In Personal

Regresso às Aulas #1 || Expetativas e Medos


Olá!
       Finalmente consegui decidir-me a trazer a série de "Regresso às Aulas" aqui para o blog! Admito que não foi tarefa fácil pois, nesta fase da minha vida, não me estava a sentir capaz de vos aconselhar sobre este tema, já que, este ano, irei começar uma etapa completamente diferente da que tenho vivido - vou entrar na universidade. No entanto, comecei a pensar na quantidade de jovens que devem estar na mesma situação que eu, com as mesmas dúvidas, os mesmos receios, as mesmas expetativas, e não queria que nenhum de vocês se sentisse sozinho... por isso, nesta série de regresso às aulas irei contar-vos todo o percurso que vou vivendo para que me acompanhem e para que eu vos acompanhe! Além disso, também será algo bastante engraçado de recordar mais tarde, então, sem mais demoras, vamos oficialmente abrir a época de regresso às aulas no M's Journal!


What to expect when... you're going to college

       Uma nova etapa como esta significa estar prestes a entrar num mundo onde, de momento, sou um autêntico recém-nascido, vá, um "caloiro", utilizando linguagem mais técnica. As expetativas são bastante elevadas, pois, apesar de não saber como tudo vai ser, tenho esperanças de que seja como imagino (deixem-me ser iludida por agora, eu sei que expetativas como estas nunca se realizam). Tenho expetativas em relação à cidade para onde vou, ao curso que vou frequentar, à vida que vou viver, tal como é normal em qualquer jovem que estás prestes a fazer a mala para sair de casa e enfrentar uma realidade diferente. Se sei que não vai ser fácil? Claro que sei! Talvez quem já tenha ultrapassado esta fase, está neste momento a rir-se de mim e a pensar "coitadinha, não sabe o que a espera". Mas até mesmo tu, que estás a pensar isso, já passaste exatamente pela mesma animação, medo e dúvidas pelas quais estou eu a passar agora.
       Para uma pessoa que viveu 18 anos debaixo do telhado dos pais, a possibilidade de poder sair, nem que seja temporariamente, dessa proteção, a possibilidade de poder singrar no futuro apenas por mérito próprio, a possibilidade de crescer sem ter uma rede de apoio que suporte as quedas, é simultaneamente entusiasmante e assustadora. E, para mim, a entrada na universidade significa tudo isto e muito mais.

Fears and doubts
 
       E tal como tenho todas as expetativas entusiasmantes de que vos falei nos parágrafos anteriores, também tenho medos e ansiedades que, por agora, não me impedem de dormir à noite (mas já não falta muito para isso acontecer). Primeiro, tenho medo de não conseguir entrar no curso que quero - mas isso é algo de que falaremos mais tarde, por agora ficará uma incógnita para vocês. Depois, tenho muito medo das responsabilidades que advêm dessa minha maior liberdade. É óbvio que é muito bom poder sair debaixo da asa dos nossos pais, mas quem é que vai ter que assumir as responsabilidades que uma vida mais livre acarreta? Nós, eu. Não podemos fugir a essas responsabilidades, não sejam um daqueles estudantes que é livre o suficiente para sair a noite inteira, mas já não é responsável o suficiente para tratar das suas tarefas domésticas, por exemplo.
       E como este receio, tenho muitos outros! Receio de ter escolhido um curso que não seja exatamente aquilo que quero para o meu futuro, receio de não me integrar, receio das saudades, um grande receio das saudades... apenas tenho de perceber que tudo isto pode ser remediado, que estes medos são temporários e que esta será apenas mais uma oportunidade que a vida me dá para me conhecer verdadeiramente.
       Identificam-se com os meus receios e expetativas, futuros universitários? Já sentiram tudo isto também, universitários de hoje? Partilhem todos os vossos medos, problemas, ansiedades, desejos ou o que vos vier à cabeça aqui nos comentários, para que possamos ser uma comunidade que se interajuda e que não deixa ninguém sentir-se só!

xoxo,
 

Related Articles

6 comentários:

  1. prepara-te para muito trabalho, mas a universidade é sem dúvida uma etapa fantástica em que aprendes imenso e pautada por momentos muito especiais! Aproveita! Boa sorte *

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Estou a preparar-me para isso, ou pelo menos a tentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. já senti tudo o que tas a sentir agora. Mas digo-te o que digo aos meus amigos que tão agora a entrar na universidade também: trás muitos medos, trás muita (estrema) saudade. Vai haver momentos que com certeza vais querer fugir para debaixo das saias dos pais. Mas é um ano único! É um ano que vais sempre recordar como algo muito especial e que te marca. É uma mudança que vale muito a pena.

    Não te preocupes, todos esses medos e receios são normais. Mas como dizes, serão temporários.
    Aproveita bem o ano de caloira porque acredita que passa num instante!

    Beijinhos e boa sorte!! Where I Belong

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por todos esses conselhos, tenho a certeza que vai correr tudo bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Identifico-me imenso com os teus receios! Eu também estou com receio de imensa coisa... É uma nova etapa e é tão grande. Já sinto a ansiedade atacar a minha mente de vez em quando e é uma sensação terrível. Ótimo post!!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited | https://cielaunlimitedblog.wordpress.com/


    ResponderEliminar
  6. Estou igual a ti Mariana! Vai correr bem! Não conhecia o blog, comecei a seguir! Beijinhos http://bublidu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Thank you so much!