In Decor

De Que Cor é o teu Natal?


Olá! Em pleno século XXI, será errado responderem vermelho ao título desta publicação. Por muito que essa nunca deixe de ser a cor tradicional do Natal, existem tantas outras que têm aparecido nesta nossa época mágica e que, sem dúvida, têm vindo para ficar, dando aso a espaços irreverentes, mas que não deixam de ter o seu toque natalício. Por isso mesmo, e porque apelo sempre a que dêem asas à vossa imaginação, venho trazer-vos algumas inspirações ao nível de cores natalícias, que vos poderão ajudar a sair um pouco fora da caixa, no que toca às decorações desta época que tanto gostamos de espalhar pela casa! E, claro, não podemos deixar de agradecer ao Pinterest por ser um grande impulsionador desta nossa inspiração... O que seria de nós sem ti, Pinterest?
Vamos começar pelo básico: como devemos conjugar as cores natalícias? Não sou nenhuma expert em decoração, mas há uma fórmula que nunca falha:


base de tons neutros + 1/2 cores de destaque

Se formos pela conceção tradicional desta fórmula, então pensaríamos numa base de tons brancos, prateados ou dourados, conjugados com vermelhos e, talvez, uns toques de verde. Como sabemos, se algo ganhou o estatuto de "clássico", então por algum motivo será e podemos ter a certeza de que esta conjugação de cores é o verdadeiro must de Natal. Apesar de ser algo do nosso conhecimento, vamos ver algumas inspirações...



All White & Neutral



A minha conjugação favorita de cores dos últimos tempos tem sido esta e, aqui, a fórmula muda um pouco... Em vez de termos cores de destaque, fazemos a combinação apenas entre os tons neutros - brancos, cinzas, beges, dourados e prateados. Pode parecer uma verdadeira confusão, mas a verdade é que todas estas cores se interligam muito bem, não tendo grande dificuldade de conjugação.

Também gostam deste estilo mais moderno?


Pink Vibes



A primeira pessoa que vi a juntar toques de cor-de-rosa a uma árvore de Natal foi a youtuber portuguesa Inês Rochinha e admito que foi uma combinação daquelas que primeiro se estranha e depois se entranha. É claro que este é um dos tons que se insere na categoria de "tons de destaque", no entanto, se falarmos de rosas mais pastel, já podemos criar uma combinação mais ao estilo dos neutros.

Seja qual for a fórmula que preferirem, há sempre uma maneira de inserir uma das minhas cores favoritas na época mais mágica do ano, mesmo que esta cor tradicionalmente se afaste do Natal. Como já disse, não há limite à imaginação!


Dark Side of Xmas



Para aqueles que tanto gostam dos tons mais negros e que devem estar habituadíssimos a ouvir "o preto é para dias tristes, o Natal é uma época feliz", aqui vai uma boa notícia: é mais do que possível inserir este tom na vossa decoração de Natal! Há várias formas de o fazer, mas a mais original que eu encontrei pelo Pinterest é tão simples quanto arranjar uma árvore de Natal preta... Para quem não quiser chegar a um nível tão hardcore, existe sempre a opção de inserir esta cor nos tons base ou até colocar alguns detalhes em cores mais escuras. Velas, pratos, ornamentos para a árvore - é uma questão de inspiração e imaginação!


Forest Inspired


Por fim, outra ideia que me chamou bastante à atenção e que vai bastante ao encontro dos tons neutros são os pormenores em madeira. Esta vibe bem rústica tem sido uma das últimas grandes tendências que podemos observar quando falamos de decorações de Natal e também se inclui no meu top de favoritos, por me fazer relembrar do conforto de uma lareira e até mesmo do conforto que a nossa casa nos proporciona no Natal. No geral, este tema prende-se muito com texturas e pequenos detalhes, muitas vezes criados através de DIYs, que conjugam muito bem com o tema do pinheiro do Natal e que remetem, como já disse, para esse toque rústico. Se forem fãs deste tipo de decoração, há formas mesmo giras de o aplicar na época natalícia.

Agora é a vossa vez... Contem-me: são fãs do estilo clássico ou pretendem ir arriscando com estas novas tendências de decoração? Qual foi aquela que vos chamou mais à atenção?

xoxo,




Related Articles

4 comentários:

  1. O meu natal é sempre vermelho e dourado!

    ResponderEliminar
  2. Adorei estas tuas inspirações, o meu natal é sobretudo vermelho.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Dentro da tradição, também está sempre muito bem!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!