In Organization Successful Life

Universidade: Expetativas vs. Realidade // Colaboração com Inspiração by Beatriz


Olá!
       Hoje, em colaboração com a Beatriz Costa, do blog Inspiração by Beatriz, venho trazer-vos a minha perspetiva sobre a universidade após já ter passado mais um mês a viver esta nova vida. Por outro lado, temos a opinião da Beatriz: ela não quer ir para a universidade. Mas porquê? Isso vão ter de ver na publicação dela... Em relação a mim, já devem saber que estou no meu primeiro ano de Línguas e Relações Internacionais, contei-vos também a minha experiência com a praxe, na publicação "A Caloira Vai à Praxe", mas ainda não sabem como está a correr tudo o resto! Isso irão descobrir hoje: será que as minhas expetativas se tornaram realidade? 


O Curso

       Sendo este um curso bastante exigente ao entrar, imaginei que fosse também um curso muito rígido e que requeresse muito tempo e muito estudo... o que, sinceramente, não se verifica na totalidade. Óbvio que tenho cadeiras que me deixam louca com tudo o que tenho para fazer e outras que me deixam com vontade de fugir da sala (não quero mencionar nomes mas, hum, Economia... sabem que eu odeio números), mas não acho que seja honesto dizer que é um curso díficil, pois, pelo que já vi, existem cursos muito mais exigentes a nível de trabalho e estudo. 
       No entanto, não é por isso que não deixa de ser interessantíssimo: a vasta abrangência de cadeiras torna-o um curso diversificado e diferente. Como todos os cursos, aprendo coisas que não me irão servir para nada - isso já todos sabemos quando entramos para a universidade - mas também aprendo certas matérias que terão e têm, sem dúvida, muita utilidade.




A Universidade

       Eu não sei se vocês têm ou tinham alguma perspetiva em relação à vossa universidade, mas eu não tinha - sabia que iria ser muito parecida, em termos de funcionamento tendo em conta as escolas por onde já passei, e essa perspetiva confirmou-se. Considero, no entanto, uma ligeira diferença nos alunos: a quantidade de atividades extracurriculares realizadas demonstra que a universidade acaba por ser muito mais dinâmica que uma escola secundária, pois aqui apercebemo-nos de um maior gosto (não me refiro a todos os alunos obviamente) pela matéria que está a estudar. 
      Disseram-me que iria notar uma grande rivalidade entre os alunos, mas não noto. Sinto que estamos todos no barco e só queremos chegar à praia o mais rápido possível, e todos temos uma contribuição para isso. Aqui tenho a certeza de que não me posso queixar!




A Casa

       Viver sozinha está a ser bastante diferente do que eu pensava, mas lá no fundo não consigo perceber se está a ser difícil ou não... os dias passam tão a correr que nem me consigo aperceber de como todas estas mudanças me estão a afetar. Definitivamente que há dias melhores que outros, mas mesmo assim tenho de considerar, no seu todo, esta experiência bastante positiva. Mas como também já falei sobre morar sozinha, passem pela publicação TAG: Morar Sozinha para saberem como está tudo a correr.




A Cidade

       Esta sempre foi a parte onde tinha mais expetativas e acreditem que todas se estão a confirmar. O Porto é uma cidade linda, cheia de simpatia e de boas surpresas ao virar da esquina. Não tenho nada para me queixar, sinceramente... sinto-me segura, quer seja na universidade ou a andar de metro, sinto-me bem recebida pelos que aqui já viviam, sinto-me feliz e sinto que estou cada vez mais perto de onde sempre quis estar.




      Como devem ter percebido, no geral, esta está a ser uma experiência super positiva e que me está a dar a possibilidade de crescer ainda mais, crescer na minha personalidade, nas minhas opiniões, no meu ponto de vista, na minha responsabilidade. Sei que nem todos têm a oportunidade sair de casa para ir estudar, mas também sei que muitos não o fazem por medo... se esta última for o vosso caso, façam um favor a vocês próprios e arrisquem, arrisquem tudo o que têm pois, eventualmente, irão sentir tudo o que isso vos irá trazer de positivo.

xoxo,

Related Articles

18 comentários:

  1. Sei que não tem nada haver mas adorei o teu casaco ahah

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah obrigada! É da Lefties, btw, e é super confy!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. São este tipo de experiências que contribuem MUITO para nosso crescimento pessoal!
    Beijinho e tudo a correr bem!

    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É completamente verdade, é tão importante!
      Obrigada querida, beijinhos.

      Eliminar
  3. Obrigada pelo teu comentário no meu blog. <3

    De certeza que essa experiência vai fazer com que te conheças ainda mais!
    Vivo sozinha à um ano e tal, não pelas mesmas razões do que tu, e é realmente desafiante, mas às vezes também sinto falta de viver com alguém. Enfim, são capítulos da nossa vida e temos de agarrá-los com unhas e dentes porque podem trazer-nos muitas coisas boas..!

    Beijinhos <3
    www.myfashionroutine.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo mesmo, é um desafio cada minuto... Mas saber superar tudo isso é o que nos faz crescer! Beijinhos

      Eliminar
  4. Fico super feliz por estares a gostar!
    A universidade é um grande passo para as nossas vidas!
    Boa sorte!
    Bjs,
    http://fragmentslight.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Um passo gigante, mas que não é maior que eu eheh
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Mariana gostei muito do teu post, é exactamente o que senti no ano passado quando entrei na FAUP, aí ao lado :) no entanto, tem atenção a isso da segurança, o Porto é uma cidade muito mais perigosa do que aparenta ser. Eu já fui assaltada duas vezes em pleno dia e tenho imensos colegas que também já foram, alguns de forma assustadora. é muito triste, infelizmente, mas tem cuidado na zona da tua faculdade e casa da música, nunca atravesses a rotunda da Boavista, nunca andes sozinha à noite e anda sempre com mil e um olhares em toda a gente, sobretudo nos transportes públicos! Boa sorte, e já agora, continua a fazer updates sobre o teu curso, a minha irmã está a pensar concorrer e está muito curiosa <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelos conselhos! Já tinha ouvido falar de histórias assim, mas sempre me senti segura nesta cidade... pelo menos até agora. Sim, continuarei a falar do curso mas diz-lhe que, se ela quiser entrar em contacto comigo para esclarecer mais dúvidas, está à vontade!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei muito de ler o teu post :). Fico feliz por saber que estás a ter uma experiência positiva na universidade e que te estás a adaptar bem.
    O Porto é uma cidade linda, sempre que posso vou para aí passear :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É mesmo uma cidade que vale a pena essas visitas.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ainda bem que está a ser uma experiência fantástica e que está tudo a correr bem! Há dias em que não é fácil, mas no final corre sempre tudo bem :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  8. É super bom estares num curso com que te identificas e que não te canse até à última gota.
    Gostei imenso do teu post!

    XOXO,
    Ciela Unlimited |cielaunlimitedblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba por ser esse o propósito de tirar um curso, na minha perspetiva... se não gostarmos só vai ser um desperdício de tempo! E quem corre por gosto não cansa!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!