In Travelling

Tips and Tricks for Planning a Trip


Olá!
       Tal como vos prometi, todas as minhas próximas publicações serão relacionadas com viagens e, neste caso, venho contar-vos os meus pequenos truques e conselhos na planificação de uma viagem. Eu sei que pode ser bastante complicado conseguirmos organizar todos os pequenos detalhes que este tipo de planificação exige, mas acreditem que existem algumas dicas que facilitam bastante. Assim, poupam imenso dinheiro com agências de viagens e conseguem estar a contactar diretamente com a experiência que têm à vossa espera... até vai saber melhor quando estiverem na viagem. Vamos então conhecer todas as minhas dicas e conselhos?

  • Preocupações a ter com o destino:
       O destino é o pormenor mais pessoal da viagem. Cada um sabe as suas preferências, a sua disponibilidade e a sua capacidade monetária pois todos estes pormenores pesam nesta escolha. No entanto, há algumas situações a ter em conta após a escolha do nosso destino, nomeadamente no que concerne a saúde: por exemplo, muitos países africanos, asiáticos e sul-americanos necessitam de precauções especiais como vacinas e comprimidos que previnem as doenças típicas desses países; para isso deves ir à "Consulta do Viajante" pois ficarás a saber exatamente o que precisas de fazer conforme o destino que vais visitar. Se viajares dentro da União Europeia e fores membro da mesma, podes fazer o "Cartão Europeu de Saúde" e assim, se precisares de ir ao hospital, pagarás apenas as taxas que um cidadão desse país paga.
       Outro ponto a ter em conta é a possibilidade da ocorrência de catástrofes naturais. Por exemplo, as viagens para países tropicais têm geralmente preços bastante elevados mas na época em que geralmente ocorrem os tsunamis, furacões, etc., os preços baixam consideravelmente e a maioria dos turistas tende a aproveitar, apesar de não ser a época mais aconselhável. Por isso, o maior conselho que vos posso dar é pesquisaram muito bem as características do vosso destino pois de certeza que irão aprender muito com a experiência daqueles que também passaram pela mesma viagem que vocês.
  • Voo e transportes:
       Quando comprar o bilhete de avião? As companhias low-cost são de confiança? Estas são das perguntas que mais ouço e que já foram também as minhas próprias dúvidas. Em relação à data de compra, não acredito que haja uma data certa mas convém comprar o bilhete o mais rápido possível, talvez pouco mais de um mês e meio antes do voo seja o suficiente. Em relação às companhias low-cost: eu já voei por várias e nunca tive qualquer tipo de queixa, por isso, dada a diferença de preço que oferecem, são uma opção a ter bastante em conta.
       Mas o que eu mais queria frisar neste ponto era o facto de que o avião não é a vossa única opção e, por vezes, existem outros transportes que compensam... não em viagens grandes obviamente, mas em viagens mais curtas. Vou dar-vos um exemplo bastante pessoal: a minha viagem de Barcelona para Madrid vai ser feita de TGV pois fica muito mais em conta e, se formos a ter em conta o tempo que "perdemos" no aeroporto, a viagem vai ficar relativamente com a mesma duração. Explorem as vossas opções ao máximo e não se fiquem apenas pelo avião.
  • Estadia:
       Se tens oportunidade de passar a tua estadia num hotel podes passar à frente este ponto pois aqui vou procurar mostrar-vos duas opções que se distanciam dessa escolha. Primeiro quero falar-vos de um site - airbnb.pt - onde podem encontrar casas ou quartos para qualquer que seja o vosso destino e pelos mais variados preços! É uma boa opção para quem quiser poupar um pouco na estadia, principalmente se forem num grupo grande pois quantos mais forem mais barato ficará. Uma opção ainda mais barata são as Pousadas da Juventude, indicadas principalmente para as pessoas da nossa idade. Nestas pousadas, para além de passarem noites com preços mesmo muito em conta, podem ficar a conhecer imensos jovens que, tal como vocês, partiram numa aventura bem semelhante à vossa e toda essa partilha de impressões é sempre muito interessante.
  • Roteiro:
       O roteiro é aquela parte do planeamento da viagem que tanto diverte imenso como também pode dar imensas dores de cabeça. Se já tiverem uma ideia do que querem visitar, obviamente que se torna mais fácil... mas quando vais conhecer um sítio sem ter ideia para onde vais (é o que acontece normalmente) deves pesquisar o mais que puderes. Pesquisa os sítios principais, vê experiências pessoais, descobre monumentos, museus, cafés que estejam completamente fora do roteiro tradicional mas que sejam do teu agrado! O Pinterest é muito interessante para este tipo de pesquisas, pois podes ficar a conhecer dicas sobre o país que vais visitar e roteiros muito diferentes mas igualmente espetaculares!
       Apesar da parte mais divertida das férias ser andar um pouco perdida pela cidade, ir com um roteiro relativamente planeado é a melhor opção pois permite que não escape nada do que queiras realmente visitar. Utiliza um mapa para agrupares todos os pontos de interesse que se localizam próximos uns dos outros para que assim não percas tanto tempo na procura dos diferentes lugares.

       E estas foram as minhas dicas e truques para planearem e organizarem a vossa própria viagem, espero que vos sejam úteis tal como me são a mim sempre que vou viajar! Segunda-feira sairá mais uma publicação relacionada com este tema, conseguem adivinhar qual é?

xoxo,

M.

Related Articles

2 comentários:

Thank you so much!