In Relaxing

5 Maneiras de Lidar com o Stress || Regresso às Aulas #3


Olá! Para além da compra de material escolar, das novas rotinas de organização e do entusiasmo da possibilidade de recomeçar, o regresso às aulas é também, infelizmente, muito marcado pelo stress. E não houve mês mais stressante na minha vida do que setembro do ano passado... A mudança de cidade, de casa, de tipo de ensino - de tudo, basicamente - foi a causa de várias crises de ansiedade que, até hoje, sinto que poderia ter evitado. Por isso, para vos ajudar nesta nova etapa, seja ela um recomeço em grande ou um simples início de mais um ano letivo, aqui ficam 5 maneiras de como podemos lidar com o stress.

1. Recolhe o maior número de informações possível

Para mim, quanto mais controlo sinto que tenho sobre uma situação, melhor e mais tranquila me sinto com ela. Assim, tenho sempre o cuidado de ver e rever as várias informações que me são dadas sobre este meu regresso às aulas: datas importantes, horários, informações sobre o programa de cada disciplina/cadeira, livros e material necessário. Esta é uma maneira de não só nos sentirmos mais descansados com a ida para o desconhecido, como também de nos prepararmos para entrarmos nas aulas com o pé direito (ou esquerdo, depende do que vos faz sentir mais confortáveis).

2. Concentra-te no presente

Pode parecer que está a contrariar o conselho que acabei de vos dar, mas não, há um tempo para tudo - tanto há tempo para pensarmos no futuro, como para vivermos o presente. Digo isto porque algo que me ajuda bastante é a capacidade de me conseguir abstrair das situações que irão marcar o meu futuro e que, por consequência, me fazem criar cenários irreais e stressantes na minha cabeça. Assim, poder concentrar-me no dia que estou a viver e nas situações que estou realmente a passar, não me deixa chegar a sentir essa ansiedade. E como é que o faço? Tanto vai da leitura de um livro até à prática de meditação e yoga.

3. Não descuides o self-care

Passamos a maioria das férias concentrados em aproveitar para carregar energias e cuidar de nós mesmos; no entanto, quando chegam as semanas que antecedem o início das aulas, tendemos a esquecermo-nos das premissas com as quais entrámos nas férias de verão. Mas é exatamente nesta altura que devemos intensificar o self care! Vamos passar por momentos stressantes e isso é impossível de evitar, por isso, quanto mais relaxados e tranquilos entrarmos no nosso novo ano escolar, melhor saberemos lidar com cada situação complicada que este nos trará. Seja a fazer home spa ou a cuidar da nossa pele, qualquer rotina de cuidado próprio é bem-vinda!

4. Cria uma rotina

Pode parecer que estou apenas mais uma vez a insistir neste tema, mas é porque a sua importância se reflete em imensas áreas da nossa vida. Criar uma rotina é criar um conjunto de hábitos, de preferência saudáveis, que irão caracterizar os nossos dias... Ter uma rotina é ter a segurança de que todos estes passos se realizarão na nossa vida, é ter a certeza que, no meio de tanto encontro com o desconhecido, haverá algo certo quando nos levantarmos de manhã. Para alguns pode parecer aborrecido, mas para mim é um verdadeiro essencial.

5. Aceita-te

Só aprendi verdadeiramente a lidar com o meu stress quando me aceitei e reconheci como uma pessoa que sofre de ansiedade - ignorar para quê? Eu sou assim e, agora que já me aceitei, já posso aprender a melhorar-me. E este ponto serve para qualquer característica que gostem menos em vocês mesmos... Primeiro, reconheçam-na, depois, aceitem-na e, por fim, melhorem aquilo que precisa de alterações.

Estes são os meus pontos essenciais para lidar com o stress de regresso às aulas. Esteja em que ano estiver, o friozinho na barriga do primeiro dia nunca desaparece e tenho a certeza que este ano não irá ser exceção. Resta-me aceitar e tomá-lo como um verdadeiro entusiasmo que caracteriza a possibilidade de um recomeço em grande!

Têm mais dicas para partilhar connosco?

xoxo,


Related Articles

10 comentários:

  1. Adorei o post. Ajudou me imenso,porque este ano vou para uma escola nova e estou um pouco nervosa. Obrigado
    ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que vai correr bem! Tenta não pensar demasiado no assunto, pois quanto mais pensares, mais cenários irreais vais criar... Concentra-te apenas em guardar muita energia positiva dentro de ti!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei imenso imenso das tuas dicas!!! É algo que me acompanha imenso, principalmente na faculdade....

    Beijinhos ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre fui uma pessoa muito ansiosa, mas, com o passar do tempo, fui aprendendo algumas dicas para o evitar. Espero que sejam úteis!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Amei as dicas!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. A mim não são as aulas, mas o regresso ao trabalho que me deixa stressada :)

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino, quando passar este período da minha vida e iniciar o "regresso ao trabalho", acredito que irei passar pelo mesmo! Muita força!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que esta altura do ano dá-me sempre um pouco de ansiedade, até criar a tal rotina que falaste.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso de ter tudo muito bem organizado para me acalmar um pouco e saber lidar com o recomeço que aí vem!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!