espero que o teu 2019 seja óptimo! Gostei muito das tuas dicas para concentração e disciplina. Já sou adepta das to-do lists mas admito que às vezes distraio-me um pouco e deixo acumular...

    Beijinho,
    Carolina
    w-her.e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que gostaste! Sem dúvida que este é um ponto que precisa de trabalho ao longo do ano - e admito que também tenho os meus momentos de preguiça - mas as vantagens que nos traz são ótimas e vale a pena focarmo-nos nele!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu tenho muitas dificuldades em estar motivada e a encontrar motivação confesso.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tens de identificar de onde vem essa dificuldade, para mim é do telemóvel e acredito que para muitos também o seja... Vamos todos melhorando aos poucos!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!