In Get Inspired Personal

Como Reduzi o Meu Consumismo


Olá! Se já acompanham o blog há uns meses, devem saber que um dos meus objetivos para este ano era reduzir a quantidade de coisas que comprava. E isto foi por mil e uma razões: para gerir o meu espaço, para poupar dinheiro, para aprender a reutilizar os meus looks, para tentar viver uma vida mais minimalista. Finalmente, passados cinco meses, comecei a sentir que, após tanto esforço em cada ida ao shopping, já reduzi a quantidade de peças de roupa, de maquilhagem, de acessórios, etc. que adquiro. Querem saber como fiz isso? Hoje irei dar-vos todas as minhas dicas.

       Devo dizer-vos que este ideal de querer levar uma vida mais minimalista apareceu junto do blog. Nós, bloggers, acabamos muitas vezes por cair no erro de que precisamos de estar constantemente a comprar coisas novas para ter conteúdo para vos trazer... e eu também estava a começar a entrar nessa ideia. Felizmente, uma pequena retrospetiva da minha vida fez-me perceber que podia muito bem remar contra a maré e fazer as coisas de uma maneira mais sustentável e consciente. E foi isso que fiz!

Tip 1 Se és blogger e gostavas de contrariar o ideal de que consumo é conteúdo, tens de perceber que a mudança tem de começar no teu interior. Enquanto não parares de associar esses dois conceitos na tua mentalidade, também não irás conseguir transmitir isso para o teu quotidiano.

      Queria apenas deixar esta dica inicial para bloggers, pois sei que não sou a única com este tipo de ideais... No entanto, agora vou dedicar-me apenas às dicas que eu própria utilizava diariamente e que nada têm a ver com o blog:

Tip 2 Afasta-te dos sítios que te poderão incitar a comprar. Por exemplo, muitas pessoas  (e eu incluo-me aqui) têm o hábito de escolher o shopping como um local de passeio em família ou com amigos, mesmo quando não precisam de comprar nada em especial... Isto será obviamente de evitar pois, se não tiveres uma loja à frente, também não irás comprar nada!

Tip 3 Inspira-te, mas com aquilo que já tens em casa. Quando me inspirava a partir de outras pessoas, nomeadamente em outfits, tentava ao máximo adquirir peças parecidas às que tinha visto, em vez de tentar adaptar ao que já tenho... Assim que aprendi a fazer essas adaptações, aprendi também a ser mais criativa com aquilo que visto.

Tip 4 Passei a ver hauls com uma calculadora ao lado. E isto não é brincadeira, faço mesmo isto! Uma das coisas que mais me incitava a comprar era ver hauls de outras bloggers ou youtubers. No entanto, quando comecei a fazer as contas de quanto dinheiro tinha sido gasto em cada vídeo, comecei também a perder a ilusão de que "são só algumas pecinhas, não faz mal a ninguém".

Tip 5 Arranjei um propósito. Sinceramente, uma das maiores razões que me levava a comprar tanta coisa era mesmo não ter um destino específico para o meu dinheiro... Agora, tenho sempre um propósito para cada cêntimo que poupo e, assim que cumpro esse objetivo, arranjo logo outra motivação. 

       Isto são apenas algumas das coisas que fiz, mas há muito mais... Gostavam de ver mais dicas sobre minimalismo (ou, pelo menos, uma redução de consumismo)? Teria todo o prazer em contar-vos um pouco mais sobre o meu caminho.

xoxo,



Related Articles

28 comentários:

  1. Também por vezes perco a noção e compro tanta coisa que depois até deixo de usar.
    Foram óptimas dicas, Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, quanto mais coisas temos, mais complicada fica a decisão de saber o que vestir! O minimalismo é um ponto mesmo importante para facilitar as nossas decisões. Beijinhos

      Eliminar
  2. Afastar-me dos sítios que me incitam a comprar é basicamente afastar-me de um centro comercial <3
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida! Tem sido uma das coisas que mais tenho tentado fazer!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Otimas dicas, eu tenho fases, mas cada vez mais tenho tentado reduzir, e pensar muito bem antes de comprar, porque por vezes é mesmo por impulso!

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tinha fases, mas, nas fases onde comprava muita coisa, sentia-me mesmo mal. Daí ter tentando cortar esse sentimento de vez, porque, depois dos impulsos, vem o arrependimento... Beijinhos

      Eliminar
  4. Boas dicas , algumas tenho de começar a seguir eheh !
    beijinho
    anaasmonteiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Siim, quando o tema é "hauls" também estou sempre de calculadora na mão! Ahah. Gostei imenso desta publicação. Nestes últimos tempos também tenho reduzido muito o meu consumismo, e sinto-me tão bem assim! Tenho todo o gosto em ver mais publicações tuas relacionadas com este tema. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma estratégia mesmo interessante, não é? Aproximarmo-nos do minimalismo tem efeitos maravilhosos em nós. Tenho mesmo de explorar mais o tema, então!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. São todas dicas ótimas, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Excelentes conselhos!
    Também aderi à redução do consumismo, já há algum tempo ;)

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A sério? Tens de nos contar mais sobre esse teu processo... Adoro aprender com as experiências dos outros!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Muito boas dicas , adorei aquela de ter um propósito para o dinheiro poupado acredito que isso dá uma motivação extra.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma forma de termos sempre uma "razão" para poupar.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Muito boas dicas! Eu confesso que já estava a chegar em um estado em que estava no shopping e já estava a pensar no haul que iria fazer e já não estava a gostar nada desse "mundo"... Ainda bem que consegui parar e pensar e só compro mesmo quando preciso ou está em promoção xD
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, isso é tão verdade! Comprarmos para ter conteúdo sempre foi aquele mito demasiado espalhado pela blogosfera e há que contrariar isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ora aqui está um post que amoooo ! este ano também coloquei a meta de parar de ser tão consumista e apesar de claro ainda fazer compras e ter alguns mini luxos em relação aos outros anos estou mil vezes melhor . Para quê termos tanta coisa se depois não a vamos usar e vai ficar até posta de lado ?
    adorei as tuas dicas princesa , já sigo o teu blog ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tantos anos a viver rodeados pelo consumismo, acho que a vontade de mudar acabou por aparecer inevitavelmente em cada um de nós... E é muito bom ver isso!
      Obrigada, também já seguia o teu!

      Eliminar
  11. Gostei das dicas e há muita gente a precisar !

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que há e espero que ajudem!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Sem dúvida que alguns de nós, bloggers, tem a ideia de que é preciso gastar imenso dinheiro para ter conteúdo novo no blogue. Não sou um blogue de Moda/Fashion mas entendo o que queres dizer. Há sempre maneira e formas de arranjar inspiração para posts. Basta procurarmos nas pequenas coisas que nos rodeiam. Apoio a ideia minimalista e que devemos cingirmos ao essencial. Poupamos dinheiro e cabeça ;) um excelente post com excelentes dicas. Primeira vez que visito o teu blogue, mas acho que vou ficar por aqui mais um bocado!

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a ideia de que consumo é conteúdo ficou demasiado enraizada nas nossas mentalidades para conseguirmos fazer algo contra isso. Há que ir lutando lentamente contra a maré e estas dicas são apenas o início.
      Muito obrigada, também gostei imenso do teu blog! Beijinhos

      Eliminar
  13. Percebo perfeitamente o que queres dizer. Eu também sinto imensa necessidade de comprar novas peças para ter conteúdo aqui para o blog contudo, como brevemente vou viajar, sei que tenho que poupar o máximo possível e tem estado a resultar, acho que no ultimo mês apenas comprei uma t-shirt e por 4 euros ahah

    Beijinhos!!
    BLACK RAINBOW INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês? Como arranjaste um propósito para poupar, conseguiste fazê-lo mais facilmente! Isso é muito bom! Beijinhos

      Eliminar
  14. Desde que reduzi bastante as minhas compras em roupas que me sinto muito melhor: já nem tenho vontade de comprar quando entro numa loja, a não ser se for essencial. Agora só falta reduzir o consumo em livros, mas isso é mais complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho sentido o mesmo... Estou muito mais exigente com aquilo que compro e sinto-me mesmo melhor! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!