In Organization Successful Life

Dicas para Estudares para os Exames


Olá!
       Se estiveres na mesma situação que eu, provavelmente deves encontrar-te neste momento rodeado de folhas, livros, canetas... uma confusão total. Sim, é que estamos na semana que antecede os exames, logo não existe outro cenário possível (por muito que gostássemos)! Mas hoje, quero ajudar-vos a tornar o vosso processo de estudo menos doloroso e mais prático, de forma a que vossas notas reflitam o esforço que fizeram ao longo destes últimos dias. Para aqueles que se importam verdadeiramente com a nota que aparece na pauta, tenho a certeza que esta publicação é uma mais-valia pois tenho cinco dicas que vos irão ajudar a estudar para os exames...

  • Cria um horário de estudo
       É muito mais fácil organizarem o vosso tempo se o planearem anteriormente, isto é, se criarem um horário onde possam colocar as vossas tarefas, mas principalmente definirem horas para estudar. Esta é uma forma de não continuarem a utilizar a frase "estudo amanhã", pois quanto mais adiam o vosso trabalho, menos irão conseguir fazer. Assim, definam horários REALISTAS de estudo na vossa agenda, com pausas e dias de descanso, para mais facilmente se organizarem e conseguirem fazer tudo o que querem.


  • Recompensa o teu esforço
       Tal como tudo na vida, o ser humano gosta de ser recompensado pelo trabalho que tem, logo, tu também deves arranjar pequenas "prendas" que irão recompensar o teu estudo. Por exemplo, permite-te passar uma manhã na praia se no dia anterior conseguires estudar durante toda a tarde, ou coloca os teus doces favoritos entre as páginas do livro que estás a estudar para teres uma surpresa sempre que atinges uma certa meta. Mas lembra-te, a autodisciplina é muito importante e não podes ser recompensado se não o mereceres.

  • Mantém um horário de sono
       Pode parecer que eu utilizo este argumento em todos os meus posts de dicas e truques, mas dormir é mesmo o melhor remédio para tudo. É importante manteres um horário de sono adequado, que não seja alterado de dia para dia... é que o teu corpo agarra-se muito a rotinas, por isso, quanto mais certo fores nas horas em que te deitas/acordas, mais facilmente conseguirás manter-te desperta e com energia durante as horas que passas a estudar. Obviamente que as típicas diretas que muitos costumam fazer são um grande não.

  • Mantém o teu espaço de estudo limpo e arrumado
       Dá muito mais gosto trabalhar num ambiente organizado do que no meio de uma grande confusão. O estudo irá tornar-se muito mais agradável se for feito num espaço decorado como tu gostas, bem arrumado e limpo... mais vale perderes 10 minutos do teu estudo a arrumar a tua secretária do que perderes uma hora à procura daquela caneta que tanto precisas.


  • Coloca os teus sonhos diante dos teus olhos
       Se estás a esforçar-te para estudar para um exame, é óbvio que tens um objetivo que queres realizar a curto ou a longo prazo: quer seja simplesmente passar à disciplina, entrar na universidade ou ter a tua profissão de sonho. Arranja maneira de colocar esse objetivo diante dos teus olhos, podes escrevê-lo numa frase ou arranjar uma fotografia que descreva esse teu sonho e que possa servir de motivação para o trabalho que estás a fazer. Seja o que for, inspira-te.


     E estas foram as minhas dicas para estudarem para os exames. Espero que sejam úteis e que vos façam ganhar forças para esta corrida final que estamos todos a fazer... lembrem-se que, independentemente das vossas notas, o importante é darem tudo de vocês, para se poderem sentir realizados e de consciência tranquila. Bom estudo!

xoxo,

M.

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Thank you so much!