In Photography

How to Take Flat Lays


Olá!
       Hoje venho falar-vos de uma grande trend alert! do Instagram: as flat lays. Para quem não sabe, uma flat lay é basicamente uma fotografia tirada de cima, onde os itens que estão a ser fotografados estão sobre uma superfície plana. Estes itens estão geralmente posicionados de formas pensadas e as cores dos vários produtos conjugam-se. Eu sei que, com a explicação, fiz uma simples foto parecer um autêntico quebra-cabeças, mas eu prometo que é algo fácil de fazer e que fica mesmo muito bonito num feed do Instagram. Por isso, aqui estão umas dicas de como eu tiro as minhas flat lays.
  • Escolhe superfícies monocromáticas ou com padrões suaves:
       O que mais irão encontrar no Instagram são flat lays com superfícies brancas, pois é um cor que permite que se sobreponham variados itens de diversas cores sem tornar a foto demasiado agressiva visualmente. Daí sugiro-vos que escolham fundos de apenas uma cor ou então padrões bastante neutros, como o padrão mármore que está completamente in. E já agora, uma pequena dica: quem quiser tirar fotos com um padrão mármore e não tem nenhuma superfície em casa com esse padrão, pode sempre comprar papel autocolante que imite o mármore e colá-lo temporariamente para tirar a foto. Mas isso é mais para Instagram disorders bem avançadas como a minha (e não vos desejo isso!).


  • Flat lays + food = perfect combination:
       Um dos temas que mais se vê fotografado neste tipo de fotos é comida... Na minha opinião, fotografar comida é irritantemente querido por isso tenho de admitir que me sinto um pouco dividida neste assunto. No entanto, temos de afirmar que este tipo de fotos fica sempre bastante giro e abre-nos o apetite só de olhar para ela! Por isso, se vos faltarem inspirações para fotografar, mimem-se e façam um pequeno-almoço mega instagrammable que vos sacie não só a fome como também visualmente. 


  • Jogo de luz e sombras:
       Quem lê o meu blog regularmente já sabe que o fator luz é o mais importante quando se tira uma fotografia, mas acreditem que nas flat lays a luz consegue ser ainda mais importante. É, tal como disse, um autêntico jogo de luz e sombras, onde se tenta que a luz destaque os elementos mais importantes e que as sombras sejam os mais discretas possíveis, ou para os mais profissionais, até mesmo inexistentes. Seja com luz natural ou luz artificial, devem jogar com a posição da câmara e da superfície a ser fotografada para que receba a maior quantidade de luz possível e de forma relativamente igualitária. No início pode ser mais complicado, mas depois começamos a perceber os melhores ângulos, o que facilita imenso.


  • As flat lays são como as selfies, nunca se tira só uma:
       Por mais experientes que sejam neste tipo de fotografias, é quase impossível conseguir a flat lay perfeita (ou o mais aproximado disso possível) logo à primeira. Eu nunca contei bem a quantidade de fotos que tiro até gostar de alguma mas de certeza que ultrapassa o número que estão a imaginar neste momento... Experimentem diferentes ângulos, troquem a posição dos objetos, adicionem ou retirem algo até terem a foto que idealizaram inicialmente e que vos agrade verdadeiramente. Quanto mais fotos tirarem, mais hipóteses de escolha terão.


       E estes são os meus truques e dicas para tirar flat lays. Todas as fotos que viram foram tiradas por mim, por isso podem ter a certeza de que não é assim tão complicado de fazer! Apenas não exagerem na quantidade de itens na foto pois quanto mais tiverem, mais difícil será de conjugar... Deixem isso para quando se sentirem mais profissionais! Espero que tenham gostado e até a uma próxima!

xoxo,

M.


Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Thank you so much!