In Organization Successful Life

Rotina de Organização || Regresso às Aulas 2018 #1


Olá! Depois de muito me pedirem, finalmente trago-vos a minha rotina de organização que, apesar de não ser totalmente dedicada ao regresso às aulas - utilizo-a simultaneamente para organizar a publicação de conteúdos - é um ótimo ponto de partida para criarem o vosso próprio método de organização. Porque este é um ponto fulcral quando falamos de organização: copiarem passo a passo a rotina de alguém nunca resultará, pois têm sempre de a personalizar ao vosso gosto e medida. Por isso, tendo isto em mente, vamos finalmente passar ao que vos trouxe aqui hoje...
Agenda

Vamos já começar pelo ponto mais trabalhoso: a agenda. E porquê o mais trabalhoso? Porque é o centro de tudo - é aqui que começa a minha organização e onde anoto todo e cada pedacinho da minha vida.





O que anoto na minha agenda?

Como vos disse, eu anoto TUDO! Desde eventos pessoais até dias de publicação e de reuniões, passando pelas datas das minhas avaliações e entregas de trabalhos. Todos os dias, dou uma vista de olhos pela página referente àquele momento, para ter a certeza que não me escapa nada... Aliás, para isto funcionar a 100%, costumo verificar se tenho tudo orientado para a minha semana, logo na segunda-feira. Assim, se estiver mais atrapalhada com algo que tenha uma data limite próxima, já sei que prioridades hei de definir.

Como organizo a minha agenda?

Não tenho um código de organização muito específico, pois ainda não sinto necessidade de o fazer. Como tenho uma agenda com vista diária, a única coisa que faço é colocar cada tarefa/evento conforme o seu horário (para os meus atrasados, experimentem adiantar sempre 30 minutos quando anotam o horário de algo na vossa agenda). Para além disso, se houver alguma informação importante relativa à tarefa em questão - seja um local, uma nota a não esquecer ou até mesmo um nome - anoto-a sempre no mesmo local, pois sei que é aí onde estarei mais atenta.






Dicas & Truques
  • Personaliza a tua agenda, para que seja o mais apelativa possível. Quanto mais parecida contigo estiver, mais vontade terás de a utilizar.
  • Se te esqueces de apontar os teus compromissos, experimenta utilizar uma agenda em versão digital: o calendário da Google é uma ótima opção.

Planner

Para além da minha agenda, utilizo ainda dois planners - um semanal e um mensal - que me permitem ter uma vista mais geral da minha semana e do meu mês. É aqui que recorro quando preciso de verificar a minha disponibilidade ou definir prazos gerais para ter o meu trabalho pronto.





O que aponto no planner mensal?

Reuniões, eventos, testes e trabalhos. Tudo aquilo que precise de uma preparação relativamente demorada, estará apontado no meu planner mensal, para que tenha uma organização visual clara e simplificada. Poder ter as datas dos meus compromissos definidos de forma tão clara no meu calendário, permite-me reduzir o stress, pois torna-se muito mais fácil de planificar cada semana, cada dia e definir cada prioridade.

O que aponto no planner semanal?

Utilizo este planner para fazer um apanhado geral dos acontecimentos da minha semana e, para além disso, é aqui que costumo planificar os meus conteúdos. É uma informação mais pormenorizada que o planner mensal, mas não tão pormenorizada como na agenda - geralmente, não coloco horários nem informações extra. Para mim, a maior vantagem de um planner semanal, é que me ajuda a dividir o trabalho que preciso de fazer pela semana, de forma clara e objetiva.





Dicas & Truques
  • No planner mensal: se tiverem um compromisso que necessite de uma grande preparação (como por exemplo, um teste), assinalem com cores fortes os dias que o antecedem, onde apenas se irão dedicar a esse compromisso.
  • No planner semanal: escrevam de lado um apanhado geral das tarefas mais importantes da semana - este planner da Miya's Tales tem mesmo um local específico para colocar o mais importante.
To-Do List

E para terminar a minha rotina de organização (que sim, eu sei, é gigante... Mas eu adoro!), estão as minhas tão famosas to-do lists. As pequenas listas intermináveis de tarefas e tarefas por realizar são aquilo que mais utilizo para preencher os meus dias.





O que anoto na minha to-do list?

Todas as tarefas que tenho de realizar nesse dia e ainda guardo um espaço para aquilo que poderei vir a adiantar. Gosto mesmo de esmiuçar ao mais pequeno pormenor cada tarefa, pois sinto que assim tenho mais motivação de a realizar, por não ser um quebra-cabeças gigante, mas sim um trabalho simples e rápido: por exemplo, se tiver de estudar para uma cadeira, gosto de escrever "ler da página x a x", "passar apontamentos a limpo", "sublinhar um x tema" e não escrever simplesmente "estudar".

Dicas & Truques
  • Escrever as tarefas por ordem de prioridade, colocando aquilo que precisamos mesmo de fazer logo no topo da lista.
  • Não criar listas irreais, que contenham tarefas que já sabemos que serão impossíveis de concretizar. O nosso tempo não estica, por isso, quanto mais realistas formos, melhor nos iremos sentir connosco mesmos no final do dia.
  • Ser o mais específico possível para cada tarefa.

Espero que não tenham ficado assustados com tanta informação, mas esta é a minha rotina de organização. É verdade que nem sempre consigo manter este ritmo, também tenho semanas onde só me apetece seguir a maré e não planificar nada... Mas volto sempre a este método, porque é assim que consigo organizar-me na perfeição entre as diferentes áreas da minha vida.



E vocês? Como se organizam?

xoxo,


Related Articles

12 comentários:

  1. Faz tanto tempo que não estudo que nem sei.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu uso esta rotina para tudo, principalmente para planear conteúdos!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tão organizada! Eu uso sempre o meu bullet journal, faço sempre uma vista mensal e outra semanal. Tenho também outros cadernos onde aponto coisas mais especificas :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava imenso de criar um bullet journal, mas não tenho jeito nenhum para isso... Por isso é que gosto de ter tanta coisa!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem organizada! Nem eu que sou organizada sou assim tanto mas é bom porque assim não escapa nada, dentro do possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que cada um cria uma rotina à sua medida... Como tenho muita ansiedade, esta foi a melhor maneira de a controlar! Resulta comigo!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Admiro a tua organização! E estas dicas vão ajudar-me imenso com a entrada na faculdade :)

    Um grande beijinho
    https://whaaatifni.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo-te a maior sorte para essa entrada, de certeza que vai correr tudo bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei os teus métodos, na minha agenda vai ser a mesma coisa! Beijinho

    BLOG | INSTAGRAM | PINTEREST

    ResponderEliminar
  6. Tenho o planner da Miya's Tales e adoro. Recentemente comprei a agenda da mesma marca e já não vivo sem ela.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tornou-se mesmo numa das minhas marcas de papelaria favoritas! Adorei os produtos!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!