In Looks

Shopping Guide #2: Época de Saldos


Olá! Chegámos a uma das alturas do ano preferidas de muito amantes de moda, maquilhagem, calçado ou tudo o que quiserem incluir nesta lista: a época de saldos, o período onde conseguimos comprar certas peças e produtos a preços mais acessíveis. No entanto, não é pelos preços baixarem ou por haver uma maior oferta que iremos gastar menos ou encontrar bons achados... Muito do que vemos nos saldos não são boas opções de compra e, por isso, há que saber distinguir entre aquilo onde devemos gastar o nosso dinheiro ou não. E é disso que iremos falar neste Shopping Guide!
Então, aqui ficam os meus 5 passos de como encontrar os melhores achados nos saldos:

1. Comprar pelas peças, não pelos preços

Muitas vezes caímos na tendência de comprar algo porque está bastante barato e não por gostarmos da peça ou do produto em causa - e isso é algo que tem de acabar... Se comprarmos algo pelo seu preço, iremos acabar por não lhe dar uso nenhum, visto que foi simplesmente uma necessidade criada no momento. Os preços não fazem as peças, são as peças que fazem os preços, é por isso que, por vezes, compensa mais comprar algo um pouco mais caro mas que tenha uso, do que algo baratíssimo que ficará apenas a apanhar pó no nosso armário.

2. Esperar por uma nova rebaixa: sim ou não?

A grande dúvida que me assombra sempre que vou aos saldos é: será que daqui a uns dias esta peça ficará ainda mais barata? E imagino que não seja a única que tem esse medo. Apesar de não ter uma resposta 100% certa, acho que, geralmente, consegue-se distinguir as peças que terão uma nova rebaixa das que não baixarão o preço. 

Primeiro, é necessário ver a quantidade/os tamanhos da mesma peça que existem na loja: se houver muitos tamanhos e muitas peças paradas nos cabides, é porque, muito provavelmente, o preço desta peça voltará a baixar. 

De seguida, há que ter uma noção da estação a que pertence a peça. Na maioria das vezes, as peças que têm uma nova rebaixa são aquelas que não pertencem à estação do momento - neste caso, as peças de outono e inverno.

E, por fim, nunca se esqueçam de verificar se a peça em questão já sofreu mais do que uma rebaixa de preço... quanto mais vezes o seu preço já tiver sido reduzido, menor é a probabilidade de que isso volte a acontecer.

3. Foco nas necessidades do presente

Comprar uma a peça com a ideia de que futuramente irei usá-la é algo que devemos evitar sempre que entramos numa loja. O futuro é muito incerto, principalmente na moda, e nunca sabemos se os nossos gostos, o nosso tamanho ou até mesmo as nossas necessidades se irão alterar... Comprar um peça é sempre comprar algo para o presente (ou então para um futuro próximo do qual tenhamos total conhecimento, como um evento planeado).

4. Básicos ou statement pieces?

Será que nos saldos vale mais a pena comprar básicos ou statement pieces? Ambos, mas dependendo da altura dos saldos. Nas primeiras semanas, devemos dedicar a nossa procura a peças que se destaquem nas montras da loja - são as peças que serão mais escolhidas, que serão mais remexidas e que, muito provavelmente, se irão esgotar mais rapidamente. O preço deste tipo de peças não costuma baixar muito, por isso não há necessidade de aguardar por novas rebaixas. Os básicos, por sua vez, podem aguardar até aos últimos dias, porque estarão sempre lá! É neste fim de saldos que conseguimos encontrar peças que usamos no dia a dia, a preços ridiculamente baixos, como 1€ ou 2€.

5. Uma visita aos saldos não é suficiente

Numa altura em que a confusão é quem mais reina, é quase impossível encontrar bons achados em apenas uma visita aos saldos. Na primeira vez, costumo ter uma visão geral daquilo que poderei vir a comprar e, para além disso, foco-me nas peças que mais rapidamente se esgotarão. A partir daí, é sempre uma questão de ir procurando pelas tão típicas pechinchas que todos nós queremos encontrar. Por isso, como já devem ter percebido, quanto mais paciência tiverem, melhor se sairão nesta caça aos grande achados.

Depois desta publicação, tenho a certeza que estarão todos mais do que aptos para encontrar as melhores peças e os melhores produtos nos saldos. Por isso, corram para o shopping e façam ótimas compras! 

xoxo,

Related Articles

16 comentários:

  1. Focar nas necessidades é mesmo essencial! Estes saldos, felizmente, tenho conseguido fazer isso e noto realmente a diferença!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um dos meus maiores erros anteriormente e que me fazia não usar a maioria das coisas que comprava... Desde que comecei a seguir este truque, notei uma enorme diferença!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acho que já gastei algum dinheiro este ano mas foi tudo em peças que estava a precisar... Tenho o armário a precisar de ser renovado, tirei sacos de roupa esta semana. Gostei das dicas e só tenho uma a acrescentar na coisa dos tamanhos e rebaixas. Se virem que há poucas peças do vosso número mas que ainda poderá voltar a baixar, comprem e mantenham a etiqueta até usarem, se entretanto voltarem as compras e ainda não tiverem usado a peça, coloquem-na no carro e levem convosco. Se tiver baixado o preço levam uma amiga, devolvem a peça ela apanha-a e vocês voltam a comprar mais barata ;) kiss^^

    Patsilvarte : adoras decoração então vê isto no blog | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa dica, isso dá imenso jeito! Acho que também a vou começar a utilizar! Muito obrigada pela tua partilha!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Óptimas dicas, o difícil nos saldos é precisamente fazer essa distinção, do essencial e do que não é.

    Beijinhos,
    By Cláudia

    Sorrir e Sonhar por Mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem tantas marcas que utilizam os saldos para "despejar" peças antigas, que torna-se difícil para nós escolher o que realmente vale a pena...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelentes dicas! Os saldos são uma altura em que devemos estar bastante concentrados naquilo que apenas necessitamos hehe
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, focarmo-nos nas nossas necessidades é a dica-chave!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá
    Eu nos saldos aposto em sapatos, botas, sandálias enfim... calçado. E também nas carteiras. Mas já fiz óptimos negócios nas últimas rebaixas. As tuas dicas são muito boas. Eu já comprei o que queria nos saldos agora só se for algo que goste com um preço altamente tentador😁😁😁
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já comprei aquilo que estava a precisar, mas vou ficar atenta se houver alguma promoção à qual nem devia resistir!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu já fui aos saldos 3 vezes e encontrei bons achados.

    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em ir fazendo pequenas visitas, acaba por ser muito mais produtivo!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Amei estas dicas! Ainda não consegui ir aos saldos, mas talvez vá este fim de semana!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aproveita para utilizar alguns destes pequenos truques... Boas comprinhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu fico aguardar por segundos saldos, contudo e, se já não tem o que queremos?
    Eu ainda não fui aos saldos, mas este fim de semana devo de ir! a ver se estão bons :)
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo esse medo, também o tenho... Por isso é que tento sempre perceber aquilo que vai esgotar e o que não! Boas compras!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!