In Events Personal

Black Friday: A Minha Opinião


Olá! Já há um ano que tenho este gosto amargo na boca e precisava de desabafar convosco, principalmente porque acredito que muitos se irão identificar com o que aqui irei escrever... A minha verdade sobre a Black Friday não é tão bonita como a que muitos blogs pintam, principalmente nesta semana, e, por isso, sem querer referir-me a nada em específico, venho contar-vos a minha experiência do ano passado e que marcou muito a forma como vejo este pequeno "feriado capitalista" nos dias de hoje. Vamos a um pequeno storytime?


Era sexta-feira - obviamente - e eu tinha acabado de sair da minha aula das 8h30, quando, pouco passavam das 10h, decidi ir espreitar as promoções da Zara. Na verdade, não foi uma decisão do momento, porque esta vontade já andava a fervilhar na minha cabeça há uns dias. E porquê? - perguntam vocês. Porque me apetecia comprar algo... Eu não precisava de nada, até porque tenho um armário a abarrotar de roupa, precisava simplesmente de satisfazer a minha sede de compras. E por mais que eu não quisesse admitir, esta era a pura e dura realidade que se passava na minha cabeça.

Claramente, a Black Friday era a desculpa perfeita para conseguir corresponder ao meu consumismo... Que motivação consegue superar "preços mais baixos"? (Sim, está entre aspas e não foi por engano, foi até bastante propositado.) O primeiro que nunca comprou algo simplesmente porque está "mais barato" atire a primeira pedra... Alguém? Ninguém? Entretanto, a Inditex riu-se. E prometo que a partir de agora irei tentar - repito, tentar - deixar os comentários sarcásticos de lado e continuar esta pequena história.

Meanwhile, já estava na Zara, quando, para meu espanto, nada me estava a agradar. Nem um par de calças, nem uns brincos, nem uma simples camisola... Devem estar a pensar que, como é óbvio, este foi o momento em que meti de lado a minha sede de compras e volto para casa. Certo? Errado. Insisti e insisti, até que consegui levar duas camisolas para o provador. Na altura, prometo-vos que me pareceram bonitas - mas esse foi um sentimento que se evaporou logo no dia seguinte... A única explicação que vejo para este fenómeno tão estranho é que o desejo de ter uma peça nova no meu armário era tanto que qualquer coisa me assentava bem ou me parecia um bom complemento às peças que já tenho. Por isso, levei uma dessas camisolas, juntamente com uma mala que já andava a namorar há algum tempo.

E a história não acaba aqui...

É que, para além de estar a levar algo que não correspondia na totalidade ao meu gosto, levei uma peça com um preço estupidamente caro para um "desconto". Vamos ser muito sinceros... Há exceções, obviamente, mas as promoções da Black Friday, numa grande maioria das lojas, vivem de construções estratégicas de preços, onde o consumidor não fica a ganhar. Mais uma vez, repito, há exceções e eu própria já encontrei boas promoções, mas a verdade generalizada é esta mesmo e todos, mesmo que seja só lá no fundo, sabemos isso.

Com esta publicação, tenho dois objetivos:
  1. Desabafar e ver se de uma vez por toda aprendo a lidar melhor com os meus impulsos consumistas. E claro que estes desabafos podem ter-se materializado em comentários demasiado sarcásticos, admito.
  2. Alertar-vos para este tipo de situações, pois sinto que se eu tivesse levado um grande abanão naquele dia, não estava aqui hoje a escrever esta publicação. Por isso, fica aqui o conselho de uma amiga.
Dito isto, adorava saber as vossas experiências com a Black Friday: sejam elas boas ou más - porque sinto que todos podemos aprender muito com as estratégias e os erros uns dos outros.

xoxo,


Related Articles

10 comentários:

  1. Não me admira nada essa história, acredito que é comum a muitas pessoas. A verdade é que a Black Friday não tem mesmo os descontos espetaculares que promete, na maior parte das vezes são estratégias de preços como tu dizes ou então este marketing todo que faz com que as pessoas fiquem loucas e comprem coisas exageradamente. Há, claro, exceções (como a Worten, que está a vender MacBooks a 700 euros. O preço normal deles ronda os 1200 euros), mas são poucas.
    Aquilo que me está a meter nojo agora é que não é só Black Friday, apenas um dia. Há quem faça Black Weekend e algumas lojas já começaram ontem. Daqui a nada dura a semana inteira :0.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por sentir que muitos já devem ter passado pelo mesmo, é que tive tanta vontade de a partilhar... Podemos todos conhecer muito bem as estratégias deste dia, mas se não falarmos sobre elas abertamente, estaremos a cair num grave erro!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nem de propósito! Estava neste momento a ver as promoções online a pensar levar dois casacos, e ajudaste-me a decidir que não vale a pena. Consumismo por consumismo é desnecessário, dispendioso e muito triste... E é difícil resistir à tentação. Obrigada!

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que, apenas com esse comentário, já valeu toda a pena ter escrito este post! Obrigada pela partilha!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Para mim, black friday é online... Não consigo sequer imaginar ir para aquela confusão! Em relação aos preços, eu acho que só compensa quando realmente estamos a "seguir" o artigo e sabemos que a promoção é real. Há tanta gentinha que é completamente enganada nestes dias sem dar por ela...

    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito verdade! Muitas vezes, se já conhecermos bem o artigo, podemos encontrar uma promoção que verdadeiramente interesse!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nem sempre a Black Friday é o melhor dia para comprar coisas baratas! Por vezes passa tudo por uma campanha de marketing. Acho que nestes dias devemos comprara aquilo que queremos e precisamos mesmo! E ver, claro, se o preço está efetivamente mais baixo... Acima o mais importante é comprara aquilo que precisamos!


    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O marketing da Black Friday é mesmo impressionante e acaba por nos dar aquela sensação de "talvez até precise disto"... E isso é assustador!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. De facto precisamos ter cuidado, porque por vezes somos movidos por impulsos e acabamos por não gostar muito do que compramos.
    Descobri o teu blog e beijinhos de uma colega flupiana! xD

    ResponderEliminar

Thank you so much!