In Travelling

Day 5: A Sunday in Madrid (09/04)


Olá!
       Depois de 4 dias a passear pela linda cidade de Barcelona, chegou a altura de conhecer a capital e dizer hola Madrid! Chegar a Madrid num domingo é uma experiência muito interessante pois consegue-se perceber como os habitantes locais passam um dia de lazer. E esta foi talvez a principal diferença que encontrei entre Barcelona e Madrid assim que cheguei: nesta última cidade conhece-se muito mais o quotidiano e a rotina diária dos seus habitantes do que em Barcelona, que é muito mais virada para o turismo. Mas claro que Madrid tem também imensos pontos turísticos importantes, é uma cidade cheia de cultura e isso poderão vocês descobrir nos próximos dias... vamos começar?

       O domingo em Madrid nasceu soalheiro e pronto para mais uma aventura, assim comecei a minha visita pelas ruas desta cidade onde me deparei, tal como em Barcelona, com edifícios lindíssimos que nos fazem ter vontade de fotografar cada pormenor. A minha casa situava-se perto de uma das praças mais importantes de Madrid - a Puerta del Sol, onde podem ver a estátua que simboliza esta cidade - o Urso e o Medronheiro. Outra praça bastante icónica é a Plaza Mayor, uma praça muito dinâmica, muito movimentada e cheia de cor, que se encontra mesmo no coração de Madrid. Ninguém pode visitar Madrid sem passar pela Plaza Mayor.





 
       E domingo de manhã é dia de mercado em Madrid, um mercado bem típico e mesmo muito conhecido (o que se nota pela quantidade exagerada de pessoas nas ruas) que se estende por kilómetros de antiguidades, artesanato e tudo o que possam imaginar. Estou a falar do El Rastro, um dos grandes pontos turísticos que Madrid tem para oferecer todos os domingos por isso, se passarem um fim-de-semana na capital, não se esqueçam de passar por estas ruas pois irão encontrar grandes achados tal como eu encontrei! Na segunda imagem conseguem ver a Puerta de Toledo. Este tipo de monumentos localizados em rotundas é algo muito comum em Madrid e que dá uma imagem bastante imponente à cidade.


 
      Algo que desilude imenso em Madrid é o seu "rio" (acho que percebem as aspas ao verem as fotos), é que o rio Manzanares é simplesmente um pequeno fio de água a correr por entre a areia... no entanto, o que não podem deixar de ver nessa zona é a Ponte de Toledo que se encontra sobre este rio, é um cenário tão bonito onde não pude evitar fazer uma pequena sessão fotográfica! Aconselho-vos ainda a visitarem o parque que se encontra debaixo da ponte e junto ao rio, é um sítio muito agradável e muito utilizado para fazer desporto pelos habitantes locais.



 
       O fim do meu domingo foi passado no Museu Reina Sofia, e deixo desde já a dica de que este museu é grátis todos os domingos à tarde a partir das 13h30. Agora, a verdadeira questão é: vale a pena ir em horas grátis? Para além das filas gigantescas de entrada, que até são algo relativamente suportável, o próprio museu fecha dois dos seus quatros pisos de exposição nas tardes de domingo... ou seja, acabamos por não ter acesso à exposição completa do museu. Felizmente pude apreciar a obra mais importante que este museu alberga: "Guernica" de Picasso - e quem me dera poder mostrar-vos essa obra de arte, mas as fotografias são proibidas no Reina Sofia. Pronto, assim fica a curiosidade! Mas aconselho-vos a tirarem pelo menos meia hora da vossa tarde a contemplar cada pormenor desse quadro gigantesco.



 
       E assim tão rapidamente passou o primeiro dia de viagem por Madrid! Ainda há muito, mas mesmo muito para conhecer, a viagem só vai a meio... quem está pronto para muitos mais dias? Até amanhã!
 
xoxo,
 
M.

Related Articles

2 comentários:

  1. Acho super interessante teres conseguido perceber mais o "dia-a-dia" de Espanha em Madrid, é sempre ótimo conhecer novas culturas, novas rotinas.
    O facto do tempo ter estado agradável deve ter melhorado imenso a viagem, é sempre ótimo passear com bom tempo!
    As fotografias ficaram super giras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito interessante conhecer hábitos diferentes dos nossos! Sim, o tempo ajudou imenso, até para as fotografias :) Obrigada! Beijinhos

      Eliminar

Thank you so much!