In Learning&Concepts

What is feminism?

Olá!
       "Aqui vai mais um post de vitimização das mulheres" devem estar a pensar muitos de vocês, ou até vários nem devem ter aberto o texto só de ler o título, mas eu não estou aqui para dar lições de moral a ninguém, simplesmente quero esclarecer a dúvida de muitos... mas afinal o que é o feminismo?
       Segundo o dicionário, o feminismo é um "Movimento ideológico apologista da ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher e a igualdade dos direitos dela aos do homem." e quero sublinhar a parte que diz "igualdade de direitos" pois um dos grandes erros do senso comum é achar que o feminismo é um movimento de superioridade das mulheres em relação aos homens.
       Historicamente, podemos afirmar que ocorreram três "ondas" feministas entre os finais do século XIX e os finais do século XX, onde se lutou pelo direito ao voto, o fim da discriminação entre sexos, a conquista do poder feminino pelo próprio corpo, entre outras coisas. Mas será que a luta feminista de hoje em dia é uma luta desnecessária? Luta-se por quê hoje em dia? Os motivos desta luta contínua são, infelizmente, imensos:
  • A igualdade de direitos entre sexos num contexto geral;
  • Os salários das mulheres são mais baixos que os dos homens, geralmente, mesmo tendo as mesma funções. A mulher continua a ser um pouco discriminada no mercado de trabalho;
  • A culpabilização da vítima (geralmente feminina) num ato de violação;
  • A representação estereotipada da mulher nos media, onde todos os corpos têm as mesmas medidas, sendo estas uma simples idealização inalcançável;
  • A ideia de que as mulheres vivem segundo a aprovação do sexo masculino.
  • E ainda outras tantas situações...
       Se acredito em todos estes valores? Sim, sem dúvida, acredito que tudo isto são factos reais e do nosso presente... mas não estou aqui para moldar as mentes de ninguém, é um simples alerta para a realidade em que vivemos, que apesar de já ter sido muito pior, ainda tem muito por onde melhorar!
       Para terminar, quero mostrar-vos algumas imagens do meu desfile favorito da ModaLisboa 2016 que vai bastante de encontro a este tema, é o desfile da designer de "Sangue Novo", Micaela Sapinho.




A designer, Micaela Sapinho.

P.S: Na próxima terça-feira, dia 18, vou estar na Escola Secundária de Vouzela a apoiar a lista F! Vai haver um meeting por volta das 14h30, apareçam!

xoxo,

M.

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Thank you so much!