In Learning&Concepts Personal

Será que Conheces o Teu Tamanho de Soutien?


Olá! São mais de 90% as mulheres que não conhecem o seu verdadeiro tamanho de soutien - eu própria estava incluída nesta estatística até há uns dias, até ter conhecido o trabalho e todo o conceito que envolve a Dama de Copas. Mas antes de falarmos da solução, há que falar do problema e este prende-se essencialmente com o medo que temos em abordar assuntos mais íntimos (e que, no entanto, fazem parte do nosso dia a dia), como falar do nosso próprio soutien. Alguma vez leram uma publicação sobre este tema? Se sim, então serão uma exceção à regra... Hoje, na nova publicação, vamos abordar este assunto sem tabus, sem ter medo de colocar as perguntas mais básicas e, assim, aprender do zero a utilizar uma peça de roupa que faz parte do nosso quotidiano.


Acreditem ou não, quando a Dama de Copas me contactou para fazer uma visita à sua loja, fiquei apreensiva e demorei a responder - não fazia a mínima ideia de qual seria a vossa reação e, por isso, estava claramente de pé atrás. Contudo, o conceito ia muito para além de vergonhas ou de receios... Bastou-me começar a perceber um pouco do trabalho desta marca para ter a certeza de que vos trazer este tema seria demasiado importante para sequer tentar arranjar uma forma de evitar a questão.



Ora, soutiens... A maioria de nós usa, outras preferem não o fazer. A escolha é pessoal e, na minha opinião, não é discutível, pois cada uma sabe como funciona e o que é mais adequado para o seu corpo. No entanto, se a vossa escolha é utilizar, há que saber fazê-lo corretamente, para não danificar o vosso peito, as vossas costas e outros problemas que poderão vir a provocar se a utilização desta peça for incorreta. Para tornar todo este processo de conhecimento mais simples, vou dividir o tema em quatro partes - as que me parecem mais relevantes.

A escolha do soutien

A primeira diferença que notam ao entrar na Dama de Copas é a diversidade de tamanhos que podemos encontrar comparativamente às restantes lojas de lingerie e daí decorre a necessidade de fazer uma bra fitting - isto é, uma consulta para definir e encontrar o nosso tamanho de soutien correto. Pequeno disclaimer: nós não temos apenas um único tamanho correto, visto que este pode variar com a marca e o tipo de soutien, podendo inclusive chegar até aos 5 tamanhos diferentes, mas todos adequados ao nosso corpo. 

Claramente, o tamanho correto a que eu cheguei é um tamanho que não encontro no range de tamanhos que as típicas lojas oferecem e acreditem que a sensação de experimentar o soutien que verdadeiramente se adequa ao nosso corpo é... bem, precisam mesmo de experimentar para saber.



Ao nível dos tipos de soutien existentes no mercado - isto é, push-up, com enchimento, sem alças, de desporto, bralette - seria um pouco injusto e incoerente da minha parte estar a aconselhar o melhor, visto que aquele que foi o melhor para mim poderá não ser o melhor para vocês que estão desse lado. É uma questão de experimentar e estar aberto a todos os tipos, sem medos nem preconceitos!

Como colocar

Acreditam que eu não sabia como colocar um soutien corretamente? Pode parecer algo ridículo, e infantil até, mas aposto que vocês também não devem saber... Muitos dos gestos e movimentos que fazemos ao colocar esta peça íntima podem prejudicar a nossa postura e, por isso, é importante conhecer qual a forma correta de a colocar, tal como temos atenção à nossa postura quando estamos sentados. Pode parecer uma comparação um pouco bizarra, mas há que ter a mesma atenção a ambos.

Como não sou a maior especialista neste assunto, deixo-vos algumas fotos do pequeno desdobrável que me foi dado com estas informações, mas que são ainda muito melhor explicadas pelas queridas especialistas que se encontram na loja. É por estes pequenos pormenores que aconselho verdadeiramente a consulta de bra fitting!



Cuidados a ter

Os principais cuidados a ter com o vosso soutien, após a compra, prendem-se com dois aspetos: a forma como os lavam e a forma como os arrumam.

  • Ao nível da lavagem, devem lavar esta vossa peça de roupa íntima separada das restantes peças e, claro, não o devem fazer à máquina - os soutiens têm materiais muito específicos, como as rendas e os elásticos, que se danificam ao longo do tempo com esse tipo de lavagens. Para a lavagem à mão, a Dama de Copas vende um detergente próprio, que cumpre todos os requisitos necessários à boa manutenção do soutien (e que eu tenho adorado, principalmente pelo cheirinho!).
  • Ao nível da arrumação, existem duas maneiras corretas de arrumarem os vossos soutiens, tendo em conta a existência ou não de enchimento: devem deixá-los abertos na gaveta, se seguirem a primeira opção, ou então colocar as copas uma por cima da outra, se forem soutiens sem padding.



Mitos e Verdades

Soutiens com aros são prejudiciais à saúde.

MITO. Mas depende, supostamente não... Se usarem o tamanho incorreto de soutien, os aros poderão efetivamente apertar demasiado o vosso peito e possivelmente criar alguns perigos à vossa saúde. No entanto, não existe nenhum problema associado diretamente aos aros, desde que o soutien esteja adequado ao vosso corpo.

Devo dormir sem soutien.

MITO. Durante o dia, esta peça cria um suporte que se irá perder se a sua utilização for negligenciada durante a noite. Por isso, sim, devemos dormir com soutien, mas este deve ser adequado à situação, existindo peças mais adequadas para os momentos de descanso do que para o dia a dia. Bralettes ou outros soutiens dentro do mesmo género serão a melhor opção para estes momentos.

A copa deve preencher todo o peito, não podendo "cortá-lo" a meio.

VERDADE. Este é um dos pontos mais importantes na escolha da copa correta, pois é uma daquelas situações onde o uso irregular pode ser verdadeiramente prejudicial à nossa saúde. Se tens soutiens mais antigos onde este caso se verifica, tenta substitui-los por uns que sejam verdadeiramente o teu tamanho.



Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os serviços e preços da Dama de Copas, deixo-vos aqui o seu site, para que possam fazer a vossa pesquisa. Quem procura as lojas físicas, estas podem ser encontradas em Lisboa, no Porto, em Braga e em Leiria (por isso sim, meninas de Leiria, aqui está uma ótima oportunidade para conhecerem uma das lojas mais recentes na nossa cidade!). Mais alguma questão, deixem nos comentários e eu irei tentar responder-vos o mais acertadamente a tudo!

Espero que tenham gostado deste tema e, se quiserem que eu traga novos assuntos sem tabus aqui ao blog, deixem-me o vosso feedback!

xoxo,





Related Articles

2 comentários:

  1. Eu julgo usar o tamanho correto, no entanto já ando para experimentar damas de copas à muito tempo! Um dia tenho mesmo que ir! Eu costumo lavar o soutien sempre separado das outras roupas, sendo à mão neste caso.
    Gostei muito deste post! Bem informativo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, o nosso tamanho verdadeiramente correto não está disponível nas lojas ditas "normais", por isso é sempre bom passares pela Dama de Copas para descobrires se não há algum que se adeque ainda mais ao teu corpo!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!