Hoje queria trazer-vos um tema que partiu do meu instastory onde perguntei, aos alunos que estavam a estudar fora, se tinham feita uma árvore de Natal na casa onde estavam. Sinceramente nem me espantei ao obter uma resposta negativa de mais de 70%, já que a minha resposta seria igual - tenho algumas decorações natalícias pelo meu quarto, mas coisa pouca. Esta situação fez-me lembrar aqueles dias onde escrevia aos universitários de primeiro ano com o intuito de lhes mostrar (e de mostrar a mim mesma também) que não estavam sozinhos, que havia alguém a passar pelo mesmo... e hoje quis retomar essa ideia, mostrando-vos como foi passar esta época pré-natalícia longe daquilo que faz o meu Natal tão importante quanto é.
Eu já sabia que iria ser difícil, pois, alguém tão apegado ao Natal como eu, faz de tudo para seguir um conjunto de tradições intocáveis ano após ano e, vendo todas as mudanças que ocorreram nos últimos meses, era óbvio que muita coisa iria também mudar na minha quadra natalícia. Provavelmente foi esse o motivo que me fez querer entrar no espírito natalício à força toda e, no início de novembro, já andava a ouvir a Mariah Carey a cantar "All I Want for Christmas is You". Um pouco exagerado? Talvez, mas, lá bem no fundo, eu tinha medo que, o facto de estar longe de casa e daquilo que traz sentido ao meu Natal, me fizesse perder esta paixão que tenho pelo Natal.
Num dos fins-de-semana de regresso a casa, o meu espírito natalício materializou-se ao encher a minha casa (de Leiria) com decorações de Natal. Sentia-me mesmo bem, sentia-me feliz, concretizada e sentia que nada tinha mudado... o choque foi voltar para o Porto e aperceber-me de que, no sítio onde mais tempo passava, nada estava assim. Aí é que me fui abaixo, deixei de ouvir músicas de Natal e de ver vlogmas, deixei de sentir a alegria típica do Natal que já sentia desde o início de novembro. No entanto, sempre que saía à rua, via todas as decorações de Natal, via as montras decoradas com os mais diferentes símbolos natalícios e via que, afinal, estar cá não era assim tão diferente do que estar em Leiria, pois sou eu que faço a casa onde estou. "Casa" é uma palavra tão subjetiva, não acham? É que sentir-me em casa é muito importante para sentir o Natal, e, ao ver tudo aquilo que tinha em Leiria, não conseguia perceber a alegria que o Porto também me podia trazer.
Para todos aqueles que estão a enfrentar o mesmo que eu, deixo-vos aqui um conselho: sim, é verdade que o Natal é significado de estar com a família, de estar com quem mais amam, mas lembrem-se também que a vossa casa é onde o vosso coração está. Aproveitem esta época natalícia ao máximo, mesmo tendo apenas a vossa própria companhia: comprem uma árvore, enfeitem-na, coloquem luzes pelo quarto, ouçam músicas de Natal, bebam chocolate quente, basicamente aproveitem cada dia até ao dia em que forem para casa. Pelo menos "I'll be home for Christmas" e vocês?
xoxo,
Adorei! Passei pelo menos entre Pombal e Coimbra :P
ResponderEliminarBeijinhos,
JRazing
Segui, se quiseres vê o meu blog - https://jrazing.blogspot.pt/
Somos tanto a passar pelo mesmo que achei que falar sobre isto iria ser bom para todos. Obrigada! Também segui
EliminarJá passei pelo mesmo e sei que é difícil, desejo-te muita força e vai tudo correr bem.
ResponderEliminarBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
Muito obrigada querida! Beijinhos
EliminarGostei muito do post! Nunca passei por isso, mas acredito que seja realmente difícil! O segredo é mesmo não desanimar e lembrar que mais tarde ou mais cedo estão em casa!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Sim, mas acho que cada um faz a sua casa onde se sente bem. É importante saber criar essa "casa" dentro de nós! Beijinhos
EliminarTambém sinto um pouquinho isso, mas acabo por ter alguma sorte, pois as minhas colegas de casa em Coimbra também gostam bastante desta época e acabamos por tentar também ter um cantinho mais cozy por lá!
ResponderEliminarBeijinhos,
A Maiazita
Fazem muito bem! Aproveita essa espírito! Beijinhos
EliminarNunca passei por isso, mas compreendo o que queres dizer. Deve ser difícil..
ResponderEliminarBeijinho
abriga-tecomigo.blogspot.pt
P.S: comecei a seguir-te no instagram, se quiseres espreita o meu: @saraconceicaoblog
É aquilo que é difícil que nos torna mais fortes! Beijinhos
Eliminar