In Reviews

Review "O Livro do Hygge: O Segredo Dinamarquês para Ser Feliz"


Olá! Como é que os Dinamarqueses conseguem ser o povo mais feliz do mundo? Qual é a característica comum à maioria das pessoas desta cultura, mas que nos escapa a nós? Este é o tipo de perguntas que nos passa pela cabeça, sempre que ouvimos os resultados do ranking mundial da felicidade. Muito provavelmente existe um segredo... Mas qual será? É disso que trata o livro de que vos venho falar hoje.
Meik Wiking é o presidente do Happiness Research Institute, sediado na Dinamarca, e o autor do "Livro do Hygge". Afirmando ser conhecedor do segredo para felicidade, é isso que este partilha ao longo de todo o livro, baseando-se apenas num único conceito - o hygge. Mas, afinal, o que é o hygge?

Hygge (n.): A quality of cosiness and comfortable conviviality that engenders a feeling of contentment or well-being (regarded as a defining characteristic of Danish culture).

Ou seja, como podem ver, para além de ser um conceito muito associado à cultura dinamarquesa, é ainda o principal responsável pelo bem-estar e pela felicidade deste povo. Assim, Wiking irá dar-nos, ao longo de todo o livro, alguns conselhos de como podemos alcançar uma vida mais assente no hygge. Desde o que vestir até ao que comer, todos os pontos da nossa vida serão focados nestas páginas, auxiliados por exemplos práticos, para que consigamos transformar a nossa vida numa fonte de felicidade. Parece um ótimo conceito, não é? Foi tudo isto que me fez comprar o livro em primeiro lugar.



Mas será que todo este conceito está bem claro no livro?

Sem dúvida que sim, isso não posso negar! No entanto, como em todos os livros, lê-lo teve as suas vantagens e desvantagens...

O que mais gostei:
  • As imagens. "O Livro do Hygge" é um livro extremamente visual, que vale cada cêntimo só pelas imagens inspiradoras e agradáveis que embelezam as suas páginas. Fiquei fascinada com cada paisagem, cada flatlay, cada foto ilustradora da comida falada no livro. É um ponto que ultrapassou completamente as minhas expetativas e que me dá vontade de desfolhar este livro vezes sem conta, simplesmente para retirar inspiração.

  • A escrita. Ler este livro assemelha-se a falar com um amigo. Meik Wiking, mesmo estando a aconselhar-nos, não adota nenhuma posição de superioridade ou de sabichão na sua escrita. Esta está repleta de frases que nos transmitem calma, paz, tranquilidade e segurança. São uma companhia para cada noite, onde apenas estás tu, o livro e a luz das velas.

  • A cultura. Para além de ser um livro que foca a nossa felicidade, também é um livro que nos educa culturalmente. Admito que aprendi imenso ao ler "O Livro do Hygge": aprendi conceitos de outras línguas, informei-me sobre estatísticas, conheci novos artistas plásticos... Basicamente, tornei-me mais culta em diversos aspetos.

  • O conceito. Quem é que aqui não quer ser feliz? Qualquer pessoa será louca em responder negativamente a esta pergunta. Por isso, poder ter nas minhas mãos uma pequena bíblia da felicidade, só me fez querer devorar cada palavra e pôr em prática cada conceito, pois nada me faz mais realizada do que sentir-me feliz.
O que não gostei tanto:
  • A facilidade de leitura. Se são verdadeiros amantes de livros, acredito que irão ficar um pouco desiludidos com a "superficialidade" deste livro. E antes que me interpretem mal, vou já explicar o porquê... Eu estou habituada a ler livros densos, a ter que usar cada bocadinho da minha atenção para perceber a história que me envolve, e, neste caso, não foi assim. Devorei o livro em dois ou três dias, não mais do que isso. Por isso, para quem gostar de livros "fáceis de ler", esta será uma vantagem, no entanto, para mim, é algo que me desilude um pouco.

  • Alguns conselhos. Talvez seja por eu já estar um pouco dentro do assunto, mas achei, muito sinceramente, que alguns conselhos dados neste livro são algo que já tomo como uma informação adquirida no meu dia a dia. É daquele tipo de conselhos demasiado expectáveis para este livro, sendo que pensava que iria aprender um pouco mais sobre como tornar a minha vida mais hygge. Sim, velas, mantas, amigos, já o sei... e para além disso?


No geral, aconselho bastante este livro, principalmente se sentem que a vossa vida anda a necessitar de uma pequena mudança, uma pequena viragem, algo que vos traga mais esperança e tranquilidade... Se este for o vosso caso, "O Livro do Hygge" é o livro certo! E se não gostarem, bem, pelo menos ficam com um autêntico Pinterest em papel nas vossas mãos.

Já alguém leu este livro? Qual é a vossa opinião?

xoxo,


Related Articles

26 comentários:

  1. Visualmente parece-me um livro muito apelativo! Mas lá está, não sei se será o meu tipo de leitura favorita. Mas tenho bastante curiosidade com ele já há algum tempo! E realmente, pelo menos fica bem na decor de tão giro que é haha. :P
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visualmente é mesmo um livro maravilhoso, cada imagem parece ter saído do Pinterest diretamente para as nossas mãos e acho que, só por isso, já é um bom livro de inspiração!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Confesso que já ando há algum tempo a pensar se devo ou não comprar este livro, por um lado, o conceito parece-me muito promissor mas, por outro, tenho receio daquilo que referiste no último ponto: de serem conselhos que já conheço :/
    Gostei de saber a tua opinião!!

    Beijinhos,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente iremos sempre aprender alguma coisa ao ler este, sejam curiosidades culturais, tal como eu referi, como conselhos de autoajuda. Nem todos os conselhos são previsíveis, mas sim, admito que alguns se prendem com coisa que já conhecemos...
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá
    Como eu disse num post apesar do pouco que a vida me dá eu até sou feliz, porque consegui perceber aquilo que me faz feliz, talvez tenha descoberto esse segredo Hyggie dos dinamarqueses, quem sabe!!! é sempre bom mantermo-nos inspiradas, apesar das pedras que possamos encontrar no nosso caminho...
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, tudo isso vai ao encontro do Hygge e a nossa descoberta pessoal é um dos pontos mais essenciais na nossa felicidade. A inspiração é um dos meios que nos ajuda a ultrapassar todos esses obstáculos!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Por acaso ainda não li, mas confesso que quero muito ler. Estou agora finalmente a ler o Segredo, depois de muitas recomendações e para já estou a gostar muito, só o acho um pouco redundante!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este é um bom livro para quem gosta de leituras leves e tranquilas. Se esse for o teu caso, aconselho-te imenso!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Já o tive não sei quantas vezes nas mãos, mesmo quase para o comprar, mas depois penso que pode ser um livro que não me vai acrescentar nada. Mas, claro, só saberei quando o ler, portanto faço questão disso mesmo.

    Beijinhos :)

    By Cláudia
    Sorrir e Sonhar por Mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que também foi um livro que fui adiando, porque metia sempre algo à sua frente. Mas quando o li, devorei-o em dois ou três dias e senti um pouco falta de mais... Talvez os restantes livros do mesmo autor serão uma boa ideia!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ola!! Eu gosto deste tipo de livros porque faz-nos descontrair! Vou tentar procurar para comprar <3
    Beijinhos :)

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas desse estilo, de certeza que irás adorar este! Aconselho-te imenso!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ahahahah estranho mas bom, assim espero :P
    Não é dispensável, de todo. Vais notando diferenças incríveis seja na textura como na hidratação. Resulta muito melhor do que uma água termal, por exemplo :D

    Peguei neste livro, uma altura, na fila para pagamento num hipermercado. Fiquei com aquele bichinho de o devorar precisamente por, na sinopse, se perceber que seria de leitura leve. Além disso, sou fã de livros de autoajuda e que nos permitem ver a vida de outra forma.
    Com o teu post fiquei mesmo com imensa vontade de o ler! Se não fosses de tão longe pedia-te que mo emprestasses :P
    Ótimo post, querida Mariana :D

    NEW FASHION POST | SOS CEREMONIES: THESE ARE THE ESSENTIAL ACCESSORIES. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, acho que ias gostar bastante de ler este livro, é mesmo a tua cara. É uma leitura leve e descontraída, que não deixa de ter alguns elementos culturais e partes mais sérias. Se gostas desse estilo, aconselho-te imenso este livro e não me importava nada de to emprestar, mas para isso tinhas de fazer uma viagem até ao Porto!
      Beijinhos, obrigada

      Eliminar
  8. Parece interessante mas isso da leitura fácil é algo que realmente queria saber. Ando de olho no livro à algum tempo e nunca o comprei por preferir comprar livros mais densos... Parece-me que esse livro é um pouco como "O Segredo", mas vou ter que o comprar para tirar a prova dos nove.

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se preferes livros mais densos, apenas te aconselho este se achares que a dimensão visual vale a pena. Porque para além da escrita, este livro vive muito de imagens, e se fores fã desse tipo de livro, aí sim, aconselho-te!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Já ouvi falar muito nesse livro, cheguei a folhear na Bertrand mas confesso que não me cativou visualmente.
    https://dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa pode não ser o mais cativante, mas as imagens lá dentro são completamente diferentes, valem muito a pena!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Preciso deste livro para ontem <3
    http://omundodajesse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Já o li e concordo com tudo!
    Esperava um pouco mais sinceramente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por partilhares a minha opinião... É que este livro foi tão falado que até me custou um pouco ficar desiludida.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Não conhecia mas fiquei curiosa com a tua review. Pareceu-me bastante interessante.
    Não conhecia o teu blog. Gostei muito e ja estou a seguir. Visita o meu.
    Um beijinho*
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres, deixa-me a tua opinião, adorava saber o que achaste!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  13. Parece ser um ótimo livro.

    http://www.blogsecretplace.com/2018/06/bruna-walisson.html#gpluscomments

    ResponderEliminar

Thank you so much!