In Photography

Como Edito as Minhas Fotos || Apps & Dicas


Olá! Na publicação de hoje, tal como já me foi pedido muitas vezes, venho trazer-vos uma versão atualizada de como edito as minhas fotos para o Instagram. Demorei tanto tempo a trazer esta atualização, porque simplesmente não fiz grandes mudanças na forma como edito as minhas fotos, no entanto, descobri novas aplicações e novas dicas para partilhar convosco. Mais uma vez, quero deixar bem claro que não sou nada especialista neste assunto e, por isso, tudo o que vos irei dizer é fruto da minha experiência enquanto Instagram addict. Por isso, não hesitem em corrigir-me nos comentários, se algo estiver menos correto.
Vamos então começar pelo meu queridinho de edições, que acho que já nem precisa de apresentações... (acabei de rimar?) - estou a falar do VSCO Cam! Esta é uma aplicação gratuita, que engloba filtros variados e ferramentas de edição. Já vos falei desta app na última publicação sobre edição e admito que, desde então, pouco se alterou na forma como edito as minhas fotos.


A primeira coisa a fazer no VSCO é escolher um filtro. O meu favorito é o A6 - é gratuito, mas precisam de fazer o download deste pacote na store - por ser tão suave e não alterar demasiado a cor das fotos. Acho que lhe dá apenas uma vivacidade extra... Logo a seguir, altero a exposição. Gosto de fotos bem claras e, por isso, prefiro aumentá-la, tendo sempre em conta a luz que a foto já tem. Neste tipo de edições, é impossível, na minha opinião, ter um número de edição pré-definido, porque todos as fotos têm as suas características. Neste caso, bastou-me aumentar 1 ponto.


Não podia alterar a exposição sem alterar o contraste e foi logo o que fiz de seguida. Também sou fã de fotos com bastante contraste e, por isso, aumento sempre esta definição em cerca de 2 ou 3 pontos, dependendo da foto. Para além disso, gosto de brincar com a temperatura e acredito que esta seja a característica que mais coesão dá ao nosso feed. Assim, devem escolher entre um feed com cores quentes ou cores frias (o meu encaixa-se na segunda opção) e depois mexer com a temperatura das vossas fotos, tendo em conta este critério. Como esta foto já tinha bastantes azuis, apenas me bastou baixar a temperatura em 0,6 pontos. No entanto, em fotos com tons mais quentes, chego a diminuir em 2 ou 3 pontos.


Toda a edição a partir daqui é um pouco supérflua, mas eu não deixo de querer ajustar mais alguns fatores nas minhas fotos. Primeiro, a nitidez é onde ajusto um pouco da qualidade das minhas fotos, sendo que, em fotos com cores ou formas mais esbatidas, gosto de criar linhas mais nítidas e definidas, daí aumentar sempre a nitidez em valores tão elevados. Para esta foto, aumentei a nitidez em 6 pontos. Agora, acrescentando um pouco ao ideal de um feed claro e em tons frios, jogo um pouco com a saturação. Se és fã de fotos bem claras, sem grandes focos de cor, então a saturação será a tua melhor amiga... Nunca diminuo muito, e, nesta foto, apenas baixei 0,5 pontos.


Para terminar a edição no VSCO, e porque não quero que as minhas fotos fiquem demasiado aborrecidas, por não terem uma grande definição de cor, mexo ainda nos realces. É aqui que dou o toque final, dependendo de cada foto, sendo que, por vezes, nem chego a utilizar esta ferramenta. Como senti que a foto estava demasiado vazia em termos de cor, aumentei os realces em 8 pontos e dei mais vida a alguns locais da foto.


A grande mudança na edição das minhas fotos foi a introdução da app Snapseed e acreditem que aqui está a chave para um feed bonito, em tons coesos e claros, como a maioria de nós deseja. A ferramenta que mais utilizo é o "Seletivo", que se encontra na secção dos "Utilitários". Aqui, seleciono a opção de modificar o brilho e, após selecionar o + que se encontra na barra inferior, coloco essa pequena bola no local da foto que quero modificar.


Com o cursor no sítio correto, basta arrastar para a direita - se quisermos aumentar o brilho - ou para a esquerda - se preferirmos o efeito contrário. Como devem imaginar, costumo sempre aumentar o brilho, sem nunca ter valores definidos, pois é algo que depende de cada foto. Podem repetir este passo em todos os locais que quiserem!


Esta pequena introdução do Snapseed já faz uma enorme diferença nas minhas fotos e, por isso, espero mesmo que esta dica vos ajude a atingir o feed que querem. Eu gosto imenso do resultado final das minhas fotos e acho que este tipo de edição ajuda a manter um estilo coeso, mas sem perder a personalidade de cada foto - algo que acontece bastante, quando a edição se torna demasiado específica e formatada.

Gostaram destas dicas e truques? O que acham de eu fazer uma publicação parecida, mas dedicada aos instastories? Tenho tantos truques para vos contar...

xoxo,



Related Articles

12 comentários:

  1. As tuas fotos são liindas! Também uso muito o Vsco e recentemente rendi-me ao Lightroom. O Snapseed ainda nunca experimentei mas tenho que o fazer! E siim, trás o post sobre os instastories. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Se gostas do Lightroom, acho que também vais gostar desta app!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei o post! Está muito bem feito, e a edição das tuas fotos é fantástica! Já experimentaste usar o 'Adobe Lightroom'?? Eu tenho gostado muito! E sim, um post dedicado aos stories ia ser excelente, já que cada vez mais é uma ferramente usada por todos!! Beijinhos,
    blog-lemagazine.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, fico mesmo feliz que tenhas gostado! Já experimentei sim, mas a primeira impressão não foi muito boa, não o achei muito intuitivo... Tenho de ver melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Confesso que não edito fotos, no verdadeiro sentido da palavra. As únicas coisas que faço é aumentar luminosidade e colocar contraste, nada de elaborado portanto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, acho que também é super legítimo preferir as fotos ao mais natural possível!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Amei como edita as fotos, gostei.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  5. fico aguardar o post com as dias para os stories :)
    eu uso principalmente o Lr para editar as fotos, mesmo no tlm
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de experimentar essa app, toda a gente me fala dela!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu antes utilizava bastante o vsco, mas desde que comecei a utilizar mais o lightroom, que tem sido lá que edito muito mais as minhas fotografias (tanto para o instagram, como para o blog). Tens que experimentar editar por lá, vais gostar de certeza!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vou mesmo dar mais uma hipótese ao Lr, apesar de não saber se consigo deixar totalmente o vsco... É uma grande paixão!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!