In Learning&Concepts Makeup

Sabias que a Maquilhagem tem Prazo de Validade?


Olá!
       O tema de hoje é uma curiosidade minha que quero que se torne uma curiosidade vossa... aliás, mais do que isso, quero que se torne uma preocupação - algo que vos deixe alerta quando se maquilham de manhã. Todos os dias gostamos de cuidar de nós, de dar os melhores produtos à nossa pele, com o intuito de diminuir todos os danos a que a nossa face, principalmente, se encontra exposta no dia-a-dia. No entanto, por vezes, esses mesmos produtos que estamos a colocar podem estar a fazer o contrário do que esperamos e sabem porquê? Porque podem estar fora de validade! 


       Exatamente, a vossa maquilhagem, os vossos cremes, basicamente todos os vossos produtos de beleza têm um prazo de validade que deve ser respeitado e tido em conta. Provavelmente nunca repararam mas esse mesmo prazo encontra-se na embalagem do produto, debaixo do desenho de uma embalagem, tendo um número e uma letra (6M, por exemplo): isso significa que o vosso produto apenas pode estar aberto durante 6 meses, tendo em conta este caso específico. Obviamente que, como podem ver, o prazo de validade da maquilhagem difere bastante daquele que estamos habituados a ver na alimentação. Não há uma data fixa, há sim um período de tempo que deve ser respeitado segundo o que está indicado na embalagem.



       Para garantirem que não estão a prejudicar a vossa pele, isto é, que estão a evitar infeções e contaminações que podem ter graves complicações, devem:
  • Verificar sempre o prazo de validade do produto e respeitá-lo a partir do momento em que abrem a embalagem pela primeira vez;
  • Manter sempre as embalagens fechadas;
  • Manter as mesmas em ambientes frescos e secos;
  • Não partilhar! Repito: não partilhar! Eu sei que por vezes pode ser tentador dar o vosso batom a experimentar à vossa amiga, mas, por vezes, ela própria pode infetar o produto de forma não intencional, o que irá acabar por sobrar para vocês.

       E quais são os prazos de validade mais comuns? Bem, deixo-vos aqui uma listinha com os prazos de validade que geralmente encontram:
  • Base - 12 meses;
  • Corretor - 12 meses;
  • Pó - 24 a 30 meses;
  • Sombras - 18 a 24 meses;
  • Batons - 2 a 3 anos;
  • Máscara de Pestanas - 3 a 6 meses;
  • Eyeliner - 2 anos.
Os cremes variam bastante mas também andam à volta de 12 meses.



       E há medida que leram esta publicação, aposto que disseram "ela está a falar disto, mas de certeza que nem se preocupa" e admito que essa afirmação tem um fundo de verdade. Por vezes, custa mandar para o lixo produtos que adoramos e que ainda aparentam estar em bom estado, por isso mesmo, fica aqui um segundo conselho: se vos custar seguir este prazo de validade muito à risca, guiem-se pelos cheiros, pelas cores e pelas texturas dos vossos produtos... se estas se alterarem, não esperem nem mais um segundo e afastem-nos da vossa pele!



       Sabiam que a maquilhagem e outros produtos de beleza têm validade? Se sim, seguem-no? Gostava mesmo muito de saber a vossa opinião neste assunto que é tão ignorado no mundo da beleza, mas que devia ter tanta importância!

xoxo,

Related Articles

16 comentários:

  1. Eu cá sou uma desgraça... Esqueço-me que tenho certos produtos e depois quando vou ver já passaram da data :(
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente, isso também me acontece! É uma questão de os ires organizando por data, os mais velhos ficam mais à vista!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já sabia disso. Mas uso tão pouca maquilhagem que se cumprisse esse prazo de validade ia quase o produto todo para o lixo.
    Beijinho, Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino! Nesses casos nem vale a pena ligar!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma vez no pinterest vi um pin sobre este tema, mas depois acabei por esquecer! Mas graças a este post vou tomar mais atenção! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe até imensa informação sobre isto que acaba por ser esquecida, isso também me acontece e por isso mesmo quis relembrar-me com esta publicação! Ainda bem que ajudou mais alguém...

      Eliminar
  4. Eu por acaso sabia, é uma coisa que presto muita atenção.
    Beijinho
    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? E segues os prazos mesmo à risca? Fazes muito bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu já sabia, e tenho , muita atenção a isso.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso sabia, mas por vezes nunca sigo a data porque esqueço-em :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso que me acontece mas shhh fica entre nós! Ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Nice post!!

    I follow you. Mind following back?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Ai nossa! As minhas máscaras... não fazia a mínima ideia que duravam tão pouco tempo! Como assim tenho de as deitar fora? Este post é super útil, pelo menos para mim, agora sei ver a validade! Parabéns :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ajudou, fico mesmo feliz! Se te custar muito deitar fora esses produtos, analisa bem a textura, principalmente das máscaras, pois podem secar muito rapidamente e isso é um pouco perigoso. Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!