In Successful Life

Voltar à Rotina: Bom, Mau ou Mais ou Menos?


Olá! Para quem não me acompanha nas redes sociais, deixo aqui o disclaimer de que, bem, voltei à rotina e as férias de verão levaram com elas os três posts semanais - infelizmente sim, vamos voltar apenas às terças e quintas de publicações. No entanto, nem tudo neste regresso à rotina é mau... Podemos dizer que é um momento agridoce na minha vida, como imagino ser na vossa, por isso, hoje, vamos debater isso mesmo - a rotina - será boa, má ou comme ci comme ça?
O que significa para vocês voltar à rotina? Todos sabemos que, para a grande maioria, setembro é um mês de recomeços - seja no regresso ao trabalho, às aulas, aos dias passados no sofá a tentar encontrar o rumo da vida. É um regresso à rotina, seja qual ela for. E isso é bom ou mau? Para alguns, setembro traz uma motivação quase tão grande como o ano novo, é um "segundo janeiro" repleto de novas oportunidades recheadas de motivação. Para outros, regressar à rotina é o tormento que marca o fim do verão, isto é, o término oficial das férias. Mas porque é que cada um tem uma visão tão diferente deste regresso? Será da paixão que temos pela nossa rotina? Será da nossa vertente mais pessimista?

Cada um terá a sua explicação, mas, na verdade, todos sabemos o quão bom é sentirmo-nos motivados com a vida que levamos, com a rotina que temos, pois é essa que preenche os nossos dias. E desde quando é que nos deixámos de apaixonar pelo nosso dia a dia? Quando é que a rotina passou a ser sinónimo de tédio, aborrecimento, talvez até arrisque  a dizer "tristeza"?  Voltar à rotina devia ser algum bom. Querem uma lista de vantagens?
  1. Seriamos mais motivados para acordar todas as manhãs.
  2. Iríamos chegar ao final do dia com uma sensação de concretização e felicidade.
  3. Não passaríamos a semana à espera do fim de semana.
  4. Não passaríamos o ano à espera das férias.
  5. Aproveitaríamos cada segundo de cada dia, de forma presente e consciente.
Acho que não preciso de dizer mais nada, é nestes ideais que suporto a minha opinião. No entanto, claro, devem estar a pensar que não conseguimos acordar de manhã, dizer "adoro a minha rotina" e, puff, a vida fica perfeita. Mentira. Conseguimos fazê-lo sim. 

Como posso passar a gostar da minha rotina?
  • Mentaliza-te de que está nas tuas mãos ter uma atitude positiva ou negativa perante a vida. Tanto podes passar o dia a criticar o que tudo de mal te aparece à frente, como podes aprender a apreciar as pequenas coisas surpreendentemente boas que a vida te oferece. E, aqui, a escolha está só nas tuas mãos.
  • Começa o dia a fazer algo que adores. Pode parecer uma autêntica heresia em sequer pensar acordar um pouco mais cedo do que o tempo que precisamos para nos despachar e meter porta fora, contudo, a nossa manhã pode ter uma influência gigantesca no nosso dia. Em vez de viveres uma manhã cheia de correrias e stresses, já alguma vez pensaste em viver uma slow morning?
  • Não concentres a tua energia numa única área. Não, não estou a dizer que precisas de ser multitasker e de fazer uma tonelada de coisas ao mesmo tempo. Sim, estou a dizer que na vida há um tempo para tudo e que não devemos estar sempre focados no mesmo. Ter um hobbie para além do trabalho, praticar um desporto que te acelere o coração, devorar livros de fantasia... Qualquer coisa que te afaste da rotina, deve ser inserido na tua rotina.
  • Se não te sentires bem, muda. Por mais positivos que sejamos, pode sempre haver algo que nem o sorriso mais bonito do mundo consegue melhorar e não há problema nisso. E porquê? Porque temos sempre a oportunidade de mudar... Mudar a nossa rotina para algo que nos agrade, mudar de trabalho para seguir a nossa verdadeira paixão, mudar de país se não nos sentimos em casa. É um passo gigantesco, mas é um passo essencial para quem não se sente bem.
Por isso, neste mês de recomeços, faz um esforço para aprender a gostar da tua rotina. Aprende a sorrir às segundas-feiras e não só às sextas. Aprende a chegar a casa com o cansaço pelas costas, mas com o coração cheio. Aprende a dizer "ainda bem que ainda é terça-feira!".

xoxo,


Related Articles

8 comentários:

  1. Adorei o teu post. Confesso que o voltar à rotina me dá mix feelings, não tenho problemas com as aulas nem com as pessoas que me rodeiam na universidade, pelo contrário, gosto imenso de estudar e dos meus amigos, na verdade se não tiver trabalho começo a estranhar XD- No entanto estar longe de casa, da família do meu namorado e até mesmo do meu gato faz moça, muita moça e venho para Lisboa sempre de coração apertado por querer ficar com eles lá.
    Gostei imenso das dicas e vou tentar meter em ordem a do acordar mais cedo e fazer algo que adoro! kiss^^

    Patsilvarte : blog -> Giveaway | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo completamente o que queres dizer, também o sinto na perfeição... Mas é algo a que nos temos de ir habituando! Boa, força nisso!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. ótimas dicas, gostei bastante.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  3. Dicas muito boas mesmo :)
    Beijinhos
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Adoro o post, ótimas dicas:))))
    Beijinhos, Bom fim de semana:)Karina
    Novo post: http://openklosetfashion.blogspot.com/2018/09/dello-clinique-hairspabody-and-more-in.html#disqus_thread

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está tudo bem, obrigada!
      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!