In Personal

O Primeiro Ano Passou: Retrospetiva



Olá! Passou e tão rápido que passou... O meu primeiro ano de faculdade pareceu um piscar de olhos - vá um piscar de olhos um pouco cansativo - mas não estava estava à espera que tivesse esta velocidade. Ainda ontem era setembro e eu andava à procura de casa! Agora, um ano letivo depois, sinto que vos posso dar um pequeno (grande) update da minha vivência enquanto estudante universitária, principalmente para acalmar aqueles que, tal como eu, viveram uma ansiedade gigante só de pensar nesta nova fase. Por isso, nesta nova publicação, irei fazer uma retrospetiva do meu primeiro ano.
Se quiserem ter algum termo de comparação, deixo-vos aqui o primeiro update que fiz, após um mês de aulas e de muita ansiedade. Vou seguir exatamente os mesmos parâmetros, para vos explicar a minha evolução ao longo do ano.

O Curso

A minha opinião em relação ao curso mantém-se relativamente estável - tal como disse antes, este curso tem as suas vantagens e desvantagens. Para quem não sabe, estou a estudar Línguas e Relações Internacionais, o que, sim, é muito diferente da área a que me dedico no blog.

Aliás, talvez esta seja a minha maior evolução deste ano: apercebi-me das diferentes paixões da minha vida e sinto que finalmente descobri a área certa para o meu futuro, aquela que me preenche verdadeiramente. Se é a do meu curso ou não, acho que isso é algo que prefiro guardar para mim... Mas posso garantir-vos que, independentemente de tudo, sinto que este curso ainda tem muito para me dar, e se alguma vez sentir que gostava de ter conhecimentos noutras áreas, poderei fazê-lo sem problema nenhum, seja através de um mestrado ou de cursos em pós-laboral.

A Universidade

A aluna de secundário dentro de mim sempre achou que ir para a universidade seria como ir para um novo tipo de ensino, mas não, não é. É exatamente o mesmo, com apenas uma dose de cafeína superior e um pouco mais de esforço. Não considero que existam assim grandes diferenças, tirando o facto de que a iniciativa para tudo parte de ti, parte da tua motivação e do teu estudo.

Para muitos, ir para a universidade é um grande choque, a nível de organização, de gestão do tempo e de motivação, mas não tem de ser assim para todos... Com a agenda certa, a vontade de trabalhar e uma boa consciência do trabalho que temos por fazer, a universidade não tem de ser sinónimo de noites sem dormir e semanas dedicadas unicamente ao nosso curso. Aliás, eu, num ano inteiro, nunca o fiz: nunca passei uma noite sem dormir para acabar trabalhos, nunca deixei de trabalhar para o blog, mesmo tendo algo para estudar. É tudo uma questão de organização, acreditem em mim.

A Casa

Se não te sentes bem, não pertences aqui e não tens de te martirizar por isso. Acho que esta foi a maior lição que aprendi neste parâmetro e foi ter conhecimento disto que me fez mudar de casa a meio do ano... Porque as coisas não têm de correr sempre bem logo à primeira, porque temos direito a errar e a tentar de novo, porque temos direito a sentirmo-nos bem no sítio a que chamamos de "casa". 

Mudar de casa pode parecer assustador ao início, por isso, tudo o que menos queremos é ter de passar por todo esse processo novamente. Mas às vezes tem de ser... E, comigo, foi a melhor coisa que podia ter feito! 

A Cidade

Conhecer o Porto foi a verdadeira definição de amor à primeira vista. Apaixonei-me pelo ambiente da cidade, pela simpatia de quem não me conhecia, pelos recantos mais desconhecidos e pelo acolhimento tão reconfortante que sempre recebi. No meio de tantas cidades, acho que escolhi a certa... Tantas vezes me perguntaram porque é que escolhi o Porto, mas, por mais cliché que pareça, acho que foi mesmo o Porto que me escolheu. E sinto-me tão bem nesta cidade!

Aqui fica uma pequena retrospetiva do meu primeiro de universidade. Espero que consiga acalmar os mais nervosos e reconfortar aqueles que sentem saudades do "ano de caloira", porque é sempre uma experiência que nunca se esquece...

xoxo,


Related Articles

12 comentários:

  1. Parece ter sido um ótimo ano, que o próximo seja ainda melhor.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom, sim! Que a partir daqui seja sempre a melhorar...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Como te percebo! Em Setembro inicio o último ano da licenciatura e nem consigo acreditar. Acho que o tempo nunca passou tão rápido!
    É aproveitar da melhor forma que conseguirmos ;)

    Beijinhos,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, ficamos tão focados em sobreviver às mudanças que acontecem na nossa vida, que nem nos preocupamos em vivê-las efetivamente... Assim, o tempo acaba por passar bem rápido!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Também senti o mesmo em relação ao meu primeiro ano de faculdade! Passa a correr... É incrível! Mas quando fazemos o que gostamos é assim! Beijinhos <3

    https://joana-style.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, demore o tempo que demorar, o importante é gostarmos daquilo que fazemos todos os dias!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parece que foi um belo ano :) ainda bem! E o próximo há-de ser melhor!
    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, agora será sempre a melhorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Vou entrar este ano para a universidade e estou super curiosa e ansiosa! Vamos lá ver como vai correr... Fico muito feliz que este teu primeiro ano tenha corrido bem e espero que o próximo seja ainda melhor!

    Muito sucesso e um beijinho grande!
    https://whaaatifni.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, sendo assim desejo-te toda a sorte do mundo e espero que corra tudo muito bem! Muito sucesso para ti também, minha linda!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Aprendes-te muito neste teu primeiro ano de universidade e isso é sempre muito bom.
    Beijinnhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi muito em vários sentidos: conheci melhor o mundo e conheci-me melhor a mim mesma... Foi um ano de muito conhecimento!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!