In Personal Reviews

TAG: 7 Provérbios, 7 Livros


Olá! Num dos meus passeios pela blogosfera, descobri recentemente uma TAG que me apaixonou e me deu uma vontade quase instantânea de lhe responder. Como não vos falo de livros há demasiado tempo, decidi juntar o útil ao agradável e escrever esta publicação que responde às perguntas criadas pela mar. Aqui, iremos pegar nos provérbios portugueses e associá-los a um livro da nossa pequena biblioteca... Respondam comigo, pois prometo que são perguntas bem interessantes!
1. A pensar morreu um burro.
Um livro que enrolou, enrolou, enrolou e parecia nunca mais chegar ao fim.

"The Book of Illusions", do Paul Auster, foi um livro que fui obrigada a ler para uma avaliação de faculdade. É uma história interessante, sim, mas é daquele tipo de livros que acontece imenso no início, depois enrola, enrola, enrola e só volta a ter algum interesse a umas páginas do fim. Gostei da história, gostei do início, gostei do final... Mas mais valia ter passados umas centenas de páginas do meio à frente!




2. Mais vale tarde que nunca.
Um livro de que não estavas a gostar muito, mas depois *puff fez-se luz* teve um final muito bom.

"The Girl On The Train", de Paula Hawkins, foi um livro que me perturbou bastante durante quase toda a sua leitura... Não é que não fosse um bom livro, muito pelo contrário, mas é uma história que nos deixa inquietos, perturbados e irritados com as personagens - e admito não ser a maior fã disso. No entanto, é também um daqueles thrillers cujo final vale cada bocadinho da história e lê-lo foi como se todas aquelas perturbações tivessem finalmente uma resolução, que me fez pousar o livro na minha estante em paz.




3. Antes só que mal acompanhado.
Um livro único (stand-alone) espetacular.

"Gone Girl", de Gillian Flynn, foi durante muito tempo um dos meus livros favoritos. Ainda hoje não consigo explicar o porquê de ter adorado tanto cada pormenor deste livro, apenas consigo dizer uma coisa: assim que o lerem, irão perceber. E, claro, tenho de admitir que, mesmo sendo muito bom, o filme não chega nem aos calcanhares do livro.




4. A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha.
Um livro muitas vezes comparado a livros ou sagas populares, mas que ficou um pouco abaixo das expectativas.

Talvez possa considerar os livros do John Green como o meu guilty pleasure de literatura, no entanto, nos meios destes, houve um que me desiludiu bastante... "O Teorema de Katherine" é, na minha opinião, um dos poucos livros deste autor onde as personagens não têm o nível de complexidade emocional a que este nos habituou - muito pelo contrário, parece-me um livro fútil e baseado numa história sem grande nexo. Na altura em que o li, a adolescente dentro de mim nem o desprezou completamente, mas agora não consigo ter uma opinião positiva dele.




5. Para bom entendedor, meia palavra basta.
Um livro curto, mas bom.

Menos de 200 páginas compõe um dos livros que mais me cativou - "The Great Gatbsy", de F. Scott Fitzgerald. Não preciso de dizer grande coisa, pois sei que a maioria já deve conhecer do que se trata este livro, mas sempre que o leio, consigo devorá-lo em poucas horas ou em poucos dias. É como se este me transportasse para a época em questão e eu teimo em não querer sair desse pequeno universo paralelo - só saio quando acabo e fico sempre a pedir mais.




6. Todos os caminhos vão dar a Roma.
Um livro e/ou universo literário para o qual gostavas de viajar.

Não, desculpem desiludir-vos, mas não vou responder Hogwarts. O meu universo paralelo de sonho sempre foi e sempre será Nárnia... "The Chronicles of Narnia", de C. S. Lewis, contém o local para onde eu mais gostaria de viajar.




7. Quem te avisa, teu amigo é.
Recomenda três livros.

"Flores", de Afonso Cruz. Porque é o meu livro favorito de todos os tempos, porque é um escritor português com um coração lindo e porque é uma história que não sai da nossa cabeça.

"Big Magic", de Elizabeth Gilbert. Porque é um livro real, para pessoas reais, e que inspirou imenso a minha criatividade e a forma como a encaro.

"1984", de George Orwell. Porque nunca é demais referir este livro, que é um verdadeiro clássico, que merece ser lido por toda a gente.




E, já sabem, como em todas as TAGs a que respondo, sintam-se automaticamente nomeados para a transportarem até ao vosso blog. Gostei mesmo muito destas perguntas, eram diferentes e originais, por isso espero que também tenham gostado das minhas respostas.

xoxo,


Related Articles

16 comentários:

  1. Gone Girl também é, sem dúvida, um dos meus livros favoritos! É mesmo um ótimo livro!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto do mistério que o envolve e da forma como a história é relatada... Quando achamos que já temos a certeza do fim, aparece algo que nos faz ficar confusos! Adorei mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro esta tag! De momento estou a ler o 1984, ainda vou no início mas até agora estou a gostar! E fiquei muito curiosa com o Gone Girl!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 1984 foi um livro que fui adiando, mas fiquei tão feliz por finalmente o ter lido! Se gostas deste tipo de livros, de certeza que vais adorar o Gone Girl!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Aw que tag tão gira! Eu também gosto muito do Gatsby. Vou apontar as tuas sugestões, que ainda não os li! O 1984 já estava na lista. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gatbsy é um clássico que estará sempre nos meus favoritos! Aponta, sim, acho que vais adorar...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tenho mesmo que ler o Gone Girl, adoro o filme por isso se dizes que é mil vezes melhor tenho que experimentar.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No livro, a história é contada de forma completamente diferente do filme, e, na minha opinião, é bastante melhor... De certeza que vais adorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. É mesmo! Fiquei completamente cativada!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei essa tags e de quebra vc me indicou vários livros mto bons, já quero ler todos rss

    Bjss


    Blog Adriane Quaresma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Então espero que me digas depois se gostaste destas sugestões!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. adorei esta tag, é tão engraçada!!!
    acho que não seria capaz de lhe responder, tenho de expandir a minha coleção de livros primeiro
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tens imenso tempo para isso... Mas quando sentires que tens livros suficientes, responde, é mesmo divertido!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Por acaso eu li o "1984" e não gostei nada xD
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso gostar bastante daquele género de literatura para gostar, I guess. Mas para mim vai ser sempre um clássico!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!