In Events Organization

5 Dicas para Organizar um Evento Local


Olá! Organizar um evento pode ser uma bela dor de cabeça… Com tanto em que pensar, é fácil perdermo-nos nas listas e listas de tarefas a realizar e que, por vezes, acabamos mesmo por deixar de lado. Para facilitar este processo, o M’s Journal, em parceria com a Fixando, reuniu algumas dicas de como podem organizar com sucesso um evento local. Para quem não conhece, a Fixando é uma plataforma online de origem portuguesa que facilita a contratação de serviços locais. Através da sua plataforma web, esta ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, quer se trate da contratação de um Eletricista, um profissional de Remodelações, um serviço de Catering, um Fotógrafo ou um Contabilista. Existem mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis. E, hoje, concentramo-nos nos serviços necessários à organização de um evento!

Planear com antecedência.
Há uma regra de ouro quando se organiza qualquer evento: planear com antecedência. Primeiro, porque quando se organiza um evento há 100% probabilidade de acontecerem imprevistos. Depois, porque todo e qualquer evento exige bastante tempo de divulgação, o que também só conseguimos fazer quando se planeia com antecedência.

Escolher um local conhecido e de fácil acesso.
Quando estamos a planear um evento apenas a nível local, o espaço onde vamos fazer o evento é muito importante. É conveniente escolher um local conhecido, respeitado e com boa reputação na área. Também é fulcral que seja um sítio de fácil acesso (com lugares de estacionamento e próximo do transporte público), para que toda a gente consiga ir.

Procurar voluntários.
Por um lado, os voluntários vão ajudar a assegurar uma série de tarefas antes e durante o evento. Por outro, funcionam como relações públicas do evento: de certeza que vão falar à família e amigos do evento, convidar conhecidos através das redes sociais, etc. Procurem sempre voluntários da zona onde vai decorrer o evento!

Catering ou animação: apostar em talentos locais.
Um grande faux-pas é contratar desconhecidos para o evento. Quando se trata de eventos a nível local, é imperativo procurar fornecedores locais com boa reputação, locais que as pessoas gostem de frequentar e, se for caso disso, artistas locais (música, dança) para animar o evento.

Animar o evento & contratar um DJ
Já que falamos em animação: quem é que gosta de um evento sem música? Quer seja música enquanto não começa, quer seja música ambiente ou uma festa, é sempre bom ter banda sonora. A melhor forma de garantir uma boa playlist é contratar um DJ para eventos e, se não sabem como começar a procurar, deixo aqui dois links úteis:


Já alguma vez organizaram um evento na vossa cidade ou na vossa universidade? Como é que correu? O que fariam diferente? Contem-me tudo nos comentários!

xoxo,




Related Articles

8 comentários:

  1. Dicas maravilhosas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Nunca organizei nenhum evento do género! Só mesmo festas de anos ;)

    Boas dicas, que poderão vir a ser necessárias, quem sabe!

    Beijinho e boa semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo essas já dão uma boa dor de cabeça, este tipo de dicas é sempre útil!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Mariana
    Sei a dor de cabeça que é organizar um evento, e mais ainda o trabalho dos que executam as tarefas, porque aqueles que apenas orientam o trabalho poupam-se mais!!! Mas são sem dúvida umas boas dicas!!!
    xoxox

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que há trabalho para todos os lados, mas pelo menos estas dicas facilitarão a organização daqueles que orientam! Quando está tudo bem organizado, até é mais simples executar as tarefas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Boas dicas babe! Gostei imenso.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. utilidade publica sem duvida! tenho a certeza que este post me vai ajudar bastante nos meus projetos futuros, well done girl!

    beijinhos,
    Uma Africana Blog

    ResponderEliminar

Thank you so much!