In Decor

Cinco Passos Para Teres um Quarto Pinterest


Olá! Serei a única que passa horas no Pinterest a suspirar e a desejar ter as minhas divisões tão bem decoradas como as que vejo naquelas fotos? Este tipo de decoração é tão desejado, que já conhecemos o ideal de "estilo Pinterest", e todos nós gostávamos de ter um quarto que, pronto, mais parece ter saído de uma foto dessa rede social... Por isso, hoje, na nova publicação, irei dar-vos 5 passos de como se podem aproximar ao máximo deste tipo de decor, sem nunca deixarem de poder personalizá-la ao vosso gosto.
Então, que pontos devemos ter em conta quando decoramos o nosso quarto?

1. Aproveitamento da Luz

Um dos pontos mais importantes a ter em consideração é a posição da nossa fonte de luz, ou seja, da nossa janela. É essencial termos um bom aproveitamento de luz por todo o quarto, não só por uma questão de estética, mas também por uma questão funcional... Por exemplo, não faz sentido nenhum termos um espelho em contra-luz, quando poderíamos aproveitá-lo muito mais, se este estivesse posicionado ao lado da janela. Assim, todo o posicionamento da vossa mobília e toda a disposição do espaço deve ser feita tendo a janela como ponto de referência, sendo que esta deve ficar o mais "livre" possível.




2. Paleta de Cor

Definir previamente um esquema de cores para a nossa divisão torna todo o processo de decorar um quarto mais simples. Mas como é que se define esta paleta? Bem, primeiro começa-se por escolher as duas cores-base, que geralmente representam as cores das superfícies maiores, como o chão, as paredes ou a mobília. Estas cores-base devem ser neutras e devem contrastar uma com a outra, por exemplo, um preto e um branco ou um castanho e um bege. Depois, escolhem-se duas cores que darão mais vivacidade à decoração - e aqui preferem-se cores mais garridas, para divisões mais vivas, ou até tons em pastel, para quartos mais tranquilos. Por fim, podemos ainda escolher uma textura/um padrão que complementará a nossa decoração, como a madeira ou o mármore.




3. Criação de Secções


Muitos de nós utilizam o quarto para muito mais do que dormir: pode ser um closet, uma zona de maquilhagem ou até mesmo uma zona de trabalho - e mesmo tendo de estar tudo na mesma divisão, porque é não podemos separar cada zona? Criar secções no nosso quarto é, para além de funcional, uma forma de diferenciar visualmente cada área. Podemos fazê-lo através do posicionamento da mobília, da utilização de tapetes diferenciados ou até mesmo da mudança subtil do esquema de cores.




4. Preencher as paredes

Uma parede branca, sem nada, é uma tela por pintar... e é este o ponto da decoração que mais nos permite brincar com a nossa criatividade e imaginação. No entanto, antes de começar a decoração das paredes, há que planear tudo aquilo que vamos pendurar e como vamos posicionar as mais diversas decorações. Quadros, fotografias, frases, pinturas... cada um escolhe aquilo que mais o identifica, para que o quarto nunca deixe de ter o nosso cunho pessoal. E, agora, uma dica: não tenham medo de colocar todos estes apontamentos acima do nível dos vossos olhos, pois quanto mais altos estiverem, mais alto o vosso quarto irá parecer.




5. Posicionamento da Mobília

Nunca fui habituada a inovar a forma como posiciono a mobília no meu quarto e sempre me habituei a encostar toda a mobília às paredes, pensando que essa seria a forma de aproveitar melhor o espaço. No entanto, isto é um mito. Não só o posicionamento da mobília nos possibilita a tal criação de secções pelo quarto, como também nos faz ganhar mais algum espaço visual pelo quarto. Por isso, aprendam a jogar com os ângulos da nossa divisão e brinquem com a mobília: coloquem alguma afastada da parede, quase como se fosse uma ilha, coloquem outra afastada apenas em certos pontos e, por fim, sigam também o método mais tradicional em mobílias que ocupam uma maior superfície.




Com estes 5 passos, estamos mais próximos de decorar o nosso quarto tal e qual como gostamos de ver pelo Pinterest. Acharam estas dicas úteis? Têm mais alguma a acrescentar? Contem-me tudo nos comentários!

xoxo,


Related Articles

22 comentários:

  1. Adorei as dicas! Realmente é impossível navegar pelo Pinterest sem sonhar em ter todas aquelas lindas decorações!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, quanto mais explorei esta rede social, mais me fui apaixonando por decoração. Admito que, antes, era algo que não me despertava muito interesse... mas agora só quero saber mais e mais!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei as dicas!! Muito úteis <3
    Beijinhos!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, espero que ajudem assim que estiver a redecorar o teu quarto!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ótimas dicas!
    Adoro ver tudo no Pinterest, incluindo decoração mas parece que só me deixa mais desapontada com a vida real! haha Adorava saber decorar a casa like a pro para ter assim divisões lindas...

    Espreita o meu blog em joanalino.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te compreendo! Às vezes só me apetecia fazer "copiar" e "colar" do Pinterest para a minha casa... Por mais que tente, nunca consigo algo tão bonito. Mas pelo menos tento e essa decoração terá sempre a particularidade de ter sido criada por nós!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei imenso das sugestões :)
    Foco-me muito por o Pinterest e mudo várias vezes o meu quarto ao ver as imagens :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que gostaste! Também te perdes a navegar pelo Pinterest, como eu? Assim que vejo uma ideia nova, só tenho vontade de a ir experimentar logo.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei as dicas e essas inspirações são lindas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Sem dúvida que são inspirações que nos fazem apaixonar por decoração.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei das dicas. O Pinterest é a minha perdição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a minha! Perco lá horas, sem me aperceber que por lá ando...
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Acho que só a paleta de cores e a luz alteram muuuuito num quarto e já o fazem parecer muito "pinterest" :)

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são dos pontos mais importantes! Por um lado, o aproveitamento da luz dá-nos aquele aspeto claro e luminoso que todos queremos ter no quarto. Por outro, a paleta de cores dá um equilíbrio e uma harmonia desejada por todos.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. O problema é mesmo arranjar uma casa com umas janelas fantásticas como essas

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas se temos a sorte de viver no país da Europa com mais horas de sol por dia, só temos de o aproveitar!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro! Infelizmente tenho o quarto muito pequeno (era uma casa antiga), não consigo fazer muito com ele, tem de ser tudo pensado ao pormenor para não "roubar" espaço... Mas pronto... São mesmo muito boas ideias!

    Já estou a seguir! Parabéns pelo blog!
    Beijinhos
    www.tanitacordeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, também é bastante difícil decorar um quarto pequeno... mas com a disposição certa da mobília, tudo se consegue!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Bonitas inspirações!

    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  11. Adorei as inspirações e as dicas, maravilhoso post.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Ainda bem que gostaste!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!