In Learning&Concepts

Gestão 101 #1


Olá!
       Na publicação de hoje decidi experimentar algo um pouco diferente, não só no que toca ao tema falado, como também à forma como vai ser apresentado. Primeiro, há algum tempo perguntei-vos no instastories se gostavam de aprender um pouco mais em relação à forma como me organizo e obtive uma resposta tão positiva da vossa parte, que levou à introdução de uma nova rubrica no blog: Gestão 101. Aqui irão aprender um pouco mais sobre como se devem organizar, não só na vossa vida em geral, como também no vosso trabalho, seja este numa empresa ou na escola. Mas sabem qual é a parte mais interessante desta nova rubrica? É que não vou ser eu a introduzir-vos estes novos conceitos, mas sim alguém especialista no tema - LS. Uma figura mistério, podem alguns pensar, no entanto, na minha opinião, quero que vejam esta assinatura como alguém que está dentro deste assunto e que tem muito conhecimento e experiência para vos introduzir. Passo então a palavra para esta nova colaboração do blog...


"À descoberta da gestão!

O que é a gestão?

Trata-se de uma atividade que consiste em coordenar os recursos que temos ao nosso dispor, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, com vista a atingir determinados objetivos.

Partindo do princípio de que todos temos objetivos na vida, o que devemos fazer é identificá-los e registá-los (no papel, na memória, ou nos dois).

Identificado o objetivo, quais as características que o mesmo deve agregar?
  •        Realismo: esse objetivo tem de ser realista, tem de ser possível a sua concretização;
  •        Específico: tem de ser concreto, determinado e completamente identificado;
  •        Mensurável: tem de estar calculado, ter valor material (ou sentimental);
  •        Ambicioso: tem de ser desejado e que nos faça lutar por ele todos os dias;
  •        Situado no tempo: é importante determinar um prazo, marcar uma data.

Agora que temos o objetivo identificado e caracterizado, vamos elaborar o plano, a estratégia para o atingir – vamos passar à ação. Esse planeamento consiste em determinar o que devemos fazer e como devemos fazê-lo.

Depois de planear, vamos organizar. Pegamos nos recursos/meios que temos, os tais financeiros, humanos e materiais e vamos organizá-los. Vamos criar condições para a entrada de cada um deles no processo.

Com o plano em marcha, teremos que o dirigir, seguindo o planeado e gerindo os recursos. Nesta fase, como em qualquer outra, não nos podemos esquecer de 3 funções fundamentais do gestor: Liderança, Motivação, Comunicação.

Depois, temos ainda de controlar. Esse controlo passa por identificar eventuais desvios ao planeado e corrigi-los, ou detectar eventuais erros de planeamento e retificá-los.

Assim, no desenvolvimento de todos estes processos, vamos ser obrigados à mais importante função da gestão: DECIDIR!

Espero que tomem as melhores decisões!

FISCALIDADE – Não esquecer!

Uma vez que se aproxima a entrega de declaração de IRS anual, não esquecer da validação das facturas de 2017, até ao dia 15 de Fevereiro de 2018, que podem encontrar aqui.

Aproveitar e analisar as despesas realizadas em 2017, bem como outras que podem ser incluídas no IRS, bastando, para tal, pedir as faturas com NIF, na compra."


LS

       E por hoje é tudo. Espero que tenham gostado e que, acima de tudo, tenham aprendido um pouco mais sobre a melhor maneira de gerir a vossa vida. Gostavam de continuar a ter esta rubrica no blog? Se sim, contem-me!

xoxo,

Related Articles

6 comentários:

  1. Achei super interessante!
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas, entusiasmada para acompanhar esta rubrica.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei do post, eu estudei contabilidade e gestão e tento manter me sempre organizada. 😘

    www.youareespecial.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que esses estudos tenham ajudado imenso na organização da tua vida em geral! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!