In Travelling

A Day in Aveiro

 
Olá!
       Ontem aproveitei o feriado (ah, sabe tão bem fazer uma pausa do trabalho) para conhecer mais um pouco do nosso país ou, como eu costumo dizer, ser um turista cá dentro. As memórias de infância trazem-me uma Aveiro bastante distante, quase desconhecida, que tinha necessidade de relembrar... e foi isso que fiz! Quer seja por água ou por terra, fiz grandes passeios por esta cidade, para conhecer - e vos dar a conhecer - mais um dos grandes locais que Portugal tem para oferecer. Quem conhece, fique-se por apreciar as fotos, quem não conhece, aqui vai um pequeno roteiro!

 
 
 


 
       Ora obviamente a minha viagem a Aveiro tinha de começar por um passeio de moliceiro (por acaso até foi de mercantel, mas nomes técnicos à parte, era um barco) pelos canais da Ria (é um Haff-Delta, por acaso, mas eu prometi não entrar em termos técnicos). Esta cidade é conhecida essencialmente por isso mesmo, daí ser chamada de "Veneza de Portugal", e realmente consegui perceber o porquê de tanto burburinho à volta dos pequenos canais de Aveiro... é que este passeio de moliceiro faz tão bem à alma como à vista! Vemos edifícios históricos, gente local a apreciar os prazeres da sua própria cidade, tradições bem antigas que tentam não cair no esquecimento. Vemos de tudo e mais um pouco, vemos a cidade nua e crua, tudo isto numa viagem de 45 minutos e que não custa mais de 10€. Mas como costumamos dizer, a cultura é a única coisa que pagamos e que nos enriquece.






     Depois deste passeio pelo canais de Veneza (desculpem, de Aveiro!) e também depois de recarregar forças com um almoço na Porta 35 - que recomendo IMENSO - continuei a viagem por entre as ruas antigas desta cidade. Existem vários museus que podem visitar: o Museu de Aveiro, o Museu de Arte Nova, etc., mas para mim o verdadeiro museu foi aquele que a cidade em si nos ofereceu. Também aprendemos muito só de olhar para os edifícios, para as igrejas, para a gente local, e é isso que mais gosto de fazer quando viajo para fora cá dentro! Aconselho-vos bastante a, acima de tudo, perderem algumas horas a olhar atentamente (com os olhos de ver) para aquilo que Aveiro tem para nos oferecer, simplesmente com um passeio junto aos canais ou por entre as ruelas.






       E agora a vossa maior pergunta: e então provaste ovos moles? Eu sei que a gastronomia de Aveiro é outro dos grandes patrimónios desta região, mas acreditem que essa parte passou-me completamente ao lado. Talvez seja pelos ovos moles me fazerem lembrar as brisas do lis cá da zona (publicidade à parte), mas simplesmente não tinha vontade nenhuma de as provar... Well, I'm sorry! E as tripas? É óbvio que uma tripa com chocolate sabe sempre bem mas a filas enormes tiraram-me a vontade de a comer, fica também para uma próxima. Gostam dos doces de Aveiro? Quais são os vossos favoritos?
 





 
      
      E chegámos ao fim de mais um "Sê um turista no teu próprio país", se viajasse mais até fazia disto uma rubrica! Com isto, apenas quero dar-vos a conhecer os pequenos paraísos que temos tão perto, mas que muitas vezes desvalorizamos... se existe quem venha de tão longe para ver o nosso Portugal, porque é que não o haveremos de fazer também?
 
xoxo,
 

Related Articles

2 comentários:

  1. Aveiro é uma cidade tão, tão linda! Eu amo os doces de Aveiro, os doces moles não me escapam :3 Estavas super gira btw!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Agora estou com pena de não provado ahhhh
      Obrigada, beijinhos!

      Eliminar

Thank you so much!