In Looks

Shopping Guide #3: Provadores - Sim ou Não?


Olá! Na publicação de hoje quero lançar um pequeno debate nos comentários, para que todos possamos discutir um tema que suscita sempre opiniões opostas no blog. Vamos falar de provadores... Será que devemos experimentar a roupa em loja ou não? Para melhor discutirmos esta questão, irei aqui deixar-vos alguns pontos a favor e contra aos provadores e, no fim, irei deixar-vos a minha opinião - apesar da maioria já a conhecer bem. Por isso, depois de lerem o que tenho para vos deixar, não hesitem em deixar a vossa opinião nos comentários, para que todos conheçam os vossos argumentos.


Então, que pontos estão a favor da utilização dos provadores?
  • Descobrir como a roupa nos assenta. Muito mais importante do que gostarmos de uma peça, é saber como essa peça nos assenta - se o tamanho é o correto, se o corte nos favorece, se a cor é a adequada para o nosso tom de pele. São vários os fatores a ter em conta antes da compra de uma peça de roupa e, nos provadores, poderemos testá-los a todos.
  • Facilidade de troca. Tantas vezes que levei para os provadores uma peça no tamanho errado... No entanto, estar na loja dá-me a possibilidade de poder trocar cada peça sem qualquer restrição ou dificuldade. Ao ter todas as possibilidades (ou quase todas) no local exato onde estou a experimentar a peça, tenho também uma maior probabilidade de ter uma tarde de compras de sucesso.
  • Escolhas sinceras. Somos muito mais seletivos e honestos nas nossas escolhas, se estas forem feitas antes de ser pagas... Por exemplo, ao comprarmos uma peça que iremos experimentar em casa, vamos tentar sempre procurar pontos positivos na mesma que não nos obriguem a ir até à loja devolvê-la. Contrariamente, se experimentarmos a peça nos provadores, iremos analisar a forma como a peça nos assenta de maneira mais realista.
E quais são os pontos contra a utilização dos provadores?
  • A confusão, a desarrumação, o desconforto. Admito que a maioria das lojas, nomeadamente as cadeias de fast fashion, não proporcionam a melhor experiência de provadores. São espaços pequenos, apertados, sem um local adequado para colocarmos os nossos pertences e que, geralmente, estão apinhados de gente. Experimentar as peças em casa proporciona um maior conforto e uma maior calma, que nos permitem ver a roupa com outros olhos.
  • As luzes. Conheço imensa gente que não gosta de utilizar os provadores, porque sente que as luzes estão colocadas de forma a termos uma imagem negativa do nosso corpo... e eu não posso negar. Apesar de ser um ponto mais pessoal, é um argumento que afeta muita gente e que não deveria ser ignorado, porque a mudança por parte das lojas acabará por ser crucial.
  • A pressa é inimiga da perfeição. Todos estes fatores, como o desconforto e a confusão, levam-nos a querer passar o menos tempo possível nos provadores, o que torna um pouco incomodativo este processo de escolher a peça perfeita e acaba por enviesar as nossas escolhas.
Estes são os pontos que, para mim, são mais relevantes. Agora, será que vale a pena aguentar os pontos negativos em favor das vantagens que podemos retirar de uma ida aos provadores? Na minha opinião, sabem bem que sim. Sempre fui muito a favor dos provadores e nunca saio de uma loja sem passar por um, mesmo tendo em conta toda a confusão, mesmo estando uma fila gigantesca que chegue até à porta... Não consigo comprar uma peça sem ter a certeza que esta me assente bem, pois não vejo vantagens nenhumas em fazer essa mesma decisão em casa, após a ter comprado. Por isso, como devem imaginar, sou muito a favor dos provadores e tento sempre contornar os pontos negativos com algumas estratégias: ir em horas mais calmas, abstrair-me do ambiente à minha volta e concentrar-me apenas na peça que estou a vestir.

Agora é a vossa vez, são apologistas de uma ida aos provadores? Sim ou não?
Contem-me tudo nos comentários!

xoxo,


Related Articles

23 comentários:

  1. Eu sinceramente vou sempre ao provador, no entanto é a tal coisa as luzes só me deixam deprimida e eles se fossem espertos colocavam era luzes boas para a malta achar que fica bem e tudo e comprar tudo XD. No entanto sempre experimentei porque não sabia da existência da vertente devolver, pensei que fosse só possível trocar... tendo isto em conta a semana passada já estava a morrer das costas e pés e por isso trouxe 3 pares de calças para experimentar em casa, não custa nada ir lá novamente por isso se calhar (principalmente na altura dos saldos) vou começar a apostar por experimentar em casa. kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube - novo víde: Ikea hacks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre achei que as luzes eram uma má jogada por parte das lojas, algo mais favorecedor a nós, também seria favorecedor para eles... Claro, fizeste bem em levar para casa! Podes sempre devolver!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Sem dúvida que sou a favor dos provadores! É uma facilidade que as lojas nos oferecem, a de podermos experimentar tudo no local. Beijinhos,

    https://blog-lemagazine.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente contigo, se as lojas nos dão essa facilidade, mais vale aproveitar!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu sou muito a favor dos provadores! Acho sinceramente que são um mal necessário porque aquelas luzes - meh - mas realmente a meu ver a facilidade de troca faz a diferença!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está, que boa expressão - são um mal necessário! Concordo, as vantagens acabam por se sobrepor aos pontos negativos.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. achei um post mega interessante, muitos parabens!!
    eu sou totalmente a favor dos provadores, acho que nunca comprei uma peça de roupa sem a experimentar antes em casa!! Não consigo ter uma boa perceção da roupa sem vê-la vestida primeiro. No entanto, eles deviam trocar aquelas luzes horrendas, nisso concordo na perfeição
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Sim, também preciso sempre de ver como a roupa me assenta... Não consigo levar nada sem ter essa imagem primeiro. Acho que devemos mesmo insistir na questão das luzes!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que não sou de utilizar os provadores exatamente pela confusão!
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto nada de apanhar muita confusão, por isso é que tento sempre ir em horas mais calmas.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Sou totalmente de acordo contigo!
    Ainda que me canse imenso utilizares provadores, principalmente quando fico cheia de calor por estar sempre a 'tirar e por' roupa e ainda pior quando o provador é mini e quase não te consegues mexer. Não consigo levar uma peça sem a experimentar, só se for algo básico que tenho a certeza ABSOLUTA que serve e fica bem, tipo uma t-shirt larga. Até porque levar uma peça para casa que depois dás conta que não fica bem, é muito mais chato voltar à loja para trocar, isto porque nem coloco a hipótese de ter em casa uma peça que comprei para nunca usar.

    Beijoca querida <3
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, por mais incomodativo que seja e por mais chatices que nos traga, acaba sempre por ser mais vantajoso experimentar as peças no provador. Quando compramos as peças, é porque estas nos assentam bem e podemos usá-las!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Penso que uso sempre os provadores. E tal como tu tento sempre ir nas horas mais calmas, quer em tempo de saldos e noutras coleções. Num dia de confusão perco sempre vontade de ir ao provadores e acabo por nem comprar peça de roupa.

    OHCRLN
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumo ser assim, mas admito que já estava uma vez cerca de meia hora numa fila de espera de um provador, porque queria mesmo aquela peça... Guess what? Não me assentava bem e acabei por não a levar, devia ter feito como tu!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Para mim é essencial ir aos provadores nas lojas! Não corro o risco de trazer uma peça que não me fica bem no corpo... <3

    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo um essencial numa ida às compras!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Pessoalmente não consigo escolher um lado. Parte de mim sabe que precisa deles, porque sofro de uma ansiedade imensa se não experimentar cada peça que quero levar (talvez por ser uma pessoa super esquisita e por levar 1 em 5), contudo outra parte detesta porque sinto uma pressão enorme, já me aconteceu entrarem enquanto estou a mudar de roupa e para além disto são sítios minúsculos onde mal me mexo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de precisarmos mesmo, acaba sempre por não ser o sítio mais agradável para estar... Isso também já me aconteceu e é bem complicado. Mas acho que todas essas desvantagens acabam por ser compensadas nas vantagens!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu odeio ir experimentar roupa mas às vezes lá tem de ser, para depois não ter de ir trocar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que não é algo que ninguém adore fazer! Mas lá tem de ser...
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Também sou como tu. Além disso, adoro de morte organizar a roupa e deixá-la à minha maneira :D Também costumo doar e acho que faz todo o sentido... ao menos alguém que lhe dê uma nova vida :D

    Concordo com tudo o que escreveste e não mudava uma vírgula. Calças experimento sempre. T-shirts, camisolas e camisas, nunca experimento porque sei os meus tamanhos certos. Como ando numa fase muito seletiva, já não me deixo comprar por impulso e, mesmo nos provadores, não ligo às pressas e penso bem sobre o assunto :P

    NEW GET THE LOOK POST | 2 COMPLETE CEREMONY LOOKS UNDER €60 :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ando a tentar fazer isso - ter mais calma, pensar bem e não agir por pressa ou por impulso. Por isso é que gosto tanto de ir às compras sem horas marcadas!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Costumo experimentar apenas as calças na loja.... Apenas porque o meu número de calças varia muito consoantes o modelo... Partes de cima experimento tudo em casa e se não gostar vou lá trocar!!

    Beijinhos
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar

Thank you so much!