In Reviews

Review: Livro "Conversas Sem Segredos" de Inês Rochinha

 
Olá Secrets! Sejam bem-vindos a mais um vídeo!
(Desculpem, teve de ser... Agora a sério!)

Olá!
       Quem conhece a Inês Rochinha, percebeu de certeza a referência acima e, se não conhecem, do que estão à espera? A Inês é uma youtuber de moda e beleza com mais de 160 mil subscritores, cujo canal (podem vê-lo aqui) tem toda uma outra vertente - a ajuda ao outro, a inspiração, a espiritualidade. Mas não, esta publicação não é uma promoção a esta youtuber, embora mereça, mas sim uma crítica ao seu último trabalho: o livro "Conversas Sem Segredos".




       Para aqueles que já conhecem o canal da Rochinha, é muito fácil explicar sobre o que o livro fala, pois é apenas uma versão escrita da famosa rubrica "Terças Secretas", que sai todas as terças-feiras no YouTube ou no blog da mesma. Para os que não sabem em que consiste as "Terças Secretas" eu irei explicar tudo mais adiante, mas quero que percebam o tema geral do livro: os dilemas da adolescência. Todos nós passámos (ou estamos a passar) pela conhecida e temida "crise da adolescência", onde o mais ínfimo problema parece tornar-se o escândalo da nossa vida e onde também temos tendência a sentirmo-nos um pouco mais tristes e desmotivados do que o normal. E claro, sendo os adolescentes a maioria do público da Inês, ela aproveitou o seu dom de comunicar para motivar quem está ao seu redor, não só através do seu canal como também do seu mais recente projeto - o livro.
       Como já devem ter percebido, eu, sendo um pequeno grão de areia no mundo das influenciadoras digitais, tenho uma grande admiração pelo trabalho da Inês Rochinha, mas prometo ser imparcial durante toda a minha review deste livro.
 

 
       Antes de começar a falar propriamente do livro, queria só dizer o quão DIFÍCIL foi encontrar este livro... Eu tentei comprá-lo uma semana após o seu lançamento e estava esgotado na maioria das livrarias: Bertrand, Fnac, etc. Apenas consegui encontrá-lo numa livraria local, mas penso que nesta altura será muito mais fácil de encontrar.

 
"Neste livro não há vergonhas nem tabus, não há nada que não possa ser falado e discutido." Podemos considerar esta frase o "lema" essencial do livro, onde todos os temas, até os que mais se evitam, vão ser debatidos.
 
 
       Explicando um pouco melhor todo o conceito das "Terças Secretas" e da estrutura do livro, podemos dizer que todos os capítulos têm a mesma forma: dilema + resposta + explicação + quote. Isto é, alguns dos e-mails enviados pelas fãs e leitoras da Inês Rochinha são os dilemas base dos temas debatidos. Seguidamente, a mesma dá a sua resposta e, durante algumas páginas, explica melhor o seu ponto de vista sobre aquele dilema, procurando sempre incluir-nos a todos no problema de um, que acaba por se tornar num problema banal da adolescência, pelo qual todos nós passámos. Por fim, é apresentado um quote super inspirador que acaba por resumir tudo o que foi debatido naquele capítulo.
       O livro tem 14 capítulos e todos têm esta estrutura, o que, na minha opinião, retira um bocado da surpresa que um livro deve ter, pois já imaginamos como irá ser tratado o tema do capítulo seguinte. Apesar de todos os assuntos falados serem distintos e bem escolhidos, acho que o facto de terem uma estrutura (demasiado) fixa, torna-os um pouco monótonos. No entanto, compreendo a ideia pretendida pois é tal e qual o formato das "Terças Secretas", onde o vídeo e a imagem acabam por retirar a monotonia da estrutura fixa.
 



 
 
       Em relação à escrita (que acaba por ser o ponto mais importante no livro), não desiludiu em nada as minhas expetativas! A Inês já é, por norma, uma pessoa bastante comunicativa, por isso já era de esperar que conseguisse transparecer tão bem o seu ponto de vista, conseguindo sempre cativar o leitor. As imagens são também um complemento muito importante ao longo do livro, pois vão cortando o efeito massudo que, por vezes, os textos podem ter, para além de serem fotografias mesmo muito bonitas. Na minha opinião, apenas acho que as imagens podiam estar mais enquadradas nos temas abordados, porque acabam por ser apenas um complemento visual e não textual.
       Por fim, o maior ponto positivo é, sem dúvida, o design do livro... desde as cores ao tipo de letra, até à forma como algumas frases estão destacadas, tudo neste livro reflete a autora e a sua personalidade, sem nunca deixar de ser muito cativante.

 
       Para os mais preguiçosos, e por esta publicação ter ficado gigante, aqui fica um resumo geral dos pontos positivos/negativos:
 
Pontos positivos:
  • O conceito geral da simplificação dos dilemas da adolescência;
  • A escrita simples, cativante e motivadora;
  • O design bastante personalizado e adequado.
Pontos negativos:
  • A estrutura demasiado fixa, sem margem para surpresas;
  • A falta de adequação das imagens aos temas.
  • Lê-se muito rápido, infelizmente! Quem me dera que tivesse ainda mais capítulos, porque não queria nada que acabasse!
 
        No geral, aconselho imenso este livro, principalmente para a faixa etária dos 12 aos 15 anos (sendo o período da grande "crise da adolescência"), ou simplesmente a quem sente que precisa de uma motivação extra. O "Conversas Sem Segredos" é uma ótima forma de nos inspirarmos e de aprendermos a amar quem somos e como vivemos. Já leram este livro? Deixem-me a vossa opinião nos comentários!
 
xoxo,

Related Articles

8 comentários:

  1. Quero imenso ler, visto que também sigo a Inês a algum tempo pelo Youtube! A ver se o apanho :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte! Não deve ser nada fácil ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro a Inês e posso dizer que ela é mesmo muito querida, visto que consegui estar com ela no Colombo no dia do lançamento do livro!! E por isso tenho o livro autografado :) Ainda não li o livro (estou ainda a acabar um)!! Ainda bem que partilhaste a tua opinião <3 https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro lê-se rápido mas acho que vale muito a pena! Que sorte! Adorava conhecê-la <3
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Admiro a inês e confesso que estou curiosa com este livro mas a review esta muito boa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então lê, vais adorar! Obrigada <3 beijinhos

      Eliminar
  4. A Inês é uma querida, gosto muito do canal dela! Ando super curiosa para espreitar o livro :3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas da Inês, então vais adorar o livro! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!