In Personal

Como ser minimalista num mundo consumista


Olá!
       Imagino que olharam para o título do post de hoje e uma pergunta veio subitamente à vossa cabeça: "Mas como é que uma blogger de moda nos vem falar de minimalismo?". É verdade, admito que seja hipócrita, irónico e talvez um pouco fora de contexto. Eu NÃO sou minimalista. Eu compro e gosto de comprar. Uma tarde de compras tranquiliza-me (temporariamente). Mas quem me dera não ser assim... Por isso, achei que estava na altura de arranjar um meio termo entre minimalismo e consumismo, algo que me representasse enquanto ser que compra, mas que valoriza mais a felicidade imaterial. E assim nasceu o termo "miniconsumista".


       Como devem imaginar, não é à toa que este tema vem na sequência da Black Friday, pois foi mesmo nesse dia que eu parei, ironicamente numa fila para a caixa da Zara, e refleti sobre o papel do consumo na minha vida. Não foi preciso pensar muito para concluir que esse papel tinha DEMASIADA importância e que eu tinha passado a última semana ansiosa que chegasse a Black Friday, simplesmente porque seria mais uma "desculpa" para eu me meter às compras. Custou-me admitir esta realidade a mim própria, pois, no final, nós acabamos por ser os nossos maiores críticos! 
       Mas simultaneamente surgiu-me uma dúvida: se eu não comprar nada, como é que irei ter conteúdo para o meu blog? Talvez seja este o dilema entre gerir um blog de moda e querer viver uma vida mais simples.


       Muitos dos blogs de moda (e não só) que vemos hoje em dia acabam por ser o auge do consumismo, pois é esse mesmo consumo que representa o conteúdo que tantas vezes nos falta quando criamos uma rotina de escrita: são as novidades, as mais recentes peças a não perder, a fast fashion que se altera semana após semana, que nos dá a nós, bloggers, a possibilidade de ter sempre um tema à mão, uma tema fácil e apelativo, arriscaria até a dizer superficial. E sim, estou a fazer uma grande crítica a mim mesma, no entanto é só apontando os pontos negativos que terei oportunidade de mudar, de lutar contra a maré. We can't overcome what we ignore. E é então aqui que volta a entrar o meu meio termo, o miniconsumista.

       Admito perante os meus leitores que são muitas vezes as compras que me dão a possibilidade de ter sempre conteúdo atualizado mas, ao mesmo tempo, quero começar a trazer uma nova faceta: quero mostrar como podem reutilizar uma peça em diferentes looks, por exemplo; quero dar o exemplo de como a roupa do inverno de 2016 irá perfeitamente servir para o meu inverno de 2017; quero mostrar como a moda não tem necessariamente de nos levar para um estilo de vida consumista. Fazemos compras, sim, mas na medida e peso certos, somos miniconsumistas.




       Depois de tudo o que vi na Black Friday, decidi que estava na altura de fazer um parêntesis em relação a este tema e realçar a importância de criar alguns checks and balances no nosso consumo. Apesar de isto já puxar um bocadinho para objetivos de vida de 2018, quero começar a praticar esta minha nova filosofia o quanto antes, por isso, em vez de marcar uma data, começo hoje, pois hoje é o dia certo.

xoxo,


Related Articles

22 comentários:

  1. Fiquei presa a ler o teu post, está maravilhoso! Também me sinto muito assim, também "aproveitei" a Black Friday com coisas não tanto "essenciais"... Espero que consigas cumprir a tua meta, linda <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Compreendo-te tão bem... Espero que sim!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Apesar de ser blogger não sou muito consumista! Acreditas que nem sequer fui à black friday? O meu papel como blogger é mostrar a realidade e não fazer parecer que a minha vida é perfeita tendo imensa coisa, aliás falei isso no meu blog!
    Amei o teu trabalho! Já estou a seguir. Muitos beijinhos...

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom ler isso, todos devíamos ser mais assim!
      Obrigada, também segui! Beijinhos

      Eliminar
  3. Sofro do mesmo "problema". Adoro passar uma tarde nas compras! E sim, também sou consumista. Adorei este post e como consegues ter a consciência, acredita que há muitos que não conseguem! Continua com o excelente trabalho! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural sermos assim, crescemos num mundo que nos ensina que "comprar" é a resposta para todos os problemas! Muito obrigada, beijinhos

      Eliminar
  4. Um post muito interessante! Lembro-me que quando criei o blog pensei em trazer looks e temas assim, mas depois lembrei-me que não compro assim tanta roupa e também não sinto tal necessidade. Cada vez começo a perceber mais que somos muito impulsivos, e só por estar em desconto já compramos. Espero que consigas alcançar a tua meta querida :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/ - VÊ COMO GANHAR 50€ EM CARTÃO NA ZARA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, muitos dos looks fotografados são feitos em volta de compras, mas o problema é que, para algumas pessoas, é assim todas as semanas! É muito verdade!
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  5. :o :o :o Jura!!? Tens de fazer uma review, por favooor :D Fiquei muito curioso!!

    Tão isto. Por acaso, desde há uns tempos para cá que tenho parado de comprar só porque sim!

    NEW FASHION POST | Trend Alert: WHEN THE UGLY BECOMES TREND!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, queria fazer! Mas ainda ando a testar um pouco mais!
      E às vezes sabe bem fazer isso, sabe muito bem... Beijinhos

      Eliminar
  6. o teu blog tem ficado cada vez melhor :) e mal posso esperar por estes posts, eu também me considero uma pessoa consumista mas honestamente já fiz bastantes progressos e uma das coisas que tento fazer ao máximo (até agora com algum suesso) é apenas comprar coisas que realmente necessito e quero muito e não comprar só por comprar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Isso é ótimo, fazes muito bem, continua assim!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Confesso que adoro ir às compras, e adoro comprar coisas online, é super relaxante! Mas também consigo abster-me de ir às compras! Eu nunca sequer comprei alguma coisa na Black Friday e raramente compro algo que não precise realmente. A verdade é que a minha vida está longe de ser perfeita como a dessas blogger maiores xD

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes mesmo muito bem e, na minha opinião, isso é que é a definição de uma vida perfeita... e não aquelas pessoas que compram impulsivamente apenas porque sim!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gostei muito do post! Por vezes também me perco um pouco e acabo por ser "maximista" ahah, mas tenho tentado apostar em peças clássicas e de boa qualidade que sei que me irão durar imenso tempo :)

    https://strawberryafternoons.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, os clássicos nunca saem de moda, por isso mesmo é que se pode dar um bocadinho mais por eles... assim sabemos que nos irão durar anos!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu uso bastante as mesmas roupas de maneiras diferentes, além de não deitar fora as peças dos anos anteriores, exactamente pela razão de as poder voltar a usar.
    Eu acho que as pessoas hoje em dia focam se muito no facto de terem de usar TUDO novo para poderem mostrar aos outros que têm as coisas.

    A moda está sempre a mudar e não é obrigatório seguir as regras todas :)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto super interessante, eu faço exatamente o mesmo! Adoro pegar numa peça e conjugá-la de todas as maneiras possíveis, é super criativo e é isso é que é a verdadeira definição da moda: saber reutilizar!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. E fizeste muito bem em começar já. Eu se não fossem as parcerias que tenho, ando a reciclar roupa de há 10 anos atrás quando eu era magra, depois desse período engordei, e agora estou magra outra vez, e fui buscar a roupa dessa altura, e pasme-se está perfeitamente actual.
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal, a moda é cíclica, por isso as tendências de hoje já foram as tendências de ontem! Reutilizar a nossa roupa é uma ótima forma de poupar e reduzir o consumismo, no entanto, acho que não iria aguentar roupa no meu armário tanto tempo ahahah
      Por vezes, limpeza de armário é também limpeza da mente!
      Beijnhos

      Eliminar
  11. Adorei adorei adorei, tão realista! Não é um absurdo quereres ser minimalista dentro do teu ser, e essa selecção que falas eu senti que tinha que a fazer obrigatoriamente qd fui mãe.
    Tudo o que é em excesso é demais! Há sempre um equilíbrio. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É verdade, vai ser uma questão de habito e de me obrigar a saber fazer a escolha certa. Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!