In Get Inspired Organization Successful Life

Revê Janeiro e Conquista Fevereiro


Olá! Chegados ao fim do mês de janeiro, é altura de começar a rever tudo aquilo a que nos propusemos no final de 2017. Janeiro é o mês dos objetivos, é a altura onde mais estamos focados em lutar por aquilo que desejamos, por aquilo com que sonhamos, por aquilo que dissemos que íamos mudar. E fevereiro? Bem, fevereiro é o mês de... ficar desmotivados e voltar à rotina? NÃO! Este ano vai ser diferente, este ano vamos conseguir levar esta determinação até ao dia 31 de dezembro de 2018, pois só assim iremos mudar efetivamente alguma coisa na nossa vida. Por isso, e para vos ajudar nesta tarefa difícil, montei um pequeno guia de 5 passos para fazermos uma retrospetiva do nosso primeiro mês de 2018 e percebermos como podemos ir para além do que já alcançámos.


Ready, set, go... Don't give up on February!

1. No que tive sucesso?

       Esta é a primeira questão que devemos colocar a nós mesmos. No mês de janeiro, em que é que tive sucesso? Já consegui riscar algum objetivo da minha lista? Já dei um passo muito importante para riscar outro? É muito importante sabermos parabenizar-nos, sabermos recompensar-nos por tudo o que já conseguimos alcançar. Sempre fui muito apologista da ideia de que, não devemos só criticar as nossas ações quando erramos, mas reconhecer o nosso valor sempre que algo for bem feito. 
       Numa pequena lista, esforça-te por escrever, no mínimo, 5 pontos onde foste bem sucedido neste mês... pode parecer muito, mas lembra-te de dar o devido valor às coisas, por mais pequenas que sejam.

2. No que falhei?

       Todos erramos e não há problema nenhum nisso. No entanto, é preciso saber reconhecer os erros que fazemos e, ainda mais importante do que isso, perceber o porquê. Porque é que neste ponto falhei enquanto no outro tive sucesso? Se não conseguirmos perceber a razão das nossas falhas, nunca seremos capazes de as ultrapassar. Assim, tal como fizeste uma lista dedicada aos teus sucessos, deves também listar os objetivos onde falhaste, as metas que não conseguiste cumprir, juntamente com o motivo pela qual isso ocorreu. Todos nós sabemos os motivos das nossas falhas... quer seja preguiça ou má gestão de tempo, tudo conta e, apesar de não nos devermos martirizar com tudo isto, só reconhecendo é que podemos aprender a contornar os nossos erros.

3. No que posso melhorar?

       Há sempre algo que podia ter corrido melhor e não, não falo apenas dos objetivos em que falhámos, existem pontos que efetivamente superámos, mas que temos consciência da nossa capacidade para ir mais além. Vamos fazer este exercício para que percebam melhor do que estou a falar: estiquem o vosso braço direito o mais que puderem... já o fizeram? Então agora estiquem-no um pouco mais. Conseguiram, não conseguiram? Mesmo tendo dito para darem o vosso máximo no primeiro ponto, acabaram por conseguir dar ainda mais de vocês na segunda vez. É isto que devem fazer com os vossos objetivos.
       Num papel, escolhe 5 objetivos da tua lista e escreve como podes melhorar em cada um deles. E repito, não tens de escolher apenas pontos onde falhaste, mas essencialmente pontos onde tiveste sucesso.

4. Há algum objetivo que já não faça sentido?

       Já passou mais de um mês desde que escreveste as tuas metas para 2018 e, no tempo que passou, cresceste, mudaste de opinião em relação a certos temas e passaste a interessar-te mais por outros... é normal que, entretanto, já não tenhas vontade de lutar por algum dos objetivos que definiste no final de 2017. Se sentires necessidade de riscar algum ponto da tua lista, fá-lo sem medos! É melhor isso do que veres o ano passar e deixares esse objetivo a hibernar juntos dos outros pela qual realmente tens vontade de mudar. E, se voltares a ter interesse por esse tópico, volta a colocá-lo! A tua lista não tem de estar completamente intacta, pode ser alterada, sem problema nenhum, durante 2018.

5. Preciso de acrescentar algo?

       Esta última questão vai ao encontro do que acabámos de falar. Tal como não existe problema nenhum em retirar um objetivo da tua lista, também não é nenhum crime colocar um novo. Imagina que, no mês de janeiro, apaixonaste-te por um desporto e o teu desejo para este ano é ser o melhor possível naquilo que praticas... Adiciona isso à tua lista! Ou, falando agora com os meus queridos coleguinhas universitários, imagina que não conseguiste passar a uma cadeira na época de exames, dedica-te a essa cadeira e coloca-a na tua lista de objetivos para que não seja um tópico esquecido. 

       Esta é uma forma de fazerem uma pequena retrospetiva do mês de janeiro, mas existem muitas mais: escreve um texto dedicado ao que sentiste durante o mês, faz uma lista dos pontos altos e baixos e depois reflete sobre o mês no geral, medita sobre o assunto. Seja qual for a forma que escolherem, é sempre importante terem uma ideia de como estão a passar os meses de 2018, para que cheguem ao fim do ano com uma clara noção daquilo que alcançaram e do que ainda têm para alcançar! Eu não irei repetir esta publicação, mas voltem cá no final de fevereiro para o reverem também, sim? E já agora no final de março, abril, maio... Bem, acho que já perceberam a ideia!

xoxo,

Related Articles

14 comentários:

  1. Isto dá que pensar, vou fazer o que aqui dizes. Ajuda a focarmo-nos um pouco mais no que pretendemos para este ano!
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem! Sim, é uma ótima forma de nos mantermos ao corrente daquilo que andamos a viver e em que posição estamos na nossa vida!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Embora não a tivesse escrito, já tinha feito a minha retrospetiva de Janeiro. Pensei nos pontos onde falhei, os pontos que posso melhorar, e cheguei mesmo a riscar metas para 2018 da minha lista. Curiosamente, nem me lembrei de refletir sobre as coisas (por mais pequenas que sejam) em que tive sucesso, o que é realmente importante... Ótimo post! :)

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes temos tendência a acentuar o negativo, mas é mesmo importante parabenizarmo-nos pelos nossos sucessos!
      Obrigada

      Eliminar
  3. Também faço esta pequena avaliação, acho muito útil e ajuda a pôs as ideias no lugar ^^
    Beijinho

    Blog ♡ SimplyNeca

    ResponderEliminar
  4. Excelente post! Felizmente o ano está a correr-me muito bem e tenho conseguido cumprir os objetivos! Um beijinho! :*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, fico muito feliz! É sinal que trabalhas por isso!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei muito do post :)
    Normalmente Janeiro é quando mudam em Fevereiro já volta "ao mesmo" mas não pode ser assim :)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Este ano tenho grandes expectativas e muitos projectos pela frente. Se tudo correr bem vai ser um ano bom e de mudanças.
    beijinhos
    http://belezafeminina016.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vai correr tudo bem, força nesses projetos!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Nunca pensei em rever assim os meus meses e planear os seguintes, mas gostei!

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    GIVEAWAY #10 | CHIADO EDITORA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é bastante importante para conseguirmos evoluir nos nossos objetivos! Experimenta!

      Eliminar

Thank you so much!