In Organization Successful Life

Organiza a Tua Vida 101


Olá!
       Esta publicação é dedicada a todos aqueles que necessitam de aprender as basic skills de uma vida organizada, pois, antes de começar a falar de agendas, organizadores semanais, métodos de arrumação, há que saber os truques essenciais da organização. Por isso mesmo, com o post de hoje irão ter uma pequena aula de Organization 101, perfeita para todos aqueles que sentem a sua vida se encontra, literalmente, de pernas para o ar, sem qualquer tipo de foco nem método e que, simultaneamente, sentem vontade de mudar! Ah, mudar, que palavra tão importante! Lembrem-se que não irão conseguir melhorar a vossa vida se não estiverem dispostos a isso, têm de se esforçar para as mudanças acontecerem... Oh well, já me estou a adiantar, vamos lá passar para as dicas base de organização que qualquer um deve saber na ponta da língua.



  • Encontra um propósito para todas as tuas ações.
       Tal como vos disse de forma muito sucinta na introdução, todos os vossos atos devem estar focados na concretização de um objetivo, visto que é esse mesmo objetivo que vos irá guiar passo-a-passo naquilo que devem realizar. Para além disso, ao terem um significado para os vossos comportamentos, irão sentir-se mais motivados e não irão ter tanta tendência a proscrastinar (sejamos sinceros, todos nós já nascemos com uma grande tendência para a procrastinação, não arranjem maneira de a fazer aumentar ainda mais).
        Deixo-vos só um exemplo muito simples para ilustrar isto: se vocês estudarem e tiverem em mente que o estão a fazer para tirar um 16 no exame, sentir-se-ão muito mais motivados; se vocês fizerem a cama todas as manhãs a pensar que, quando chegarem a casa, irão encontrar o vosso quarto com um aspeto muito mais arrumado, será muito mais fácil dobrar esses lençóis.
  • Aponta tudo, tudo, mas mesmo tudo.
      O ser humano não tem memória de elefante, são poucas as pessoas que têm a capacidade de se recordar de todos os seus compromissos e responsabilidades, por isso, nós, comuns mortais com memória de Dory, temos a necessidade de apontar tudo aquilo que temos por fazer. Mas, por favor, não o façam em papéis soltos, pois mais rapidamente os perdem do que se esquecem do que lá escreveram. Tenham sempre à mão algo que vos ajude a organizar: uma agenda, o memorando do telemóvel, seja o que for, o que importa é apontar, apontar, apontar.
  • A "pasta importante" é importante.
       Algo que considero quase imprescindível é ter uma pasta, ou um sítio específico, onde guardo tudo o que tenho de importante - desde cartas que não posso perder, até talões e chaves. Assim, sempre que preciso de algo deste género, tenho a certeza que vai estar naquele sítio e não corro o risco de o perder ou de o passar horas a procurar... É algo mesmo muito básico, mas que muita gente não se lembra de fazer, acabando por sair prejudicado ao não encontrar aqueles papéis que todos sabemos não poder perder. 
  • Cria uma rotina para as coisas imprescindíveis do dia-a-dia.
       Devias ir todos os dias verificar o teu e-mail, mas esqueces-te sempre? Tens sempre em ideia fazer uma lista de compras para o supermercado, mas só te lembras disso quando chega ao dia de ir à compras? Não há melhor maneira de nos lembrarmos das nossas responsabilidades diárias do que inseri-las numa rotina, pois, quando se tornar um hábito, não será, sem dúvida, esquecido. Assim, se todas as manhãs criares o hábito, por exemplo, de verificar a tua inbox uns minutos antes de saíres de casa, irás fazê-lo (praticamente) sempre.

  • Encontra os teus próprios métodos.
      Não te tentes organizar da mesma forma que as pessoas que te rodeiam, pois cada um tem os métodos que mais se adequam à sua pessoa. Se o teu colega prefere ter tudo no seu computador, mas tu preferes escrever em papel, compra uma agenda e esquece o calendário do telemóvel... não é por resultar melhor com o outro que irá ser também mais eficaz contigo. Todos somos diferentes, por isso também temos formas de trabalhar bastante variadas, mas não é por esse motivo que uma funcionará melhor que a outra!

       Estas são as principais dicas de organização que podem seguir, pois são as que vos permitirão de começar a vossa vida mais "arrumada" do nível mais básico possível. Se forem bem sucedidos com estes passos, passem para o nível seguinte e arrisquem com ideias cada vez mais racionais e personalizadas às vossas necessidades e à pessoa que são. No entanto, não se sobrecarreguem, pois até existem pessoas que se organizam melhor no meio da confusão!

xoxo,

Related Articles

8 comentários:

  1. ADOREI o post e as dicas. Eu tento sempre que possível apontar tudo na agenda porque sei que me vou esquecer disto ou daquilo. Como dizes, a nossa memória é tipo a da Dory ehehe
    Uma coisa que adoro é organização mesmo e não suporto o caus nas coisas porque faz com que a minha cabeça se torne um caus também.
    Um beijinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fazes muito bem!
      Eu admito que também sou um pouco louca por organização ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Excelentes dicas! Faço o mesmo que tu, tudo o que é importante está numa gaveta específica, dentro de uma pasta identificada! ahah
    Beijinho

    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Conselhos muito utéis e essenciais!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro estes posts! Eu por acaso ando numa de viver um dia de cada vez porque ainda não tenho agenda e isto assim não está fácil... :p
    http://barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que as agendas são super essenciais, mas experimenta utilizar o calendário do telemóvel, está sempre à mão e é simples!
      Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!