In Organization Successful Life

Regresso às Aulas #2 || 10 Dicas para Seres um Aluno de Sucesso


Olá!
       Na segunda publicação da série de Regresso às Aulas, decidi trazer-vos as principais dicas de sucesso para a escola. Estas dicas irão ajudar-vos a ser alunos mais concentrados e focados, para que consigam melhorar as vossas notas, entrar no curso que querem, seguir a vossa profissão de sonho ou fazer o que mais desejem. Porque, no final, a escola vai estar na base do vosso futuro, e, por isso, se quiserem lutar pelos vossos objetivos, precisam de começar a fazê-lo o mais cedo possível. Dito isto, aqui estão as minhas 10 dicas para melhorarem a vossa performance escolar e serem alunos de sucesso:

  • Foca-te num objetivo de cada vez;
       Por mais poético e bonito que seja poder dizer que somos capazes de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, acredito que, apesar de podermos ter várias paixões, devemos saber concentrarmo-nos apenas numa área de cada vez. Mesmo que seja apenas por uma hora ou duas, quando dedicamos um certo tempo para nos focarmos no nosso estudo, por exemplo, devemos ter a nossa cabeça apenas assente na matéria que estudamos e não naquilo que teremos para fazer a seguir. 
  • Delimita horários específicos para trabalhares e para descansares;
       Este é um truque que utilizo para tudo, quer seja para a escola ou para a vida em geral. Quando não planeio o meu dia ou a minha semana, tenho muito mais tendência a procrastinar, do que quando defino horários. Mas é importante sabermos dividir bem os nossos horários, para que o nosso próprio descanso não fique prejudicado!
  • Valem mais 8 horas de sono do que não dormir e estudar de madrugada;
       Por mais que tentem contrariar isto, percebam que o descanso é ESSENCIAL às nossas capacidades físicas e mentais. Logo, se fizermos uma direta para estudar para um exame, o nosso cérebro não irá estar em boas condições para a realização dessa prova. Daí a organização do tempo ser tão importante para que haja forma de trabalharmos, sem nunca dispensar as horas de sono.
  • Aprende a aceitar os teus erros e a melhorar com eles;
       Não vamos a lado nenhum se não conseguirmos admitir os nossos erros, pois são eles que, ao serem ultrapassados, nos farão crescer na escola. As pessoas que têm tendência a ignorar os erros que cometem nunca evoluem, pois irão estar constantemente com os mesmos problemas (já que nem os consideram um problema). 
  • Reduz a ansiedade e o nervosismo com técnicas de treino mental;
       Muitas vezes são os nossos medos e as nossas ansiedades que nos estragam os planos... quantos de vocês já se sentiram prejudicados num teste ou numa apresentação oral por simplesmente estarem nervosos? Se não forem todos, são quase todos. É impossível eliminar completamente a ansiedade da nossa vida, mas podemos tentar diminui-la através de técnicas como a meditação, o ioga ou simples técnicas de respiração, para quem não gosta das outras. Assim, iremos ter um maior controlo sobre nós próprios e conseguiremos acalmar-nos nos momentos-chave.
  • Arranja hobbies que te ajudem a descarregar o stress;
       Para alguns é prática de exercício físico, para outros poderá ser a meditação, ainda agora falada, ou até o simples ato de escrever incessantemente. Seja o que for, arranja um passatempo que te ajude a esquecer, nem que seja temporariamente, os problemas do dia-a-dia para que o stress não tome conta de ti.
  • Sê curioso(a) e interessado(a) nos temas que estudas;
       Ir para além do pedido é uma característica comum aos "alunos de sucesso". Sempre que estudas uma matéria, procura filmes, livros, notícias, textos na internet, sobre a mesma, pois será uma forma muito fácil e mais divertida de te familiarizares com tudo o que andas a estudar e ainda de obteres conhecimentos adicionais que poderão ser cruciais na hora de decidir a nota final.
  • Demarca as matérias mais importantes com objetos/cores que te atraiam;
       Outra maneira de te sentires mais motivado a estudar é utilizares materiais, como post-its com formas divertidas, stickers com padrões que gostas, ou até sublinhares o texto com as tuas cores favoritas, para demarcar as partes mais importantes da matéria. Mesmo parecendo estranho, acreditem que estes simples atos irão dar-vos mais vontade de estudar, já que não são um aborrecido texto em branco. 
  • É tão importante limpar o local de trabalho como limpar a mente;
       Sempre ouvi dizer "casa desarrumada, mente desorganizada" e acreditem que isto é completamente verdade! O local onde estudam é crucial para o vosso desempenho, este deverá ser arrumado e limpo, para uma melhor organização, livre de distrações, mas repleto de imagens ou frases que vos motivem.
  • Recompensa-te.
       Toda e qualquer pessoa merece uma recompensa pelos seus esforços, sempre fui apologista disso. Mas quando falo de recompensa não me refiro a uma prenda material (apesar de que também pode ser, é sempre bom), mas sim ao simples gesto de nos orgulharmos de nós mesmos. Quando finalmente conseguires atingir aquele objetivo, por mais pequeno que seja, pelo qual tanto trabalhaste, pára alguns segundos junto ao espelho e diz para ti mesmo "parabéns, estou orgulhoso de mim próprio por esta conquista".

       Por último, queria só esclarecer-vos a minha definição de "alunos de sucesso" para não ser mal interpretada. Para mim, um aluno de sucesso é aquele que consegue cumprir os seus objetivos... Não é preciso ter notas altas para ser um aluno de sucesso, basta conseguir ultrapassar as suas dificuldades, graças ao esforço e ao trabalho árduo. 
      Espero que tenham gostado das minhas dicas e que vos sejam úteis no ano letivo que aí se aproxima. Acreditem que eu irei, de certeza, segui-las!

xoxo,

Related Articles

8 comentários:

  1. As tuas dicas são super uteis e eu utilizo-as imenso!
    São essenciais para qualquer aluno de secundário. Ótimo post!!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited | https://cielaunlimitedblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Ainda bem que são úteis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto dessas dicas, certamente irei usar várias neste novo ano escolar

    ÚLTIMO POST: Ela Já Não Te Ama
    Blog || Facebook || Instagram || Pinterest || Twitter
    kill them with kidness, Woah Arabella

    ResponderEliminar
  4. Tento praticar sempre essas técnicas e sem dúvida que ter um espaço limpo é essencial, pelo menos para mim. Dessa forma a nossa mente parece ter mais espaço para armazenar a matéria e tudo o que temos a aprender em vez de nos preocuparmos em fazer a cama e tirar o lixo da secretária. Uma técnica que pouco uso é as 8h de sono. Eu nos últimos dois anos (andei na faculdade mas foi num TeSP) saía todos os dias durante a semana à noite e pouco tinha tempo de dormir... Digamos que se tornou um mau hábito difícil a corrigir. Espero que este ano na licenciatura as coisas não se repitam...
    Um beijinho e obrigada pelas dicas!

    BLOG - Vochel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em seguir estas dicas! Mas olha que essas horas de sono é uma das dicas mais importantes!
      Beijinhos e boa sorte para este novo ano

      Eliminar

Thank you so much!